Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / O que é saco gestacional?

O que é saco gestacional?

O saco gestacional é a primeira estrutura gestacional que pode ser vista no ultrassom, ele pode ser visto antes mesmo de ser possível ver o bebê, por volta da 4ª semana e meia de gravidez.

saco-gestacional-01

Para que serve o saco gestacional?

Após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide inicia a divisão celular, na qual algumas células serão destinadas para a formação do bebê e outras para a formação da placenta e demais estruturas necessárias para acomodar e proteger o bebê.

Por volta da 4ª semana de gravidez forma-se o saco gestacional, uma estrutura arredondada que compreende o embrião, o líquido amniótico e o saco vitelino. Porém somente com 4 semanas e meia é possível ver o embrião dentro do saco gestacional.

A primeira estrutura visível , por volta da 4ª semana, do saco gestacional é o saco vitelino e o embrião ficará visível somente após a 5ª semana.

 

Quando é realizado o ultrassom em que o saco gestacional pode ser visto?

Após o exame de sangue beta-hCG quantitativo, solicitado pelo obstetra para confirmar a gestação e estimar o tempo da gravidez, um dos primeiros exames necessários é o ultrassom transvaginal, com o propósito de verificar se a gravidez é tópica ou ectópica, e para que o médico possa avaliar o saco gestacional.

No primeiro trimestre as características do saco gestacional dizem muito sobre a evolução da gravidez.

saco-gestacional-02

Apesar de ser possível ver o saco gestacional a partir da 4ª semana de gravidez (aproximadamente 2 semanas após a fecundação do óvulo), somente após a 5ª ou 6ª semana é que será possível ver um “esboço” do embrião dentro do saco gestacional, e somente após a 6ª ou 7ª semana é possível ver o coraçãozinho batendo. Por esta razão muitos obstetras preferem aguardar a 7ª ou 8ª semana de gravidez para solicitar o primeiro ultrassom e, assim, ter um prognóstico de gravidez mais seguro.

O que é avaliado no saco gestacional durante o ultrassom intravaginal

As principais características avaliadas são:

  • Implantação
  • Tamanho
  • Forma
  • Contorno
  • Conteúdo

Você também vai gostar de ler:

O que é gravidez anembrionária
7 Sintomas de Gravidez que você nem imaginava – Vídeo
Como comprar e importar roupas Carters e Brinquedos dos EUA
Você está pronta para ser mãe? Teste online

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

cerebro-da-mae-660x330

Cérebro da mãe muda morfologicamente após gravidez

A gravidez modifica o cérebro da mãe e estas alterações são mantidas a longo prazo; ao menos até dois anos após o parto, diz pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.