Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Por que a gravidez é contada em semanas?

Por que a gravidez é contada em semanas?

Você sempre ouviu falar que a gravidez dura 9 meses e agora descobriu que seu médico e todos os sites de gestação falam em semanas de gravidez. Afinal, por que a gravidez é contada em semanas?

Foi estimulada uma regra internacional para que todos os profissionais de saúde possam datar a gestação com o mesmo critério. Como os meses são variáveis (de 28 a 31 dias) a forma mais adequada e segura é tratar como semanas. Outro fator que contribuiu para a contagem da gravidez em semanas é a quantidade de informações e evoluções do bebê, especialmente nas primeiras semanas de gestação. Ao tratar a informação em meses perderiam-se muitas informações importantes, assim como o melhor período para realizar exames de ultrassonografia ou de sangue.

gravida-deitada-01

A gravidez dura 40 semanas, ou 280 dias

Um dado importante (e um pouco confuso) é que a gestação começa a ser contada antes mesmo de você engravidar, ou seja, no primeiro dia da sua última menstruação. Foi adotado esse critério porque não se sabe exatamente o dia da ovulação e fecundação do óvulo, já que cada organismo se comporta de forma diferente.

A gravidez completa dura 40 semanas, ou 280 dias. Porém se for considerar a partir do dia da fecundação, a gravidez durará 38 semanas, ou 266 dias, pois a concepção acontece, em média, 2 semanas após o primeiro dia da menstruação.

Vale lembrar que a partir da 37 semanas completas de gestação o bebê já não é mais considerado prematuro, está pronto e maduro para nascer. Fique atenta aos sintomas de trabalho de parto.

Se a gravidez começa no primeiro dia da última menstruação, que dia engravidei realmente?

Considerando o ciclo de 28 dias, o mais comum entre as mulheres, a ovulação geralmente acontece 14 dias após o primeiro dia de menstruação, por exemplo:

  • 1º dia da última menstruação: 1º de junho
  • Dia da ovulação/fecundação: 15 de junho
  • Semanas de gestação em 20 de dezembro: 28 semanas de gestação
  • Data prevista do parto: 08 de março

Para saber de quanto tempo você está grávida, acesse nossa calculadora da gravidez.

Não sei a data da minha última menstruação, como saber de quantas semanas de gravidez estou?

Desconhecer a data da última menstruação, ou mesmo ter ciclos irregulares, dificulta um pouco a contagem das semanas de gestação. Porém ultrassons realizados antes da 12ª semana de gestação conseguem estimar o início da gestação de acordo com o desenvolvimento do bebê, pois nessa fase os bebês se desenvolvem de forma bem parecida. Após a 12ª semana esta contagem perde sua credibilidade, pois a genética dos pais influencia em seu tamanho e peso, tornando difícil qualquer análise sobre o início da gestação.

Se não souber a data da sua última menstruação, mas souber a data provável do parto, você também pode utilizar nossa calculadora da concepção. Através da data da concepção você pode voltar 2 semanas no calendário para estimar o início da gravidez.

Gravidez semana a semana

Agora que você já sabe as razões para sua gravidez ser contada semana a semana, que tal acompanhar conosco a evolução de seu bebê e de seu corpo?

Clique na semana de gestação abaixo e confira, também, dicas de alimentação, comportamento e muito mais!

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Você também vai gostar de ler

Gravidez: Vídeo do desenvolvimento fetal
Sexo na gravidez: As 11 melhores posições (com imagens)
13 alimentos de devem ser evitados durante a gravidez

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.