Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Repelentes para grávidas, bebês e crianças

Repelentes para grávidas, bebês e crianças

Com a provável relação entre o zika vírus e casos de microcefalia, preparamos para você uma lista de repelentes para grávidas, bebês e crianças que são considerados seguros pela ANVISA.

repelente para gravida by www momjunction com
Foto: Reprodução www.momjunction.com

Para garantir a eficácia e segurança dos repelentes, lembre-se sempre de utilizar conforme recomendações do rótulo ou conforme orientações do médico obstetra ou, no caso de bebês e crianças, do pediatra.

A aplicação dos repelentes tópicos devem ser realizadas após a aplicação do protetor solar (cerca de 30 minutos depois) e nunca sob a roupa, perto de mucosas e nas mãos para evitar reações alérgicas.

Repelentes para grávidas, bebês e crianças

repelentes-para-gestantes-e-criancas-600x450

 

Atenção para a idade em que o uso do repelente é liberado. A pele dos bebês, além de muito sensível, absorve rapidamente os produtos químicos do repelente. Até o momento não existem pesquisas e estudos sobre a segurança da utilização de repelentes em bebês com menos de 6 meses de idade (em alguns casos de epidemia o pediatra pode liberar o uso de algumas marcas após 2 meses de idade).

 

Além de repelente, o que fazer para evitar picadas do mosquito?

Combater os criadouros dos mosquitos é a ação mais eficaz para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Colocar areia nos vasos, manter garrafas, baldes e bacias armazenados com a abertura para baixo, limpar calhas e telhados, e fazer uma boa limpeza nas áreas externas e internas da residência para garantir que não há local com acúmulo de água.

Outra ação é instalar telas nas portas e janelas, assim sua casa ficará arejada ao mesmo tempo em que impede a entrada de mosquitos. Telas mosquiteiras nas camas, berços e até no carrinho do bebê, também evitam picadas durante o sono ou passeio com os pequenos.

Atenção: Não instalar telas com permetrina, um inseticida tóxico aplicado às telas com duração média de 5 anos. Esse produto pode causar reação alérgica em crianças e adultos e, se a criança colocar a tela na boca, poderá ser intoxicada.

Lave diariamente a bacia de água dos animais domésticos para eliminar qualquer vestígio de larvas.

Mosquitos preferem roupas escuras, utilize roupas claras e prefira calças e camisas de manga longa para diminuir locais expostos e que podem sere picados.

Cobrir pernas e pés. O Aedes aegypti costuma picar pernas e pés e durante o dia.

Veja mais dicas para evitar picadas neste link: Como proteger bebês e crianças das picadas de mosquito.

 

 

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

É normal vazar leite do seio durante a gravidez?

Sim, é normal vazar leite do seio durante a gravidez. A partir da 16ª semana …

2 comentários

  1. millena santos

    Aprendi bastante coisas sobre minha primeira gestação!!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Millena,
      Parabéns pela gestação. Estamos felizes por saber que o Almanaque dos pais está lhe ajudando a tirar suas dúvidas.
      Utilize nossa calculadora da gravidez para saber mais informações sobre sua gestação e acompanhe com a gente a sua Gravidez Semana a Semana. Será uma delícia acompanhar ao seu lado esse momento tão especial.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.