Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Quando o saco gestacional aparece no ultrassom

Quando o saco gestacional aparece no ultrassom

O saco gestacional aparece no ultrassom transvaginal a partir da 5ª semana de gravidez. Se realizar o ultrassom transvaginal antes de 5 semanas de gravidez a mulher pode estar grávida mesmo sem que o saco gestacional esteja visível, sendo necessário repetir o exame após algumas semanas.

Quando o saco gestacional já é visível na 4ª semana de gravidez, ainda não é possível ver o bebê dentro dele, não sendo possível diagnosticar, por exemplo, uma gravidez anembrionária, ou seja, quando o saco gestacional está vazio.

 

Quando o saco gestacional aparece no ultrassom é gravidez?

A presença do saco gestacional e da vesícula vitelina dentro do útero confirma a gravidez. Outra avaliação realizada no ultrassom é se a implantação aconteceu no lugar certo, descartando a gravidez ectópica.

Outra informação importante é o batimento cardíaco do bebê, que começa a ser visualizado pelo ultrassom entre a 6ª e 7ª semana de gravidez.

Para confirmar a gravidez é necessário que todas essas informações acima sejam confirmadas, para isso o ultrassom deve acontecer a partir de 7ª semana de gravidez.

Nível de HCG por semana de gravidez

A tabela abaixo mostra a concentração de HCG por semana de gravidez, juntamente com os eventos, que são as características que aparecem no ultrassom nas primeiras semanas de gestação.

Fiz ultrassom com 5 semanas e não apareceu o embrião

Se o saco gestacional tiver medida inferior a 25mm, é possível que sua gravidez seja mais recente do que você imaginava e você deverá repetir o ultrassom, geralmente 1 ou 2 semanas, para tirar a dúvida. O erro de datação pode acontecer por conta de ovulação tardia.

Se o saco gestacional possui mais do que 25mm e não houver sinal do embrião dentro dele, provavelmente o diagnóstico será de gravidez anembrionária, também chamada de ovo cego.

 Você também vai gostar de ler

O que é gravidez anembrionária
7 Sintomas de Gravidez que você nem imaginava – Vídeo
Tireoide e gravidez: Qual é a relação?
Até quanto posso engordar na gravidez?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Porque a Data do Parto (DPP) do médico e do ultrassom não batem

A data do parto informada pelo médico é uma, a do ultrassom é outra, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.