Criança pode usar creme dental com flúor?
Desde 2009 a Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança, mas foi em 2014/2015 que a Associação Americana de Pediatria se manifestou a favor do uso.
Toda essa preocupação se deve ao fato de que o creme dental engolido pela criança levasse à fluorose dental (manchas brancas nos dentes permanentes), mas o que realmente causa esse problema é a ingestão de flúor em excesso e sem a supervisão de um adulto.
Se os pais ficam de olho na pasta escolhida, na quantidade de creme que é colocada na escova ou dedeira, se responsabilizam pela escovação da criança e realizam consultas frequentes ao odontopediatra, não tem com que se preocupar.
Como escolher o creme dental ideal para meu filho?
Primeiramente leve seu filho a um odontopediatra para que ele avalie o primeiro dentinho do seu filho e indique a melhor forma de realizar a escovação.
Os bebês podem usar pastas de dente comuns, mas as infantis possuem um sabor mais atraente.
Procure nos rótulos uma pasta com concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão). As que possuem concentração inferior a 500 ppm não protegem das cáries.
Quanta pasta devo colocar na escova?
Para crianças até 2 anos o recomendado é o tamanho de um grão de arroz cru.
Após essa idade, pode aumentar gradativamente a quantidade para o tamanho de um grão de ervilha.
Se os papais usarem essas quantidades recomendadas pela Odontopediatria, mesmo que a criança engula o creme dental, não corre o risco de desenvolver fluorose.
O que eu acho de tudo isso?
Acredito que todos os pais querem o melhor para seus filhos e por isso recomendo as normas da odontopediatria, mas sempre que vejo alguém (pode me incluir nesta lista) escovando os dentes observo a quantidade de pasta usada na escovação e ela passa LONGE da recomendada.
Por isso gosto de falar aos papais de plantão que o creme dental com flúor só deve ser usado se for seguir rigorosamente esta regra e se houver supervisão de um adulto.
Você também vai gostar de ler:
Como saber se meu filho precisa usar aparelho?
Dentinho de leite nascendo torto? Veja o que fazer
Características da Superdotação
Chá de inhame para ovular, funciona mesmo?