Home / Mamãe / Comportamento / Vovó é mãe com açúcar

Vovó é mãe com açúcar

Ser avó é ser mãe duas vezes da mesma criança, é usar toda sua experiência de vida para conduzir os percalços do dia a dia com mais leveza e humor, é não ter vergonha de demonstrar que ama sem limites, que baba com cada sorriso dos netos, que se orgulha dos pequenos e que adora exibir aos amigos os netinhos, seja durante um passeio ou através de fotos. Sem dúvidas a vovó é a mãe com açúcar.

 

Vovó Tania (minha mãe, com os netos Lucas e Larissa.
Vovó Tania (minha mãe), com os netos Lucas e Larissa.

 

Vovó é doce, mesmo quando está dando uma bronca, ou quando tenta convencer que jiló é uma delícia. Vovó é gentil quando chama para tomar banho e ainda mais doce quando penteia o cabelo do neto de lado e dá um beijo na testa o chamando de lindo.

Vovó tem perfume de flor, tem sempre um brilho no olhar e as palavras mais sábias.

Vovó conta histórias da sua infância e que fazem os netinhos descobrirem que elas também já foram crianças arteiras e sapecas.

Vovó canta músicas antigas e novas, e sempre que esquece uma palavrinha ou frase inventa outra para rimar só para não perder o ritmo.

Vovó faz comida gostosa e tem sempre uma guloseima por perto para agradar os netos.

Vovó penteia os longos cabelos das netas sem puxar ou doer, diz ela que o segredo é a paciência.

Vovó faz o melhor cafuné do mundo! E o melhor carinho nas costas também!

Vovó deixa os netos brincarem com as panelas e tampas de alumínio e ainda acha graça do barulhão ensurdecedor! Vovó dá presente fora de hora, bala antes do almoço, deixa brincar de acender e apagar as luzes 100 vezes e acha divertido ver os netos lambuzados com sorvete ou pirulito.

Vovó leva para passear sem pressa para voltar para casa, prestando atenção em cada palavra dos netos e, assim, compreendendo o mundo das crianças.

Vovó é a primeira a receber um olhar de ajuda quando a mãe coloca o neto de castigo. Não poder intervir e colocar o pequeno em seu colo é seu maior sofrimento. A vovó “aguenta calada” e o neto sabe pelo olhar da vovó que ela sofre com ele a espera de cada minuto até que o castigo se acabe.

E a casa da vovó então, parece que foi projetada para as crianças, sem objetos perigosos ou que possam ser quebrados ao alcance! Mal sabem os netos que na véspera da visita a vovó está guardando qualquer coisa que possa machucá-los e protegendo cada quina perigosa.

As delícias da casa da vovó também não estão sempre por lá, a vovó é esperta, prepara tudo que as crianças gostam no dia anterior, assim terá delícias de sobra e mais tempo para curtir os netos.

Sabe o que é mais engraçado, ou melhor, incompreensível? É que essa avó também é mãe, aquela mesma que não deixava você sair da linha, nem comer guloseimas fora de hora e muito menos jogar bola dentro de casa!

Agora, sabe qual é a melhor parte? É que vovó não deseduca, vovó é a mamãe dos sonhos das crianças, a que pode abrir mão de ser a quem diz não porque os netos já tem quem faça esse papel.

E que assim seja, que todos os avós possam desfrutar da alegria que é mimar seus netos, que todos os filhos tenham seus pais e mães para educá-los e que esses papais e mamães um dia se tornem os melhores avós que seus netos possam ter.

Eu e minha linda Vovó Iria
Eu e minha linda Vovó Iria

Dedico este post para a minha amada vovó Iria e para a melhor vovó que meus filhos poderiam ter, a vovó Tânia.

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Posso me depilar durante a gravidez?

Sim, a mulher pode se depilar durante a gravidez, porém nem todos os métodos são seguros e vou falar de cada um deles para você não ficar com nenhuma dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.