Home / Colunistas / Dra. Claudia Hakim / Você já ouviu falar do ENCCEJA? Exame para certificação de ensino médio para jovens e adultos?

Você já ouviu falar do ENCCEJA? Exame para certificação de ensino médio para jovens e adultos?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO ENCCEJA ? EXAME PARA CERTIFICAÇÃO DE ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS ?

O ENCCEJA (Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame totalmente gratuito servindo para conceder certificados de conclusão do Ensino Médio, para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos residentes no Brasil ou no Exterior. As provas são aplicadas no mesmo dia (manhã e tarde), podendo participar qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o Ensino Fundamental, e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o Ensino Médio.

encceja 2018

Qualquer um pode participar do exame do ENCCEJA, podendo estudar sozinho, com o apoio de um amigo ou através de escolas de supletivo públicas ou privadas. Sob o reconhecimento do Ministério da Educação em todo o Território Nacional, o exame é feito pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O exame do ENCCEJA é composto de quatro provas onde é necessário se obter 100 pontos por matéria no mínimo. Para atingir 100 pontos por matéria é necessário acertar 10 questões de 30 de cada prova, ou seja, é necessário acertar 1/3 de cada prova para se habilitar em cada uma das 4, e nota igual ou superior a 5 em redação de um total de 10 pontos.

O ENCCEJA passou a ser realizado visando à certificação do Ensino Médio, pois o ENEM Desde então se destina somente a aprovação para o ensino superior.

À parte, para quem não tem certificação de conclusão do Ensino Médio, basta se inscrever todo ano normalmente para ENCCEJA, quando houver (normalmente a cada 1 ou 2 anos) e na ficha de inscrição pela internet marcar que deseja o certificado de conclusão do Ensino Médio, lembrando que o ENCCEJA é gratuito. Assim, a prova será utilizada para obtê-la mesmo que não tenha frequentado uma escola.

No ano em que conseguir completar todas as pontuações mínimas, basta se dirigir a Secretaria da Educação do seu Estado, ou ao consulado brasileiro no país onde estiver, e solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino correspondente, fundamental e/ou médio obtidos. Algumas Secretarias da Educação de alguns Estados mais informatizados estão emitindo o certificado de conclusão automaticamente e enviando para a Diretoria de Ensino mais próxima e, por sua vez, esta última direciona para a própria escola onde os candidatos fizeram as provas.

O exame do ENCCEJA é constituído de provas estruturadas da seguinte forma:

  • Prova 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova 2 – Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova 3 – Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Prova 4 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

É importante ficar atento aos sites oficiais para obter mais detalhes sobre as matrículas, principalmente.

Uma dúvida que sempre surge também é relacionada a necessidade de fazer a prova de Ensino Fundamental para depois garantir o certificado de Ensino Médio. Importante: quem busca os dois certificados pode fazer diretamente a segunda prova, desde que já tenha 18 anos completos.

Ou seja, o certificado de Ensino Médio possui a certificação de Ensino Fundamental integrada.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o ENCCEJA 2018, você pode ligar diretamente para o INEP e esclarecer as suas dúvidas, telefone do Inep é: 0800 616161. Boa sorte, e seja persistente e confiante, estude e tenha disciplina para conseguir o tão sonhado diploma de conclusão dos estudos.

É importante ficar atento aos sites oficiais para obter mais detalhes sobre as matrículas, principalmente. Até a publicação deste post não havia data oficial para a realização do ENCCEJA 2018.


Extraído do site : https://www.encceja2018.pro.br/

Sobre Claudia Hakim

Advogada Especializada em Direito de Educação e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog e grupo no Facebook voltado para a Educação de Crianças Superdotadas : “Mãe de Crianças Superdotadas : www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com Membro Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento (IBSDND) Contato : claudiahakim@uol.com.br/ Fone : (11) 35113853

Veja também

Direitos Educacionais dos alunos com QI abaixo de 90 | Deficiência Intelectual Leve

Direitos Educacionais dos alunos com QI abaixo de 90 – deficiência intelectual leve. Direito ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.