A Fertilização in vitro – FIV – é a melhor opção para engravidar para casais que são tentantes há mais de 1 ano em casos de infertilidade como:
– Homens: baixa contagem de espermatozoides; baixa motilidade dos espermatozoides (habilidade de se locomover); homens que realizaram vasectomia; homens com sêmen congelado.
– Mulheres: Idade igual ou superior à 38 anos; baixa reserva ovariana; endometriose; bloqueio das trompas de falópio; mulheres que realizaram laqueadura.
A importância da avaliação da fertilidade da mulher
A infertilidade é uma realidade muito comum na vida de casais em todo o mundo. Esse tema foi trabalhado por diversos sites e blogs em junho, o mês mundial da infertilidade, com o propósito de informar ao maior número de mulheres a importância da avaliação da fertilidade, pois com alguns exames simples que podem ser solicitados na consulta ginecológica de rotina, a mulher pode descobrir como está sua reserva ovariana, e ter a opção de escolha de quando engravidar e se é mais seguro realizar o congelamento dos óvulos.
Durante a campanha de conscientização no mês da infertilidade (junho) a clínica do grupo IVI em São Paulo recebeu gratuitamente para a avaliação da fertilidade o casal Débora – 38 anos -, e André -33 anos-, que são tentantes há 3 anos, e tiveram sua história contada aqui no Almanaque dos pais. Clique aqui para conhecer a história do casal e clique aqui para saber como foi a primeira consulta.
Após a realização de todos os exames solicitados pela Dra. Silvana Chedid para a avaliação da fertilidade do casal, uma nova consulta foi realizada para o diagnóstico:
“A presença da Síndrome dos ovários policísticos da Débora, associado a alterações no espermograma do André, foram as razões para a indicação do tratamento de Fertilização in Vitro com a técnica ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Ou seja, a causa da infertilidade é um fator combinado, algo que atualmente representa cerca de 20% dos pacientes que realizam tratamento de reprodução humana assistida”, explica Dra. Silvana Chedid.
Detalhes do diagnóstico e tratamento:
Para explicar cada ponto do diagnóstico e tratamento de fertilidade comentado pela Dra. Silvana, vamos por partes:
– Síndrome dos Ovários Policísticos é um transtorno endócrino que costuma causar irregularidade dos ciclos menstruais e dificuldades de ovulação, além de outros sintomas.
– Alterações no espermograma. Um bom resultado de fertilidade masculina no espermograma é ter mais de 39 milhões de espermatozoides na ejaculação e pelo menos 32% de espermatozoides com movimento progressivo, além de ao menos 4% de formas normais. Quando o resultado é inferior, a técnica ICSI, que consiste dentro do tratamento de FIV em preparar e selecionar o melhor espermatozoide para introduzi-lo diretamente no óvulo, aumentando as chances de gravidez.
A escolha do profissional em fertilidade e do laboratório para realização da Fertilização in vitro – FIV
Quando a Fertilização in vitro é a melhor opção para engravidar, o casal precisará avaliar alguns pontos importantes além o alto custo.
O procedimento não traz 100% de resultados positivos, pois muitos fatores influenciam em sua eficácia, tais como:
– causa da infertilidade;
– quantidade de óvulos de boa qualidade coletados;
– quantidade de embriões de boa qualidade gerados;
– idade da mulher (quanto mais nova, maiores suas chances).
Por conta desses fatores é importante procurar por profissionais em reprodução humana com experiência e que possuam ou utilizem laboratórios de boa qualidade, o ambiente em que a FIV será realizada também influencia na qualidade e quantidade de embriões que possam ser gerados. Você também pode solicitar os relatórios de resultados clínicos com as taxas de sucesso de tratamento da clínica, no caso do IVI, o relatório está disponível no site do grupo, clique aqui para ver.
Débora e André optaram por realizar a Fertilização in vitro na IVI, atualmente a maior clínica de reprodução humana do mundo.