Home / Colunistas / Luciana Bernal / Companheiro de Alma

Companheiro de Alma

Amigos olá! Só para esclarecer, meus posts não seguem, necessariamente, uma linha cronológica. Pretendo contar todas as passagens que julgo interessantes até hoje, mas nessas entrelinhas aconteceram muitas e muitas histórias que gostaria dividir com vocês.

Companheiro de Alma

Quando se recebe a notícia de que você está ou alguém próximo está com câncer, bate um desespero praticamente mortal. Esse estigma todo criado ao redor do câncer tem fundamento, afinal, alguém sempre conhece outro alguém que teve câncer, que partiu desse plano, que sofreu, que não teve solução. Nessas horas o único pensamento que se passa é esse! Pois digo a vocês: não podemos nos apegar a esses comentários, nem tão pouco pensar que o seu caso é igual ao do fulano. Cada caso é um caso, cada vida, uma vida, e DEUS é único e a Ele devemos recorrer. Hoje, o câncer continua sendo uma doença grave, mas a medicina proporciona diversos tratamentos assertivos. Mas é preciso muita garra, fé e vontade de viver!!! Assim dominamos o câncer e não ele nos domina.

No meu ponto de vista, o câncer não tem nada a ver com mágoas guardadas e assuntos parecidos!  O que acontece é que um paciente com câncer tem necessidades físicas e biológicas de mudar sua vida como um todo. Deixar de se importar com pequenas coisas da vida, não guardar ressentimentos, saber perdoar! Porque ao ver sua vida escorrer entre os dedos, temos que agarrá-la de algum jeito. Além do que, nossa imunidade conta muito, mas muito mesmo em todo esse processo. A imunidade baixa é uma alegria para essas células malvadas que adoram se multiplicar! Então nada de alegrá-las! Imunidade alta!!! Alegria, vontade viver!!! Xô câncer!!

Fácil falar, bem difícil colocar em prática. Tudo fica extremamente mais leve e suave quando se tem alguém pra carregar esse fardo com você.

Apesar de toda dor emocional e o sofrimento físico tenho um companheiro de alma que caminha lado a lado comigo segurando minha mão, me fazendo enxergar que o Amor pode suportar tudo isso.

O câncer acaba com sua autoestima, deixa você com as formas corporais diferentes. Muito remédio, difícil! Ainda mais quando você é vaidosa, curte se cuidar…. é difícil à beça enxergar “outra” pessoa ao se olhar no espelho quando se está em meio a um tratamento de câncer. Dá vontade de sumir com todos os espelhos da casa, vontade de não se ver…. isso tudo é bem normal!

Mas se você tem alguém que diz que você continua linda, mesmo com 10 kg a menos, sem cabelo, com uma cor de pele diferente, com o corpo bem diferente daquele que fez seu parceiro se apaixonar por você, e que isso é apenas um detalhe, que você continua a mesma de sempre … ahh, como é bom! Sedas para o ouvido… Meu coração bate mais forte a cada olhar de amor que recebo de você, minha vontade viver se fortalece ao olhar a Sofia dormindo, brincando, vivendo, apesar de tudo tenho SORTE na vida. Obrigada PAI!

O dia mais feliz da minha vida!
O dia mais feliz da minha vida!

Extremamente importante nessa fase esse apoio amoroso, digo que sem ele seria extremamente mais difícil.

E se você não tem esse “alguém” ainda, não tem problema! Amigos e parentes podem fazer essa parte de uma forma diferente. O importante é estar rodeada de amor, simplesmente por todos os lados, como uma ilha em meio a um oceano.

E Sofia, por onde anda?! Ah, é a segunda noite que dorme fora de casa essa semana, primeiro foi passar a noite na casa da Nice (meu braço direito), pegou vários ônibus! Achou o máximo!!! Importante esses valores de como a vida não é só flores e carro com ar condicionado! Voltou de lá e parecia que tinha ido para a Disney!! Dando valor a pequenas e doces coisas da vida. Hoje foi a uma festa do pijama! Saudades?! Quase morro, mas ela está feliz e essa felicidade dela mata cada célula cancerígena que ainda insiste em ficar aqui, me rondando…

Obrigada Daniel e Sofia por serem essa fonte interminável de Amor. Obrigada por estarem a meu lado dia após dia e por me ajudarem cada dia a ter vontade de viver, viver pra vocês.

