Home / Receitas / Pequenos chefs / Alimentos salgados / Ovos cozidos – como preparar e tempo de cozimento

Ovos cozidos – como preparar e tempo de cozimento

O tempo de cozimento do ovo varia de acordo com o gosto de cada um ou como você deseja que ele esteja para uma salada ou outro prato que irá preparar.

Como saber se o ovo está bom ou estragado

Antes de preparar o ovo cozido faça o teste da água para saber se ele está em boas condições para consumo
ovo-bom-ou-passadoCopo 01: Quando o ovo está fresco ele afundará na posição horizontal.
Copo 02: Quando o ovo já não está muito fresco uma bolsa de ar começa a se formar e ele começará a boiar, porém com a ponta para baixo.
Copo 03: Quando o ovo está estragado há muito ar dentro dele e ele boiará até a superfície do copo, conforme a terceira imagem acima. Não utilize esse ovo.

Especialmente para crianças, só ofereça ovos de granja e dentro da data de validade!

Ovos cozidos – como preparar

Com cuidado para não quebrar a casca, disponha os ovos no fundo de uma panela. Todos os ovos devem caber na base da panela e não uns sobre os outros.
Adicione água fria até dois dedos acima dos ovos.
Se preferir que a clara fique levemente salgada, coloque um pouco de sal na água. Por ter a casca porosa o sal consegue passar por ela e temperar a clara do ovo.
Para ovos perfeitos, com as gemas no meio, nos primeiros minutos do cozimento vire delicadamente os ovos com uma colher para que a gema, que é mais pesada, permaneça centralizada.

Ovos cozidos – tempo de cozimento

A partir do momento que a água começar a ferver conte os minutos de acordo com a imagem abaixo para resultar em ovos cozidos da maneira que preferir:
tempo-cozimento-ovos

Dicas

Um erro muito comum é colocar os ovos já na água fervente. Isso causa o choque térmico que poderá estourar a casca dos ovos além de alterar o seu sabor. Sempre coloque os ovos em água fria e aguarde levantar fervura.

Cuidado na hora de retirar a casca do ovo após o cozimento, mesmo colocando em água fria para resfriar mais rápido o interior do ovo continuará quente e poderá causar queimaduras. Aguarde que o ovo resfrie em temperatura ambiente antes de remover a casca.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

sufle-fotosenoticias com

Suflê de mandioca recheado com pera

Aprenda a preparar um delicioso Suflê de mandioca recheado com pera e mostardas. Delicioso!

2 comentários

  1. Vi em um livro de culinária um modo bem simples de se fazer ovos cozidos. Colocar em água fria, e quando a água ferver, apagar o fogo e deixar na panela por 15 minutos, e vai ficar perfeito. Querendo mais moles, é só deixar menos tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.