Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?

Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez tem um tempo certo para ser feito por uma simples razão, quando feito com muita antecedência não será possível detectar a gravidez. Isso acontece porque o teste está preparado para identificar a presença de certa concentração do hormônio Beta hCG (BhCG) que irá acontecer após aproximadamente 14 dias da fecundação do óvulo.

O tempo ideal de espera para fazer o teste de gravidez não estará associado ao tempo após a relação e sim com o tempo de atraso da menstruação. Pessoas que possuem um ciclo irregular terão que ter ainda mais de paciência, considerando sua irregularidade.

teste-de-gravidez

De óvulo a embrião

O processo de liberação do óvulo até a confirmação da gravidez leva aproximadamente o mesmo tempo que levaria o ciclo normal que terminaria em menstruação. A diferença será o óvulo ter sido fecundado e portanto, a menstruação não aconteceria. No seu lugar, algumas mulheres poderiam ter um pequeno sangramento que poderia acabar sendo confundido com a menstruação. Independentemente do número de dias que dura o ciclo da mulher, ele sempre será composto por três fases: Fase folicular ou proliferativa, ovulação e fase lútea ou secretora.

Será na fase lútea que o corpo da mulher está se preparando para receber o óvulo fecundado no útero. Neste período acontece o aumento da produção do hormônio progesterona para tornar o útero receptivo para o embrião. O processo dura entre 12 e 14 dias.

Depois de ser fecundado, o óvulo ainda precisa percorrer um caminho em direção ao útero e implantar-se no endométrio, que é a parede interna do útero. Este processo é conhecido pelo nome de nidação. Será a partir da nidação que o embrião vai estabelecer a conexão com o corpo da mãe para receber seus nutrientes e desenvolver-se.

Tanto o teste de gravidez de farmácia, quanto o teste de gravidez realizado por exame de sangue, detectam a presença do hormônio BhCG, ou seja, a gonadotrofina cariônica humana, que é o primeiro sinal que pode confirmar a presença da gravidez.

O hormônio BhCG chega ao sangue materno através da placenta, portanto, depois do processo de nidação quando as conexões entre a mãe e o bebê já forma estabelecidas.

O que acontece se fizer o teste de gravidez antes do tempo?

Como dito, o único risco será não obter resultado positivo mesmo que você estiver grávida, o que pode dar origem a um falso negativo.

O que é um falso negativo?

Quando o teste é feito de forma precoce e ainda não se detecta a presença do hormônio no corpo, pode acontecer que apesar da mulher estar grávida, o resultado do teste de gravidez dá um resultado negativo.

O que é um falso positivo?

Falando de resultados falsos, também existe o falso positivo, quando apesar de obter o positivo no teste de gravidez de farmácia, ao repetir o teste ou realizar o exame de sangue BhCG a gravidez não é confirmada. Uma razão para este resultado, pode ser a interrupção espontânea da gravidez logo após implantação do embrião no útero. Abortos precoces ou “micro abortos” podem passar sem serem notados, pois o embrião ainda é microscópico.

Você também vai gostar de ler:

Aborto afeta a fertilidade?
10 mitos sobre a fertilidade
Alteração hormonal e sua relação com o humor
O estresse atrapalha engravidar?

 

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Insegurança, como você lida com ela?

Insegurança, como você lida com ela? É tempo de reconhecer e mudar Insegurança… Sentimento de …

12 comentários

  1. Olá
    Bom eu tomei uma injeção de 3 meses e já vai fazer 5 meses que eu tomei essa injeção e a minha menstruação não veio ainda eu posso estar grávida?

  2. Ola eu usava a pirula yasmim, mais esse mes de fevereiro veio uma bora dois dias e foi embora fui ao medico fiz o teste deu negativo, mais nao voltei a tomar mais este mes estou tendo relaçoes normais ele ejacula em mim, mais fico ansiosa fui la hoje dia 26 de fevereiro fiz outro teste deu negativo oque faço pra engravidar?

  3. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida, meu último período foi no dia 22 de 12/2017
    Passando uns 13 dias tive relaçies com meu parceiro desprotegida
    N uso nenhum contraceptivo pra evitar uma gravides indesejada
    Só que a a semana que me sinto mal e uns injoo mas consigo Controlar para n vomitar e tive dois dias com cólicas forte as vezes n consigo sentir determinados cheiro apesar de tudo isso n tenho os peitos inchados mas me sinto aflita pra Dormer de barriga para baixo é um incomodo como se eu estivesse sufocado será possível eu estar grávida mesmo sem o meu período estar atrasado pois minha proxima mestruação é pra daqui a uma semana.

  4. Olá queria tirar uma dúvida ,minha amiga tive relação quase no finalzinho de mestruacao e ele ejaculou dentro ela pode estar grávida ? E outro dia ela me disse que teve relação após uns dias que acabou a mestruacao na hora que ele foi ejacular ele tirou só que não limpou e colocou de volta ela pode estar grávida?

  5. Mayara Almeida

    Olá boa noite, estou com uma séria dúvida que está me matando rsrs, tive um aborto no dia 22 de outubro fiquei sangrando por duas semanas, no mês de novembro minha mestruaçao veio normal dia 23, porém esse mês de dezembro atrasou, tive relações sexuais sem proteção porém usei aquele método velho, o famoso coito interrompido… Será q posso está grávida ou será que que atrasou por conta do aborto que tive no mês de outubro, ouvir dizer que aborto deixa a mestruaçao meio doida…Me ajudem estou com muito medo de fazer o teste e dar possitivo

  6. Vivi Portella

    Olá estou com atraso de 7 dias, no 6 dia fiz o teste de farmácia e deu negativo. Foi muito cedo pro exame?

  7. Tomei indux. Tô com atraso de menstruação há 6dias tive um sangramento fraco e ralo estou com cólica posso estou tontura e enjoo estou grávida? me responde por favor

  8. janete de souza

    oi tenho 28 anos e ja tenho uma filha de 5 anos,sou casada e ja tem 1 ano e seis mês que tento engravida e não consigo…..no passado tomei muito pilula do dia seguinte depois que eu tive minha filha…e agora?

    • Almanaque dos pais

      Olá Janete,
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando têm relação sexual no período fértil, ou seja, não é tão fácil engravidar como as tentantes gostariam. Se você já é tentante a mais de 1 ano, a dica é procurar por um especialista em fertilidade para examinar você e seu companheiro para ver se será necessário algum tratamento, geralmente 80% das tentantes engravidam no primeiro ano de tentativas.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.