Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Vontade de fazer xixi toda hora é sintoma de gravidez?

Vontade de fazer xixi toda hora é sintoma de gravidez?

Vontade de fazer xixi toda hora é um dos sintomas de gravidez mais comuns e que aparece logo nas primeiras semanas de gestação, alivia um pouco no segundo trimestre e volta a ficar frequente no terceiro trimestre de gravidez.

Foto: Reprodução Kidspot
Foto: Reprodução Kidspot

Por que vontade de fazer xixi toda hora é um sintoma de gravidez? O que causa a vontade frequente de urinar?

Não existe uma causa única, mas sim uma série de fatores que contribuem para que a gestante sinta vontade de fazer xixi com muito mais frequência do que antes de estar grávida.

O primeiro fator que contribui para a vontade de fazer xixi muitas vezes logo no início da gestação é a alteração hormonal.

Outro fator é a expansão do útero, que pressiona a bexiga. Esse fator é sentido muito mais no terceiro trimestre, quando o peso do bebê é maior e, consequentemente, aumenta o peso sobre a bexiga. Esse peso pode dar a sensação de vontade de fazer xixi mesmo quando a bexiga já está vazia.

Além da bexiga mais comprimida, também existe outro fator que é o aumento do fluxo sanguíneo durante a gravidez. Com mais sangue circulando pelo corpo da gestante, consequentemente os rins estão trabalhando muito mais e produzindo mais urina para enviar para a bexiga.

O que posso fazer para diminuir essa vontade frequente de urinar?

Diminuir a quantidade de líquido que você ingere não é uma opção. A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para manter o seu corpo hidratado e, claro, o seu bebê também.

Porém você pode reduzir a quantidade de água que você ingere cerca de 1 hora antes de se deitar, assim as idas ao banheiro durante a noite devem reduzir e melhorar a qualidade do seu sono.

Vontade frequente de fazer xixi e a Infecção urinária

A infecção urinária é um problema comum nas gestantes e que merece atenção especial, pois se não for tratada pode até resultar em parto prematuro.

Se juntamente com a vontade frequente de urinar você sentir ardência, coceira, alteração na coloração da urina, cheiro forte ou se sentir muita vontade de fazer xixi e só sair pouca quantidade, entre em contato imediato com seu obstetra para que seja solicitado o exame de urina.

Você também vai gostar de ler:

Os 21 sintomas de gravidez mais comuns nas primeiras semanas
Nidação: Será que é nidação ou menstruação?
As melhores posições para engravidar
Quando começa a produção do HCG

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

2 comentários

  1. Ola minha menstruação veio dia 27/6
    Fiquei 4 dias desceu normal parou ficou só um pouco nem usava nada ate o dia 6
    Dia 27/7 nao veio dia1 /8 fiz teste de farmácia deu negativo nao sinto sintomas apenas senti leve mal estar dor de kbç. as vezes urinar tida hora fk apertada ate e as vezes sai só tico noutro dia de madrugada acordei com uma cólica de menstruação tomei dipirona e nada de descer já .tenho 16 dias atrasada agora ..o fato e q durante 6 meses tive relação desprotegida e nao engravidei
    Por isso to confusa e talvez esse sintoma seja nervoso..o que faço..nao qr fazer teste na clínica pq já fiz uma vez ai deu negativo
    O UPA faz?,o grana q tinha gastei no teste q fiz posso reutilizar

  2. jacsonilda nunes

    Estou sentindo alguns dos sintomas mais estou com medo de fazer o exame sinto fosgadas nos seios dores tipo colicas e ansias de vomitos. sera que e. gravidez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.