Hoje brindo a VIDA, afinal amanhã comemoro mais um ano de vida, e AGRADEÇO a DEUS pela chance que a vida está me dando de me tornar uma pessoa melhor, com mais fibra e mais força.

Força, Fé e Coragem a todos nós!

Beijos amigos! Até o próximo post…

Sobre Luciana Bernal

Luciana Bernal é mãe da Sofia de 4 anos, esposa e fotógrafa especializada em gestantes e crianças. Descobriu em 2012 que está com um câncer raro, uma doença que lhe trouxe ainda mais vontade de viver e aproveitar cada momento com sua família e amigos, além de registrar um lado mais sensível e emocionante em seus trabalhos fotográficos.

Veja também

Vida

Luciana Bernal, uma mãe que enfrenta o câncer, neste post festeja a vida com a chegada do Vitor, filho de um casal de amigos.

16 comentários

  1. Essa é você, minha grande amiga. Iluminada! Iluminados somos nós, que temos a bênção de tê-la como amiga e de poder compartilhar dos seus relatos, sinceros, envolventes, escritos com propriedade e ternura. Torcemos por você a cada instante… Beijos.

  2. Simone Gonçalves

    Tiri. Acompanho a sua história pela minha irmã. Fiquei muito emocionada ao ler o seu post. Saiba q rezei sempre pela sua recuperação. Poucas foram as vezes em q nos encontramos mas sempre lembro de vc com um sorriso lindo transmitindo alegria p todos ao seu redor. Como já postaram, esta energia resultou nesta família linda q vc formou q te fortalece cd vez mais. Que Deus ilumine sempre o seu caminho. Bj grande. Simone

    • Luciana Bernal

      Si,
      Tenho um grande carinho por vc!!!!
      Nós Mães, sabemos o quanto é dolorido imaginar ficar longe de um filho..
      Obrigada pelo apoio!
      Bjs
      Lu

  3. <3 <3 <3 <3 <3

  4. Simone Bistane

    Vc é linda e Iluminada!
    …TE AMO Lu!!

  5. Gisele Zuquetto

    Você está de parabéns pelo texto, pelo seu modo de ver a vida e se expor, pelo seu aniversário…..Que Deus que é Pai misericordioso e justo te abençoe, te de força e coragem para você e toda sua família. Que vocês possam enfim vencer o câncer e dar muitas risadas de tudo isso no final. Abraços.

    • Luciana Bernal

      Oi Gisele
      Obrigada pelo carinho, tenho MUITA FÉ em DEUS e sei que vou sair dessa!!!
      Beijo grande
      Lu

  6. ROBERTO ROSA

    Tiri, Com certeza não foi a sorte que te fez estar rodeada de AMOR. Foi sua alma boa, sua postura sua amizade que atraiu cada ser em sua vida. Agradeço por poder compartilhar um pouco dessa história. beijos te amo.

  7. Monica Romeiro

    Bis, mensagem linda e que declaração de amor, heim?!

    O que mais admiro em seus textos é que são escritos sem máscaras, sem meias palavras, sem medo de expor seus sonhos, sentimentos, vida e coragem. Seus textos transmitem exatamente como você é Bis, uma pessoa adorável, apaixonante e apaixonada, que vê cores em filmes em preto e branco, que enxerga a beleza de viver, se coloca amor em tudo que toca, faz e convive. Que honra ser sua amiga!

    Amanhã é SEU DIA minha amiga de infância, dia de comemorar muito. Comemorar a vida, o amor, a felicidade, a família e os amigos. Mas também é dia de definir novas metas, dia de refletir e fazer uma lista com todos os sonhos que irá realizar nesse novo ciclo.

    Beijos no coração

  8. Ana Maria Bernal

    Caracas!
    Escreve bem essa moça, hein!?
    Ela é minha irmã e me emociono a cada dia em que posso ouvir sua voz, imaginem lendo tudo isso!
    Viva a vida! !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.