Home / Gestação e parto / Preparativos / Chá de bebê – brincadeira tradicional e sugestões de castigos, prendas ou micos

Chá de bebê – brincadeira tradicional e sugestões de castigos, prendas ou micos

barriga meninaA brincadeira tradicional do chá de bebê é a de adivinhação. A gestante precisa adivinhar qual o presente que ganhou e quem deu. Os presentes podem estar embrulhados com vários jornais, dentro de caixas, entre outros artifícios que deixarão a brincadeira ainda mais divertida.

Nesta modalidade o pai também pode ajudar, e quando o papai ou mamãe erram eles precisam pagar um castigo ou prenda.

Você também pode gostar:
Chá de bebê – como organizar em 10 etapas
Chá de bebê – lista de presentes
Chá de bebê – 7 sugestões de brincadeiras diferentes

A brincadeira tradicional de chá de bebê funciona assim:

Convidados:

Os convidados devem ser orientados, de preferência já no convite, que o presente deverá ser embrulhado para a brincadeira de adivinhação. Vale colocar jornal para ficar maior, pedrinhas para ficar mais pesado (sem exageros), isopor, caixa de sapato, embrulho barulhento, enfim, quanto mais difícil de identificar melhor.

A mamãe e o papai

A gestante ficará sentada em uma cadeira onde todos os convidados possam vê-la. O papai deverá ficar ao lado dela.

Primeira etapa

A mamãe ou o papai poderão ser vendados ou não. Ela deverá receber em suas mãos o presente bem embrulhado e tentará, com ou sem a ajuda do papai, adivinhar o que é o presente. Se os papais adivinharem nada acontece, porém se errarem terão que pagar uma prenda ou castigo (abaixo algumas sugestões).

Segunda etapa

Após a adivinhação do presente os papais poderão abrir a embalagem para conferir o presente e, na sequência adivinhar quem deu o presente. Existem três formas para adivinhar quem presenteou:
Opção 1: pela embalagem e presente os papais terão 3 chances para acertar quem deu o presente (o número de chances pode ser maior ou menor de acordo com o número de convidados);
Opção 2: após abrir o presente os papais terão 1 ou 2 chances para adivinhar quem presenteou. Se acertarem o convidado é quem pagará a prenda. Neste caso geralmente só há uma chance, assim os convidados se empenharão para disfarçar.
Opção 3: os papais são vendados e quem presentou o casal deverá ficar na frente de um deles e dar uma parte do corpo para eles tocarem a adivinharem quem é. As partes são: rosto, cabelo, braço e mão, perna ou pé. Outra alternativa é pedir para que a pessoa que presenteou fale uma ou duas palavras, neste caso ela não poderá ser tocada.

O que importa, na verdade, é que o chá de bebê seja um momento agradável e divertido para todos os convidados, mesmo que eles também tenham que pagar prendas. E como a diversão é quem rege o ritmo das brincadeiras, quem estiver organizando deverá observar se algum tipo de brincadeira poderá deixar um convidado mais tímido constrangido e propor outras opções, garantindo um clima leve e muito gostoso para todos os envolvidos.

Dica para os castigos, prendas ou micos para chá de bebê:

Quando os castigos ou prendas também envolvem os convidados, evite pinturas ou combine antes para que ninguém fique desconfortável.
– camiseta tamanho família (a mamãe veste uma camiseta branca bem grande, onde todos os convidados escreverão mensagens de carinho para a chegada do bebê. A camiseta será guardada pela mamãe como recordação deste dia);
– pintura na barriga, rosto, braços e pernas (use somente produtos antialérgicos e que sejam facilmente removidos com água, evite usar cosméticos dos convidados que podem causar alguma reação alérgica na pele sensível da mamãe);
– acessórios engraçados (tiara, faixa de miss, óculos, chapéu, roupa para vestir por cima, pantufa, chupetona, mamadeira gigante…);
– dançar músicas com coreografia: Pintinho amarelinho (Galinha Pintadinha), Não se reprima(Menudos); Macarena, entre outras;
– dançar músicas “da moda”: axé, funk…;
– cantar canção de ninar ou música infantil;
– contar piada;
– desfilar;
– recitar poema;
– imitar personagens (de desenho, novela ou filme);
– imitar bebê.

Se o convidado não quiser pagar a prenda ele poderá, por exemplo, sentar em uma bexiga para estourá-la. Se você não quiser que essa pessoa se sinta exposta devido à timidez, separe uns docinhos para presentear os que não quiseram participar, assim eles não se sentirão por fora da brincadeira, afinal o que importa é a diversão!
Após terminarem as brincadeiras distribua docinhos para todos!

Desejamos que o chá de bebê seja um sucesso!

Leia também:

Chá de bebê – como organizar em 10 etapas
Chá de bebê – lista de presentes
Chá de bebê – 7 sugestões de brincadeiras diferentes
Enxoval de bebê – lista de itens

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

cha de bebe marinheira by Pinterest 02

Chá de bebê Marinheira | Decoração para menina

Confira muitas sugestões de decoração para chá de bebê marinheira, um tema inovador para meninas.

