Home / Especiais / Brincadeiras / A troca dos dentes e a história da Fada do Dente

A troca dos dentes e a história da Fada do Dente

Quando chega a hora de trocar os dentinhos, muitos pais ficam preocupados com a reação do seu filho. Esta é uma fase de mudanças e isso pode assustar algumas crianças. Já outras, adoram a “fase do patinho feio”, também conhecida como “fase da janelinha” e fazem diversas caretas para tirar foto, sempre mostrando o espaço sem dente.

Para que a consulta odontológica seja ainda mais divertida, eu gosto de contar a lenda da fada do dente para meus pacientes pititicos. Essas lendas são parecidas em todo o mundo, mudando alguns detalhes e a aparência da fada.

fada do dente - desenho

A lenda da Fada do Dente diz que quando uma criança perde um dente de leite, deve deixá-lo embaixo do travesseiro e durante a noite, uma fada pequenina, com asas brilhantes, roupa de bailarina, uma varinha de condão com um dente na ponta e um pequeno saquinho, irá pegar o dentinho. Em troca, a fada deixa uma moeda, ou pequeno presente para a criança que foi corajosa ao tirar o dentinho.

Dicas para a brincadeira ficar ainda mais divertida:

Nas minhas consultas eu gosto de conversar com os pais sobre a lenda e pedir para entrarem na brincadeira.

Cartinha = faça o desenho de um dente e recorte o papel, que não precisa ser muito grande, já que as fadas são pequenas. As letras também devem ser pequenininhas.

Crie um personagem com nome, diga o que ela vai fazer com o dente, e agradeça o seu filho por ter mantido o dente limpinho e brilhante.

Purpurina / caneta de glíter = dá um toque de magia na cartinha e no local em que estava o dente.

dente

Enrole a carta com uma nota / fio dental ou coloque moedinhas com a carta.

Algumas crianças, já grandinhas, sabem da história e querem brincar para ganhar o dinheiro, até avisam os pais que deixaram o dentinho debaixo do travesseiro para facilitar.

Em uma consulta eu achei engraçado quando a garotinha (10 anos), que tinha muito medo da anestesia, recebeu o dente, deu uma risadinha e falou:

_ É hoje que essa fada vem, né mãe?

Curiosidades:

Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Trocar “dentes de leite” por presentes é algo que remonta aos Vikings, mais de mil anos atrás.

No folclore da Europa Ocidental, acreditava-se que os dentes deveriam ser guardados ou queimados para que não os procurássemos após a morte ou para que não caíssem no poder de bruxas, que os usariam em feitiços. Era dever dos pais cuidar para que os dentes dos filhos não caíssem em mãos erradas.

Alguns pesquisadores acreditam que a lenda tenha apenas cerca de 200 anos e que descendeu do conto francês “O Bom Ratinho” (título original: La Bonne Petite Souris), escrito por Madame d’Aulnoy em 1697, que conta história de uma Fada que se transforma em um ratinho para ajudar uma rainha escapar de um rei malvado que invadiu seu reino. Na história, o ratinho se esconde no travesseiro do rei para atormentá-lo.

A fada do dente pelo mundo:

Ratón Pérez = nos países de idioma espanhol como Espanha e Argentina.

Em Madrid, na Espanha, existe um museu em homenagem ao rato Pérez que se chama “Casa Museo del Ratón Pérez”, onde as crianças podem deixar cartas para o rato Pérez e receber uma resposta.

Topino / Fatina = na Itália existem os 2 personagens, Topino é o pequeno rato e Fatina é a fada dos dentes.

Annabogle = na Irlanda.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Encceja 2018 será aplicado em Datas Diferentes

Encceja 2018 :  O principal Exame Certificador do Brasil irá acontecer em quatro diferentes datas …

Um comentário

  1. Obrigada Doutora.
    Estou pesquisando sobre a lenda da fada dos dentes,para um trabalho de teatro infantil e você me ajudou muito.
    Você vai além da sua profissão.
    Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.