Dicas para dar tchau para a chupeta:
Foto: Reprodução www.sciencedaily.com
O uso frequente da chupeta durante a erupção dos dentes e desenvolvimento da criança faz com que ela desenvolva problemas na arcada dentária e na fala (ceceio – língua fica entre os dentes para pronunciar sons com “S e Z”), pois ela está aprendendo a se comunicar com um objeto entre os dentes, alterando os sons e a posição da língua.
As vezes o uso da chupeta passa dos 2 anos e começa a ser um auxílio para situações novas ou de estresse, como iniciar a escolinha.
Quando o seu filho começa a crescer e a chupeta continua sendo a melhor forma de acalmá-lo, devemos nos preocupar e procurar removê-la o quanto antes, mas sabemos que nem sempre é fácil.
Dicas para dar tchau para a chupeta
A tendência é seu filho dar tchau para a chupeta espontaneamente, pois a necessidade de sucção diminui conforme ele cresce, mas se isso não acontecer aqui estão algumas dicas para te ajudar neste processo:
– Períodos = diminua aos poucos os períodos de uso da chupeta, até que ele passe a usá-la somente ao dormir.
– Conscientizar = crianças adoram se sentir bonitas e mais velhas, por isso, elogie e mostre que as crianças mais velhas e adultos não usam chupetas.
– Prêmios = uma ideia é criar um calendário para anotar os dias que a criança ficou sem a chupeta e premiar a cada semana com brincadeiras, passeios ou até mesmo um presentinho.
– Dormir = escove os dentes antes de ir para a cama e mude a rotina antes de dormir com uma historinha ou canção de mocinha e mocinho, reforçando a ideia de que seu filho cresceu.
– Resfriado = pode ser um momento oportuno para iniciar o desapego, pois a congestão nasal dificulta a respiração e a criança tende a evitar a chupeta para respirar melhor pela boca. Nessa hora, esconda as chupetas e se seu filho pedir, espere um pouco antes de ceder, tente distrair sua atenção e ele pode esquecer que pediu.
– Furinho = se você fizer um furinho no bico da chupeta, a sucção perde a graça, pois a criança vai sugar o ar de dentro do bico.
Lembre-se de que este processo deve ser gradual, mas devemos ser firmes quando a ele, pois quanto mais tempo houver o habito, mais difícil é sua remoção.
Você também vai gostar de ler:
Pé cresceu depois da gravidez? É verdade!
Refrigerante danifica os dentes ou causa cáries?
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
Os melhores sucos naturais para lancheira das crianças