Conforme recomendação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – crianças menores de um ano de idade não devem consumir mel. Alguns pediatras estendem esse tempo para dois anos.
Por que bebê não pode comer mel?
O mel pode estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Pesquisas brasileiras indicam que 7% das amostras de mel comercializadas em mercados, ambulantes e feiras livres estavam contaminadas com o bacilo.
Como o sistema imunológico do bebê ainda é frágil, ele pode adquirir uma doença conhecida como butolismo infantil.
O botulismo é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano no Brasil, conforme dados do Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica.
O que é botulismo?
O botulismo é uma doença grave e não contagiosa, que é adquirida quando há a ingestão da bactéria Clostridium botulinum, ou seja, é considerada uma doença transmitida por alimento, em especial o mel. Também pode ser encontrada em xarope de milho.
Por ser uma bactéria altamente resistente, ela pode sobreviver à pasteurização e até mesmo altas temperaturas.
O que é botulismo intestinal?
O botulismo intestinal é uma forma de transmissão do botulismo e que acomete principalmente crianças entre 3 e 26 semanas de vida. Está diretamente ligado à ingestão de alimento contaminado.
Ele tem início após a transformação dos esporos do Clostridium botulinum para a forma vegetativa, onde esse bacilo se multiplica e libera toxina botulínica no intestino. “É importante lembrar que a multiplicação do Clostridium botulinum e liberação da toxina no intestino só ocorre em crianças que ainda não possuem a flora intestinal completamente formada ou em adultos com alguma doença que possa alterar essa flora protetora”, afirma a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito.
Sintomas do botulismo
Após a ingestão do alimento contaminado os primeiros sintomas começam a aparecer entre 8 e 36 horas depois. Os sintomas mais comuns são:
– tremores
– fraqueza
– falta de apetite
– dificuldade para engolir
– prisão de ventre
– paralisia em algum membro
Em casos mais graves o botulismo pode causar insuficiência respiratória e até problemas neurológicos.
Ao desconfiar que seu filho possa estar com botulismo infantil, procure ajuda médica imediatamente.
Cuidados especiais
Por mais que o mel seja indicado para amenizar os sintomas de gripes e resfriados, bebês menores de 1 ano devem passar longe desse alimento.
Inclusive os sprays de própolis com mel entra na lista de proibições.
Dei mel para meu filho, e agora?
O tempo de incubação da bactéria varia entre 8 e 36 horas, se o tempo de ingestão é maior do que uma semana e não há sintomas a criança não foi contaminada.
Porém se o mel foi ingerido a menos tempo é melhor ficar atento aos sintomas e procurar um pronto-socorro imediatamente se houver qualquer desconfiança.
Há risco para adultos?
Em crianças maiores e adultos sem problemas relacionados à flora intestinal, o consumo de mel ou outro alimento contaminado não gera qualquer tipo de problema para a saúde.
Fonte: www.anvisa.gov.br