Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Perda do tampão mucoso: trabalho de parto se aproximando

Perda do tampão mucoso: trabalho de parto se aproximando

A perda do tampão mucoso é sinal de o momento do trabalho de parto está se aproximando.

Antes do trabalho de parto realmente começar ocorre uma mudança hormonal na futura mamãe, e uma dessas mudanças é o aumento na concentração de estrogênio. Sob influência do estrogênio o Tampão Mucoso fica mais fino e pode começar a sair.

tampão mucoso

Foto: Johan Cloete

Quando acontece a perda do Tampão Mucoso

A perda do tampão mucoso é, geralmente, um dos primeiros sinais de que o momento do Trabalho de Parto está se aproximando, já que ele pode acontecer até 2 semanas antes do trabalho de parto iniciar. Na maioria dos casos o tampão mucoso é liberado de 3 a 5 dias antes do parto.

É impossível afirmar exatamente quando haverá a perda do tampão mucoso, já que cada mulher é única e cada gestação também é única e ele pode sair com diferentes cores, formas e períodos. Veja aqui algumas fotos do tampão mucoso e suas variações.

É mais comum que gestantes de primeira viagem, liberem um tampão mucoso mais avermelhado, já que sua parede uterina é mais firme, o que aumenta a chance da ruptura dos vasos sanguíneos. Mulheres que já tiveram filho(s) possuem a parede uterina mais elástica, aumentando as chances de liberar o tampão mucoso de uma única vez e sem vestígios de sangue.

Geralmente seu tamanho é pequeno, cerca de 4,5cm de comprimento, quando ainda está na cavidade uterina, e cerca de 2 colheres de sopa quando está fora da cavidade uterina.

O que fazer após a perda do tampão mucoso?

Após a perda do tampão mucoso a gestante deve ficar tranquila, já que pode levar até semanas para que o trabalho de parto comece. Porém convém ficar atenta aos outros sinais de trabalho de parto.

A perda de líquido amniótico, sangramento mais intenso, dores e contrações são sinais de que o trabalho de parto está em andamento, neste caso entre em contato imediatamente com o obstetra para que ele passe as recomendações necessárias ou peça para que a gestante se encaminhe para um hospital.

Lembre-se que a perda do tampão mucoso é um indício de que o trabalho de parto está sem aproximando, então é importante que a gestante esteja preparada:  quarto do bebê em ordem, mala da maternidade e documentos organizados para que possa ir a qualquer momento para o hospital.

Leia também: Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados

As contrações lembram um pouco as dores da cólica, acompanhadas de rigidez abdominal e as dores podem refletir na coluna. O intervalo entre as contrações indicam a evolução do Trabalho de parto, então anote a hora e minuto que uma nova contração acontecer para você acompanhar se os intervalos estão ficando menores. Quando o intervalo chegar próximo a 10 minutos entre as contrações, é hora de ir para o hospital (caso o hospital fique longe ou você tenha que enfrentar trânsito em sua cidade, é mais seguro sair quando as contrações estiverem com intervalo um pouco maior).

Caso o tampão mucoso seja liberado junto com o líquido amniótico (o cheiro lembra um pouco o de cloro), avise seu médico e vá imediatamente para o hospital. Em caso de dor intensa e/ou sangramento, não hesite em chamar uma ambulância se ela fará sua chegada ao hospital ser mais rápida.

Perda do tampão mucoso antes de 37 semanas de gestação

A perda do tampão mucoso antes de 37 semanas de gestação pode ser um indício de risco de parto prematuro e deve ser investigado pelo médico. Ao suspeitar que liberou o tampão mucoso, entre em contato imediatamente com seu obstetra.

Você também vai gostar de ler:

Como lavar roupinhas de bebê
Regras para visitar bebê recém-nascido e dicas de presentes
Enxoval de bebê – lista de itens
Como evitar a otite média durante a amamentação de seu filho

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

É normal sair leite do peito durante a gravidez? Em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.