Home / Mamãe / Beleza / Creme dental clareador funciona?

Creme dental clareador funciona?

A busca por um sorriso alinhado e branquinho está cada vez mais comum, e com isso a oferta de produtos dentais clareadores também cresceu, como o creme dental clareador.

Existem escovas, enxaguantes, fitas e cremes dentais clareadores, ou os chamados WHITENING, que estão disponíveis no mercado em diversas marcas, cores, sabores e embalagens atrativas.

As propagandas destes produtos tomaram conta das TVs com atores famosos e sorrisos cada vez mais brancos.

Mas a questão é: O creme dental clareador funciona mesmo?

Primeiro precisamos observar a composição química do produto clareador:

O procedimento clareador (caseiro ou a laser) utiliza produtos específicos à base de Peróxido de Carbamida ou de Hidrogênio em concentrações que variam de acordo com a aplicação do produto, mas isso faz com que necessitem de cuidados especiais de armazenamento e aplicação, pois podem causar queimaduras na gengiva até mesmo nas menores concentrações.

Sendo assim, um creme dental de uso diário, para não causar queimaduras na mucosa bucal, deveria apresentar uma concentração muito baixa de peróxidos, o que não seria suficiente para realizar o clareamento dental.

Se a composição química não clareia os dentes, como age o creme dental clareador?

creme-dental-clareador

Normalmente estes produtos são abrasivos (esfoliantes) e alguns até apresentam pequenas partículas no meio do creme, que “lixam” a superfície do esmalte, removendo biofilme dental e algumas manchas causadas pela alimentação e fumo, o que dá um aspecto de dente branco.

Existem efeitos colaterais?

Sim, e variam de uma leve sensibilidade até o surgimento de manchas mais escuras.

Crianças devem evitar este tipo de creme dental, pois a estrutura de seus dentes é mais frágil que a de um adulto.

Com o contínuo e a longo prazo deste tipo de creme dental, o processo de abrasão remove a camada superficial do dente (esmalte) e a dentina, uma camada mais sensível, fica exposta.

Esta camada é porosa (fácil de desgastar), e como nossa alimentação apresenta muito corante, os pigmentos podem penetrar nos poros do dente e piorar a coloração inicial.

Um estudo realizado em 2009 pela Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor, conhecida como PROTESTE, mostrou que o uso da maioria desses produtos não resulta, na prática, em clareamento dentário efetivo.

Foram testadas as sete pastas de dente líderes no mercado nacional: Aquafresh Ultimate White, Close-up Extra Whitening, Colgate MaxWhite, Colgate Total 12 Whitening, Crest Extra Whitening, Sensodine Branqueador Extra Fresh e Sorriso Whitening Explosion.

Os resultados mostraram que apenas as amostras da Close-up Extra Whitening e Colgate Total 12 Whitening apresentaram mudanças de cor. Mas todas as amostras (aprovadas e reprovadas) são mais abrasivas que as pastas comuns, o que promove a esfoliação do dente e consequentemente uma aparência mais branca, mas não por causa de ação química, como ocorre no clareamento realizado por um profissional habilitado.

 

Portanto, para não prejudicar a estrutura dos dentes, somente utilizem as pastas abrasivas como complemento do clareamento dental, e por um período determinado pelo dentista.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.