Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Porque o dente permanente não nasce?

Porque o dente permanente não nasce?

O dentinho de leite caiu já faz um tempo e o permanente não nasce e nem dá sinal de vida?

dente permanente não nasce
Foto: Reprodução www.valvigirl.net

Quanto antes procurar um dentista melhor, pois vários problemas podem estar causando este atraso e esta demora pode acarretar outros problemas.

O que pode causar o atraso da erupção do permanente?

– Gengiva fibrosa:

É aquela gengiva mais grossa, dura, como uma cicatriz, o que dificulta o nascimento do permanente. Nestes casos, o dentista pode remover a parte fibrosa, e na maioria das vezes, o dente nasce sozinho.

– Falta de espaço:

Quando o dente permanente é muito grande para a base óssea = os dentes de leite são menores que os permanentes, mas quando essa diferença é muito grande, e o osso da criança não está tão desenvolvido, ocorre a retenção do permanente devido à falta de espaço para nascer.

Quando existe perda precoce do decíduo = os dentes de leite são guias na hora da erupção dos permanentes, mas quando são extraídos antes do tempo, osso é formado no local da raiz e o permanente tem mais dificuldade para nascer. Com essa demora, os dentes vizinhos se movimentam, fechando para o espaço vazio.

– Agenesia:

É a ausência do dente em questão, sua não formação.

Se o decíduo não possui sucessor, sua extração faz com que os dentes vizinhos se movimentem na direção do espaço vazio, o que pode ocasionar desde um desalinhamento da arcada até um problema ortodôntico mais complexo.

– Anquilose:

Quando o dente está “grudado” no osso, sem o ligamento periodontal (normal), o que impede sua movimentação.

Esse caso é mais raro e normalmente difícil de diagnosticar sua causa, mas o tratamento é praticamente único, extração e implante futuro, porém alguns ortodontistas ainda TENTAM puxar o dente anquilosado, mesmo com pouca chance de sucesso.

Você também vai gostar de ler:

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?
Meu filho não gosta de comer, o que faço?
Até quando devo escovar os dentes do meu filho?
Alimentos que podem causar engasgo em seu filho e você nem imagina

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa

6 dicas simples e essenciais para seu filho dormir bem e na hora certa, transformando o dormir e o acordar em momentos especiais e mais felizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.