Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?

Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez tem um tempo certo para ser feito por uma simples razão, quando feito com muita antecedência não será possível detectar a gravidez. Isso acontece porque o teste está preparado para identificar a presença de certa concentração do hormônio Beta hCG (BhCG) que irá acontecer após aproximadamente 14 dias da fecundação do óvulo.

O tempo ideal de espera para fazer o teste de gravidez não estará associado ao tempo após a relação e sim com o tempo de atraso da menstruação. Pessoas que possuem um ciclo irregular terão que ter ainda mais de paciência, considerando sua irregularidade.

teste-de-gravidez

De óvulo a embrião

O processo de liberação do óvulo até a confirmação da gravidez leva aproximadamente o mesmo tempo que levaria o ciclo normal que terminaria em menstruação. A diferença será o óvulo ter sido fecundado e portanto, a menstruação não aconteceria. No seu lugar, algumas mulheres poderiam ter um pequeno sangramento que poderia acabar sendo confundido com a menstruação. Independentemente do número de dias que dura o ciclo da mulher, ele sempre será composto por três fases: Fase folicular ou proliferativa, ovulação e fase lútea ou secretora.

Será na fase lútea que o corpo da mulher está se preparando para receber o óvulo fecundado no útero. Neste período acontece o aumento da produção do hormônio progesterona para tornar o útero receptivo para o embrião. O processo dura entre 12 e 14 dias.

Depois de ser fecundado, o óvulo ainda precisa percorrer um caminho em direção ao útero e implantar-se no endométrio, que é a parede interna do útero. Este processo é conhecido pelo nome de nidação. Será a partir da nidação que o embrião vai estabelecer a conexão com o corpo da mãe para receber seus nutrientes e desenvolver-se.

Tanto o teste de gravidez de farmácia, quanto o teste de gravidez realizado por exame de sangue, detectam a presença do hormônio BhCG, ou seja, a gonadotrofina cariônica humana, que é o primeiro sinal que pode confirmar a presença da gravidez.

O hormônio BhCG chega ao sangue materno através da placenta, portanto, depois do processo de nidação quando as conexões entre a mãe e o bebê já forma estabelecidas.

O que acontece se fizer o teste de gravidez antes do tempo?

Como dito, o único risco será não obter resultado positivo mesmo que você estiver grávida, o que pode dar origem a um falso negativo.

O que é um falso negativo?

Quando o teste é feito de forma precoce e ainda não se detecta a presença do hormônio no corpo, pode acontecer que apesar da mulher estar grávida, o resultado do teste de gravidez dá um resultado negativo.

O que é um falso positivo?

Falando de resultados falsos, também existe o falso positivo, quando apesar de obter o positivo no teste de gravidez de farmácia, ao repetir o teste ou realizar o exame de sangue BhCG a gravidez não é confirmada. Uma razão para este resultado, pode ser a interrupção espontânea da gravidez logo após implantação do embrião no útero. Abortos precoces ou “micro abortos” podem passar sem serem notados, pois o embrião ainda é microscópico.

Você também vai gostar de ler:

Aborto afeta a fertilidade?
10 mitos sobre a fertilidade
Alteração hormonal e sua relação com o humor
O estresse atrapalha engravidar?

 

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Para que serve o Teste de Compatibilidade Genética?

Talvez você tenha ouvido falar que o Ministério da Saúde tenha declarado suas intenções de …

6 comentários

  1. Vivi Portella

    Olá estou com atraso de 7 dias, no 6 dia fiz o teste de farmácia e deu negativo. Foi muito cedo pro exame?

  2. Tomei indux. Tô com atraso de menstruação há 6dias tive um sangramento fraco e ralo estou com cólica posso estou tontura e enjoo estou grávida? me responde por favor

  3. janete de souza

    oi tenho 28 anos e ja tenho uma filha de 5 anos,sou casada e ja tem 1 ano e seis mês que tento engravida e não consigo…..no passado tomei muito pilula do dia seguinte depois que eu tive minha filha…e agora?

    • Almanaque dos pais

      Olá Janete,
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando têm relação sexual no período fértil, ou seja, não é tão fácil engravidar como as tentantes gostariam. Se você já é tentante a mais de 1 ano, a dica é procurar por um especialista em fertilidade para examinar você e seu companheiro para ver se será necessário algum tratamento, geralmente 80% das tentantes engravidam no primeiro ano de tentativas.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.