Home / Mamãe / Beleza / Prótese de mama X Amamentação

Prótese de mama X Amamentação

A principal preocupação das minhas pacientes que querem colocar prótese de mama é se elas poderão amamentar após a cirurgia. Ao contrário do que muitas imaginam, elas podem e devem amamentar normalmente, já que o implante não interfere na amamentação, que se mantém saudável e natural.

Protese de mama x amamentação

As próteses podem ser colocadas acima ou abaixo do músculo peitoral e em todos os casos elas permanecem abaixo das glândulas mamárias e, portanto, não interferem na parte funcional da mama e na qualidade do leite materno.

Mulheres que possuem quantidade suficiente de tecido para cobrir os implantes, o mais indicado é colocar acima do músculo, principalmente se houver sobra de pele. Mulheres com pouca mama ou com flacidez, o mais indicado é a prótese abaixo do músculo, já que não há tecido suficiente para cobrir os implantes ou a pele não suportaria segurar o peso das próteses.

Outra preocupação muito comum é se as mamas irão cair após a amamentação, já que durante o aleitamento materno, os seios sofrem grandes transformações e acabam sofrendo um desgaste natural.

As dicas para cuidar das mamas antes e depois da amamentação, para que elas não sofram muitas alterações são:

  • Use sempre o soutien, inclusive para dormir e mantenha a postura correta;
  • Hidrate diariamente as mamas durante a gravidez para evitar o surgimento de estrias;
  • Equilibre o tempo de amamentação em cada seio, para evitar que fiquem assimétricos;
  • Faça dieta rica em proteínas, frutas, verduras e vitaminas E, A, C e tome dois litros de água por dia para fortalecer a saúde da pele;
  • Para evitar rachadura nos mamilos, faça a higienização apenas com água e evite usar sabonete e para hidratar use o próprio leite materno. Expor os seios ao sol por curtos períodos também contribui para sua saúde.

Sobre Dr. Eduardo Zampieri Gauch

Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Dr. Eduardo Zampieri Gauch CRM: 113650 | RQE 43109 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.