Manter o corpo em forma, sem gordura localizada e flacidez, requer uma série de cuidados com a alimentação e a atividade física. Porém, dependo de fatores como idade, genética, metabolismo e qualidade da pele, apenas isso não resolve e muita gente opta pela cirurgia plástica. Nestes casos, a lipoaspiração e a abdominoplastia são os procedimentos mais realizados para conquistar o contorno corporal tão sonhado.
A lipoaspiração tem como objetivo retirar o acúmulo de gordura localizada de diversas partes do corpo. Ela é geralmente indicada a pacientes jovens, com pouco acúmulo de gordura e sem flacidez. Trata-se de uma cirurgia pouco invasiva, em que é feita a aspiração da gordura por meio de cânulas inseridas no tecido adiposo. Este é um procedimento tecnicamente simples, com poucos riscos associados, desde que seja realizado por um profissional capacitado e em ambiente apropriado.
Já a abdominoplastia tem como objetivo eliminar o excesso de pele, a flacidez e as estrias da região abdominal. Trata-se de uma cirurgia bem mais invasiva em que é realizada a remodelação do abdômen. Como resultado, o paciente fica com uma silhueta mais firme, harmoniosa e jovial.
Quando há tanto excesso de pele quanto gordura localizada, na maioria das vezes, as duas técnicas são associadas para otimizar os resultados e atingir os objetivos desejados. Como em qualquer cirurgia plástica, é fundamental que o paciente escolha um cirurgião plástico de confiança, a fim de evitar resultados catastróficos e algumas vezes até fatais.
É importante ressaltar que procedimentos estéticos como estes não são garantia para se obter um corpo perfeito e devem estar sempre associados a uma mudança no estilo de vida, com exercícios físicos, dieta equilibrada e eliminação de vícios como o tabaco e o álcool.