Home / #AvaliaçãoDaFertilidade / Primeira consulta para Avaliação Da Fertilidade de Débora e André

Primeira consulta para Avaliação Da Fertilidade de Débora e André

Hoje vou contar para vocês como foi a primeira consulta para Avaliação da Fertilidade de Débora e André, o casal selecionado pelo Almanaque dos pais para avaliar a fertilidade com a Dra. Silvana, diretora do IVI São Paulo (clique aqui para saber mais).

avaliação da fertilidade

Como Débora e André já haviam passado por um especialista em reprodução humana, a orientação era que levassem para essa primeira consulta todos os exames já realizados, assim a Dra. Silvana teria mais informações e poderia solicitar exames mais específicos.

Primeira consulta para Avaliação Da Fertilidade com a Dra. Silvana Chedid

À caminho da clínica do IVI alguns sentimentos tomam conta do casal, entre eles o da certeza de que o sonho da terem seu primeiro bebê se realizará em breve, seja por vias naturais, seja por Fertilização in vitro, ou por outro método que ainda desconhecem.

Hora da consulta! Dra. Silvana pede para que lhe fossem entregues todos os exames trazidos pelo casal, organizados em ordem cronológica, para que, desse modo, pudesse compreender e avaliar a historia do casal tentante. De maneira calma e muito atenta ouve os relatos de Débora que, muita ansiosa, procura explicar detalhadamente tudo o que ocorreu até a presente data. André permanece calado e um pouco tenso.

Diante de tantos exames, e eram muitos, a Dra. começa a anotar numa folha a parte tudo o que lhe parecia importante – e tudo parecia importante porque ela anotava sem parar. Durante a consulta não foram feitos exames, ao que parecia, o que importava estava mesmo naqueles papéis.

É sabido que Débora tem a Síndrome do Ovário Poliscístico, o que não sabiam é que André apresentava em seu espermograma algum problema nos espermatozoides, a causa mais comum da infertilidade masculina, probleminha este que, ate então, não havia sido observado por outros especialistas.

As causas de infertilidade têm a mesma possibilidade de serem de origem masculina, quanto de origem feminina, 30% para ambas. Outra estatística é que 20% dos problemas de infertilidade são provocadas por causas mistas ou combinadas, ou seja, é um problema do casal e não somente de um dos envolvidos.

Para fechar o diagnóstico, novos exames foram solicitados, assim como a repetição de alguns que foram realizados há mais de 2 anos.

Fim da primeira consulta para avaliação da fertilidade

A primeira consulta chega ao fim, o casal deverá retornar assim que os resultados dos exames ficarem prontos.

Mesmo sem os resultados, parece que será muito difícil engravidar naturalmente, e a idade da Débora contribui para que ela não espere mais por essa gravidez tão desejada. Além do tratamento de fertilização in vitro, o qual foi indicado para o casal, decidiram que também é necessário preservar a fertilidade através do congelamento dos óvulos ou dos embriões, para evitar que o passar do tempo possa pesar na qualidade dos gametas enquanto a gravidez não chega.

O estado emocional de Débora e André

Casais que são tentantes há bastante tempo precisam cuidar não só da saúde física, mas a mental também, afinal precisam lidar com suas próprias ansiedades e também com as famosas perguntas que amigos e familiares fazem – mesmo com as melhores das intenções – sobre quando terão filhos.

Lidar com a espera dos resultados dos exames, a expectativa de um tratamento de infertilidade e até mesmo com as incertezas do sucesso nos diferentes estágios dos tratamentos, pode gerar desgaste entre o casal, que deve se apoiar, compreender e se escutarem.

Débora e André se sentem prontos para essa nova fase e já começaram as realizar os exames solicitados para retornar à clínica IVI o mais breve possível.

Acompanhe com a gente a continuação dessa história.

*Os nomes foram trocados para preservar a privacidade do casal.

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.