A história de uma mãe que descobre que está com câncer

Olá, meu nome é Luciana, tenho 40 anos, sou Mãe da Sofia de 4 anos, e tenho mais dois filhos peludos, o Bug e Pituka. Sou esposa do Daniel que me presenteou com mais duas meninas lindas vindas de outro relacionamento.

Neste momento me sinto “ presa”, cheia de Projetos em mente, cheia de coragem! Mas, talvez por conta da situação e cansaço, sem vontade, sem ânimo.

Deus coloca em nosso caminho pessoas especiais, e disso posso falar de boca cheia! Como é importante num processo de doença ter um amigo por perto, pra segurar sua mão, te puxar pra cima, te ajudar. Refiro-me especificamente agora à Monica Romeiro que se tornou minha “amiga de infância” depois que ficamos velhas! (essa é uma longa historia que conto em outra oportunidade). Por conta de nossa amizade sólida, tive esse impulso de escrever, de sair da bolha em que me encontro e partilhar com vocês minha história …

A história de uma mãe que descobre que está com câncer

Dia 17 de maio de 2012 descobri, por obra do destino, um câncer raro. O pior dia da minha vida. Receber uma notícia dessas é como ver que sua vida foi boa enquanto durou e que seus dias estão contados. É cruel.

Meu primeiro e único pensamento foi a Sofia. Como poderia ir embora tão cedo sem antes passar meus valores a ela? Na ocasião ela tinha apenas dois aninhos.

Lembro que na primeira cirurgia que fiz, e a mais complexa, para retirada do tumor primário, fui ao quarto dela durante a madrugada me despedir (já que internaria na manhã seguinte). Chorei até me desidratar. Que momento difícil, porque a vida haveria de fazer isso comigo…

 

Eu e minha filha dias após a cirurgia, ainda com meu cabelo natural.
Eu e minha filha dias após a cirurgia, ainda com meu cabelão.

Desde o começo de toda essa tormenta sempre fui muito sincera com ela, explicando, na linguagem de uma criança de 2 anos, que a Mamãe estava “ dodói”, que iria ao Hospital ficar uns dias por lá, para cuidar desse “ dodói”.

Ter câncer é difícil pra qualquer um e em qualquer idade, é um golpe da vida sem dó, uma apunhalada! Mas quando se tem um filho pequeno o medo se multiplica, mas sempre adotei a sinceridade para tratar esse assunto com ela.

De início, o fato de ser Mãe me deixava depressiva, eu olhava pra ela e não podia me conter, mas logo depois me imbui de algo inesperado e descobri observando aquele olhar doce e meigo que a força pela qual eu buscava estava bem ali na minha frente, e tinha nome: Sofia.

Comecei então a lutar pela vida de verdade, lutar para poder ficar com ela, lutar para me curar, lutar para levantar da cama e levá-la pra escola, lutar para cuidar daquele pedacinho de gente que dependia 100% de mim.

A dor e o desespero deram espaço à esperança e à vontade absurda de viver.

Da Sofia sempre vieram o apoio que precisava e preciso! Sempre com a VERDADE, sempre.

Ela também tem seus momentos de revolta, interpreto alguns como revolta pelo meu estado e outros pela própria idade mesmo.

Difícil separar esses dois! Porque dói dar bronca quando ela apronta para chamar minha atenção pelo fato da minha ausência, pois estou sempre em consultas, tratamentos e exames. Ser Mãe é uma tarefa árdua, diária, e não tem nada nessa vida que possa machucar mais uma Mãe do que ver seu filho sofrer.

Tento o tempo todo conduzir tudo da melhor maneira, entendendo o lado dela, mas também o meu lado, porque perdemos a paciência com nossos filhos com muita frequência e isso é muito normal! Estranho se fosse ao contrário. Até nisso ela tem me ensinado a ser melhor, não só como Mãe, mas como pessoa.

Tenho muitas histórias para dividir com vocês, pois há dois anos estou nessa luta… De lá pra cá muita coisa mudou, valores, vontades e o principal: a forma de educar minha filha.

 

Nos veremos em breve,

Beijos
Luciana Bernal

Sobre Luciana Bernal

Luciana Bernal é mãe da Sofia de 4 anos, esposa e fotógrafa especializada em gestantes e crianças. Descobriu em 2012 que está com um câncer raro, uma doença que lhe trouxe ainda mais vontade de viver e aproveitar cada momento com sua família e amigos, além de registrar um lado mais sensível e emocionante em seus trabalhos fotográficos.

Veja também

Vida

Luciana Bernal, uma mãe que enfrenta o câncer, neste post festeja a vida com a chegada do Vitor, filho de um casal de amigos.

69 comentários

  1. Gisele Villaverde

    Conheci a Lu por indicação do seu lindo trabalho como fotógrafa. Ela fez a festa do meu filho de 4 anos e temos amigos em comum…ela já estava em tratamento e fez o seu trabalho tão lindamente…
    E só me fez ver o quanto ela é guerreira e cercada de amigos e pessoas que a amam.. tenho certeza que ela vai vencer…ela já está vencendo!
    Um super beijo Lu e obrigada por ter feito parte em algum momento da minha vida com sua força e beleza.

    Gisele( amiga da Bruna, Luciere Friia)

    • Luciana Bernal

      Gi querida! que bonitas palavras….foi muito bacana te conhecer e fotografar seu filhote. Com certeza ainda vamos tirar muitas fotos!!!! um beijo carinhoso!

  2. Cibeli Zanon Ghovatto do Couto

    Oi Lu, adorei o seu blog….. continue a escrever poisvc ira ajudar mtas pessoas com toda a sua grande luta, vc é uma guerreira!!!! Te desejo mto sucesso em tudo que vc se puser a realizar!!! Te amo bjs da cunha…..