19 comentários

  1. Deveria ter mais prendas fáceis e mais populares sla não supriu minhas necessidades

  2. MARIA ROSILENE DA S MORENO

    QUERO SÓ PARABENIZA-LO PELO SITE …

  3. MARIA ROSILENE DA S MORENO

    Gostaria de agradeçer pela as dicas ,estou fazendo uma festa de cha de fralda para minha sobrinha e amei as ideias ,dos bingos das bricadeiras das prendas ,muitos legais . agradecida e espero que tenha mas nvidades ,gente nao custa nada parabeniza-los pelo o talento desda pessoa do site …

    legal mesmo

    • Almanaque dos pais

      Obrigada pela sua mensagem Maria!
      Ficamos imensamente felizes em saber que estamos ajudando você a organizar uma festa tão especial como é o chá de bebê.
      Desejamos uma linda festa para vocês!
      Beijos

  4. Nossa stou perdidinha nunca fui em nenhum chá de bebê. Não sei q brincadeira faço sou tímida demais só vi esse bingo agora e meu chá ja é domingo 22/02/15, o q fazer socorro. ..

    • Almanaque dos pais

      Olá Mari, tudo bem?
      As brincadeiras de chá de bebê devem combinar com seu estilo, existem várias opções que podem divertir todos seus convidados, sem que deixem você envergonhada. Uma sugestão é não realizar aquelas brincadeiras em que a mamãe fica toda pintada, afinal as fotos raramente ficam dignas de um porta-retrato na sala, não é mesmo?
      Confira algumas sugestões de brincadeiras divertidas nesse link: 7 sugestões de brincadeiras diferentes para chá de bebê.
      Beijos

  5. Amei tudo…queria sugestões para o cha da revelacao do sexo do bebe

  6. Patrícia Melo

    Excelente matéria. Desculpas mas não localizei a sugestão de brindes pra quem for premiado no baby bingo.

    • Almanaque dos pais

      Olá Patrícia, tudo bem?
      As dicas estão no finalzinho do artigo, são elas:
      O legal é tentar fazer brindes temáticos, que tenham relação com a decoração ou com o tema bebê. Os mais práticos são:
      – pirulitos (aqueles em espiral coloridos são fofos e ainda podem fazer parte da decoração);
      – saquinhos com balas sortidas ou de goma;
      – bombons;
      – lápis ou caneta personalizados;
      – docinhos diferentes aos servidos na festa (pode ser um brigadeiro maior ou de outro sabor ou uma caixinha com 4 ou 6 docinhos para levar para casa).

      Beijos

  7. Olá, equipe Almanaque dos pais, voltei kkk! Hoje faz nove dias após o treino no período fértil, sinto meu ovário esquerdo uma leve dor, tipo uma fisgada, que vai e volta, como se fosse de ovulação, o que será isso? Há três dias anteriores, eu senti uma forte dor nas pernas, cabeça e cólica. Lembrando que não faço uso de AC há 1 ano. Help…

    • Almanaque dos pais

      Olá Ana, tudo bem com você?
      Existem alguns sintomas de ovulação, gravidez e até de TPM que podem ser facilmente confundidos, o que deixa as tentantes muito confusas (e até frustradas) nesse período.
      A dica é observar seu corpo e, havendo atraso da menstruação, realizar um teste de farmácia ou exame de sangue (beta-HCG) para confirmar ou descartar a gravidez.
      Sugerimos para você a leitura do artigo abaixo que relaciona 21 os principais sintomas de gravidez.
      http://www.almanaquedospais.com.br/os-21-sintomas-mais-comuns-nas-primeiras-semanas-de-gravidez/
      Estamos na torcida, volte novamente para nos contar, combinado?
      Beijos

  8. Letícia Corrêa

    ‘ Olá ameeei , ameei as dicas estava perdidinhha aqui rs , gostaria muuuuiiiiiito de receber as cartelas para o bingo fareei ele pra descontrair serão aproximadamente 85 convidadod farei num buffet rs Obg cartela ROSA pro cha da minha princesa Manuella s2

  9. OI QUERIDA TENHO UM PROBLEMÃO PRA VC MIM AJUDAR POIS MEU CHA JÁ É AGORA DIA 19/01/2014 E QUERIA MUITO QUE VC MANDA-SE PARA ESSE EMAIL 50 CARTELAS POR FAVOR POIS ESTAVA SEM IDEIAS E DEPOIS QUE ACHEI ESSE BINGO AMEI VAI SER UM MENINO EU QUERIA AS CARTELAS AZUL, POR FAVOR MIM SOCORRRRRRRRRA DESDE JÁ ESTOU GRATA,ESTAREI ESPERANDO RESPOSTAS.

    • Almanaque dos pais

      Olá Risoneide,
      Como o seu chá de bebê será 1 dia antes da nossa publicação enviaremos as cartelas por e-mail para você até sexta!
      Depois volte para nos contar como foi o chá, combinado?
      Beijos

  10. Por favor, coloquem modelos e convites para cha de fraldas nas cores azul e rosa.

    Beijos

    • Almanaque dos pais

      Olá Suelen,
      Obrigada pela dica, vamos colocar em nossa programação criar convites para chá de bebê de meninos e meninas!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.