Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / 6 Dicas para dar tchau para a chupeta

6 Dicas para dar tchau para a chupeta

Dicas para dar tchau para a chupeta:

tchau para a chupeta

Foto: Reprodução www.sciencedaily.com

O uso frequente da chupeta durante a erupção dos dentes e desenvolvimento da criança faz com que ela desenvolva problemas na arcada dentária e na fala (ceceio – língua fica entre os dentes para pronunciar sons com “S e Z”), pois ela está aprendendo a se comunicar com um objeto entre os dentes, alterando os sons e a posição da língua.

As vezes o uso da chupeta passa dos 2 anos e começa a ser um auxílio para situações novas ou de estresse, como iniciar a escolinha.

Quando o seu filho começa a crescer e a chupeta continua sendo a melhor forma de acalmá-lo, devemos nos preocupar e procurar removê-la o quanto antes, mas sabemos que nem sempre é fácil.

Dicas para dar tchau para a chupeta

A tendência é seu filho dar tchau para a chupeta espontaneamente, pois a necessidade de sucção diminui conforme ele cresce, mas se isso não acontecer aqui estão algumas dicas para te ajudar neste processo:

– Períodos = diminua aos poucos os períodos de uso da chupeta, até que ele passe a usá-la somente ao dormir.

– Conscientizar = crianças adoram se sentir bonitas e mais velhas, por isso, elogie e mostre que as crianças mais velhas e adultos não usam chupetas.

– Prêmios = uma ideia é criar um calendário para anotar os dias que a criança ficou sem a chupeta e premiar a cada semana com brincadeiras, passeios ou até mesmo um presentinho.

– Dormir = escove os dentes antes de ir para a cama e mude a rotina antes de dormir com uma historinha ou canção de mocinha e mocinho, reforçando a ideia de que seu filho cresceu.

– Resfriado = pode ser um momento oportuno para iniciar o desapego, pois a congestão nasal dificulta a respiração e a criança tende a evitar a chupeta para respirar melhor pela boca. Nessa hora, esconda as chupetas e se seu filho pedir, espere um pouco antes de ceder, tente distrair sua atenção e ele pode esquecer que pediu.

– Furinho = se você fizer um furinho no bico da chupeta, a sucção perde a graça, pois a criança vai sugar o ar de dentro do bico.

Lembre-se de que este processo deve ser gradual, mas devemos ser firmes quando a ele, pois quanto mais tempo houver o habito, mais difícil é sua remoção.

Você também vai gostar de ler:

Pé cresceu depois da gravidez? É verdade!
Refrigerante danifica os dentes ou causa cáries?
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
Os melhores sucos naturais para lancheira das crianças

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Terrible two: Crianças com 2 anos, dê opções para evitar complicações

Terrible two é o nome dado à primeira adolescência do bebê, fase dos 2 anos em que o "Não" vira a palavra preferida! Veja as dicas para evitar birras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.