Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Período fértil | Como calcular o Período Fértil

Período fértil | Como calcular o Período Fértil

Saber calcular o período fértil é importante para todas as mulheres, tanto as que querem evitar a gravidez, quando para as que estão tentando engravidar.

calcular-periodo-fertil-660x330

O período fértil é a fase do ciclo menstrual que ocorre a ovulação, ou seja, é a pequena janela de tempo em que a mulher pode engravidar. No entanto, não é recomendável utilizar somente o cálculo do período fértil para evitar a gravidez nem para engravidar, pois a continha que apresento aqui é apenas uma estimativa.

Como regra geral as pessoas assumem que o período fértil ocorre na metade do ciclo, mas não é exatamente assim. Para fazer a conta é preciso saber primeiro a duração do seu ciclo. Caso seu ciclo seja irregular, não será possível fazer o cálculo.

Como calcular o período fértil?

  1. Você precisa anotar a duração do seu ciclo durante os últimos 3 meses para saber sua duração, que normalmente pode variar entre 24 e 35 dias, sendo que o primeiro dia do ciclo é o dia da menstruação.
  2. A conta será: número de dias do ciclo menos 14. Por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, o dia aproximado da ovulação será o dia 16.
  3. No dia 16 do seu ciclo você provavelmente estará ovulando, portanto, as relações podem acontecer inclusive em torno de 2 dias antes, considerando que os espermatozoides podem sobreviver até 4 dias.
  4. Não restrinja as relações sexuais a este período, o melhor para quem está tentando engravidar e manter relações frequentes (3 vezes por semana), dessa forma suas chances serão maiores.

O ciclo menstrual não é garantia de ovulação, portanto, caso esteja tentando a mais de um ano, é importante procurar um especialista em reprodução humana para uma avaliação completa da fertilidade do casal.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual prepara o corpo da mulher para a gravidez. Está dividido em 3 fases: Folicular, ovulação e secretora. Cada uma dessas fases têm um papel importante e muitas mulheres inclusive chegam a sentir mudanças de ânimo. Confira cada fase, que ocorre independente da duração do ciclo:

  • Fase folicular ou proliferativa: Considerando um ciclo de 28 dias, entre o primeiro e o décimo terceiro dia, ocorre o crescimento folicular. Nesta fase muitos folículos crescem, e cada um deles guarda dentro de si um óvulo. No final desse processo apenas um folículo é “escolhido” para completar sua evolução e liberar o óvulo, enquanto os folículos restantes vão minguar.

De forma paralela, acontece o engrossamento ou proliferação do endométrio, que é o tecido interno do útero onde o embrião irá se fixar. Ou seja, nesta fase o corpo se prepara para oferecer as condições adequadas para a gravidez.

  • Ovulação: Entre os dias 14 e 15 do ciclo de 28 dias, o folículo se rompe e libera o óvulo para seu amadurecimento. A fecundação acontecerá se o óvulo estiver maduro e durante este período um espermatozoide que chegue pela trompa de Falópio conseguir penetrá-lo.
  • Fase lútea ou secretora: A última fase do ciclo que dura em tordo de 12-14 dias, nos ciclos de 28 dias é responsável pelo aumento da produção do hormônio progesterona, que provoca mudanças no endométrio para que o mesmo esteja receptivo ao embrião, no caso da fecundação ter ocorrido.

Você também vai gostar de ler:

Calculadora da ovulação e período fértil
Posso engravidar fora do período fértil?
Engravido somente no dia da ovulação?
Teste de gravidez online e grátis

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Para que serve o Teste de Compatibilidade Genética?

Talvez você tenha ouvido falar que o Ministério da Saúde tenha declarado suas intenções de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.