Home / Filhos / Educação e comportamento / Dicas para evitar o afogamento infantil

Dicas para evitar o afogamento infantil

afogamento infantilO afogamento infantil é a 2ª maior causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos, segundo ONG Criança Segura, ficando atrás somente das mortes causadas por acidentes de trânsito.

Não pense que o risco de afogamento ocorre somente em piscinas e rios e praias, onde o volume de água é muito grande, boa parte dos afogamentos acontecem em casa mesmo, em bacia, balde, vaso sanitário, banheira, poços ou qualquer local onde há acúmulo de água, 5 cm são suficientes para causar afogamento de crianças com até 4 anos de idade.

Dicas para evitar o afogamento infantil:

Supervisão de um adulto

Mesmo em locais com salva-vidas ou monitor, a supervisão de um adulto é necessária, seja na praia, piscina, clube, represa ou rio. Até os adolescentes que já sabem nadar precisam de supervisão e orientação, pois algumas brincadeiras ou “desafios” podem colocá-los em risco desnecessariamente.

Feche o acesso à lavanderia

Não deixe a criança tenha acesso a locais com baldes, bacias e outros recipientes com água. Especialmente os crianças com até 4 anos, em que a cabeça é mais pesada, quando mergulham a cabeça em baldes, por exemplo, não conseguem levantar.

Esvazie recipientes com água e armazene virados para baixo

Para evitar acidentes em baldes, bacias, piscinas infantis e outros recipientes com água, esvazie sempre após o uso e armazene virados para baixo para evitar que chuva e outros fatores volte enchê-lo.
Os recipientes que não podem ser esvaziados, como o vaso sanitário, devem estar sempre com a tampa abaixada e, se possível, com dispositivo de segurança.

Poços, caixas d’água, cisternas e tonéis fechados

Além do risco de afogamentos, os compartimentos acima também devem estar fechados para evitar que animais contaminem a água, além do risco de proliferação de insetos como o mosquito da dengue.

Porta do banheiro sempre fechada

Mantenha a porta dos banheiros fechada, evitando riscos de afogamento em banheiras, pias e vaso sanitário.
Saiba mais: Dicas para evitar acidentes com as crianças no banheiro.

Banho somente com supervisão

Nunca deixe uma criança sozinha na banheira, nem por 1 minutinho para atender a porta ou telefone.

Aulas de natação

A partir dos 3 anos de idade você já pode matricular seu filho em alguma escola de natação. Saber nadar ajudará a evitar afogamentos, porém a supervisão de um adulto continua essencial.

Cuidados em piscinas

Verifique a profundidade mesmo nas piscinas infantis e permita que a criança utilize somente a piscina própria para a sua idade sempre acompanhada de um adulto.

Cercar piscina residencial

Em casas com piscina, esta deverá estar cercada para evitar o acesso da criança sem um adulto supervisionando. As cercas devem ter, pelo menos, 1,50m de altura e sem que seja possível escalar. A porta de acesso deverá ser fechada com chave, cadeado ou trava de segurança.

Cuidados em represas, praias e rios

Verifique se a água é própria para banho e o local em que a criança poderá ficar, pois há risco de correnteza, buracos, pedras, buracos e até árvores submersas que podem fazer com que a criança se afogue.
Procure ficar próximo ao corpo de bombeiros (salva-vidas).
Atente para as placas que indicam os locais impróprios para banho e perigos. Respeite a sinalização!

Uso de colete salva-vidas

O colete salva-vidas é o método mais seguro para prevenir afogamentos. A utilização de boias, espaguetes flutuantes e outros infláveis é considerado recreativo.

Em caso de emergência ligue:

192 para Ambulância
193 para Bombeiros

Agora que você já sabe como prevenir afogamento infantil, é hora de convidar as crianças para brincar na água e se refrescarem sem riscos e com muita diversão!

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Direitos do aluno com Síndrome de Down

Aluno com Síndrome de Down tem direito a atendimento educacional especializado e professor auxiliar, em sala de aula comum, dentro de um sistema regular de ensino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.