    • Luciana Bernal

      Cunha obrigadaaaaaa!!!! obrigada pelo apoio incondicional, pelo carinho, pelo afeto, pelos momentos felizes e tristes que já passamos juntas.
      Te amo!
      beijooo

  3. liliana guimaraes

    Ola, acabei de ler o seu comentario no seu blog atraves de uma amiga. Tenho 45 anos, e sou mae de 3 lindas criancas. Minha filha que esta com 11 anos, e meus gemeos, meninos com 6 anos… Ja tenho voce, nas minhas oracoes, e DEUS, ha de saber o que e melhor para voce. Se ELE escutar a minha vontade, a SUA e com certeza a de muitas outras pessoas amigas e distantes, voce consiguira vencer esta batalha cruel.
    Nao temos nada em comum, a nao ser ser mae. Tive sim, durante muitos anos da minha vida, uma batalha quase sem fim, para poder ter os meus tres filhos. Isto ja foi sim uma licao enorme para dar valor a cada momento que vivo hoje. Nos momentos mais dificieis, tenho certeza que ELE esta e estara comigo. Te desejo de coracao, como mae principalmente, que sua vida, seja muito prolongada com qualidade e muita saude. DEUS abencoe voce e a sua familia. Mande noticias, se quiser, por favor. Bjs.

    • Luciana Bernal

      Oi Lilian! que bacana “ganhar” uma amiga nova! Posso imaginar o que passou para ter seus filhos e por isso deve me entender bem….eles são tudo em nossas vidas , não?! Por favor me coloque sim em suas orações, e vamos nos falando! Vc pode me seguir aqui pelo site ou então pelo face, assim vc acompanha as colunas e torce por mim!!!
      Um beijo estendido a toda sua famiia e muito obrigada pela força!!! 🙂

  4. Que honra ser citada logo no primeiro post Bis! Que honra ser sua amiga de infância – mesmo depois de velhinhas – e estar ao seu lado em tantos momentos que nem dá para enumerar.
    A você, minha amiga, só os melhores desejos e energias, dentre eles o mais novo é muito sucesso em seu blog, que sua força chegue aos olhos de outras mamães e seu exemplo impulsione muitas curas e vontades de viver.
    Amo você Bis!

    • Luciana Bernal

      Agora ficou difícil falar heim!? Devo isso a vc Mô! , que sempre me apoiou a escrever …..no meu tempo, sempre esteve e está ali pra qualquer coisa! Uma amiga que Deus me presenteou assim….do nada! caiu no meu quintal!rsrsrsr
      Obrigada mil vezes é muito pouco por essa oportunidade! Torço muito por você , pelo almanaque que já é sucesso!
      Te amo demais Bis! amo os mini Bis tbm!! muito muitão 🙂

  5. Lu, te juro, não consigo nem imaginar o quão difícil deve ser passar por tudo isso e além de admiração e desejo de que tudo isso acabe logo e muito bem, eu estou aqui DE VERDADE pro que você precisar e o que eu puder fazer por vocês mesmo a um oceano de distância eu ESTOU AQUI! Tem
    Coisa que só Sai da gente por escrito! Escreva! Escreva! Escreva! Grande beijo cheio de lindas memórias Dani Cabral

    • Dani queridíssima!
      Sei que esse texto deve ter te tocado ( sensibilidade a mil né?! rsrsr)
      Pode deixar que qualquer coisa grito , mesmo com um oceano de distância!
      Vou continuar escrevendo Dani, me fez muito bem!!!! O alcance está sendo demais, e as palavras vindas do coração sempre ajudam quem precisa né?! Espero do fundo da minha alma acalentar a alma de Mães que passam por isso.
      Saudades,
      beijos alados!

  6. Gabriela Silva

    Querida Lu, apesar da distância sempre tive acompanhando vc e sua pequena linda pelo face, ela é a sua cara!!! Fiquei triste em saber de sua doença mas ao mesmo tempo me lembro da mulher de fibra que é e ler esse depoimento só comprova o quanto é especial! Obrigada por compartilhar sua historio que só nos ajuda a entender como a vida deve ser vivida e o que realmente importa!!!! Saiba que se precisar de qualquer coisa pode contar comigo…estou na bayer ainda e é fácil me achar! Beijo linda…Deus te abençoei e proteja sempre!

    • Gabiiiii minha flor!
      Obrigada pelo apoio amiga…, é isso ai! Vamos viver a vida né!? da melhor maneira possível.
      Espero que minhas colunas possam ajudar as Mamães que se desesperam , assim, como me desesperei também! Mas vi que Deus sempre tem um propósito pra gente, e precisamos aprender com isso sem reclamar.
      Saudadona de vc gata garota!
      Quero te ver.
      Beijos!!

  7. Ana Maria Bernal

    Luciana GUERREIRA.
    Parabéns pelo empenho, esse ato de caridade ira encher muitos corações apertados e desesperados.
    Minha irmã, amo a incondicionalmente e daria minha vida por você, mas essa história eh sua e você que deve ser a protagonista.
    Continue sempre com esse espírito elevado e abencoado, todos seus Anjos devem dizer AMEM
    Te Amo

    • (Lágrimas)
      Não tenho muito o que dizer a você. Um amor incondicional é….um amor incondicional! rsrs
      Você sempre esteve a meu lado me apoiando, me ajudando! Como uma Mãe.
      Obrigada por ser minha irmã mais velha.
      Obrigada por tanto amor.
      Te amo infinito.

  8. Vania de Paula

    Adorei Ti !! Lindo o texto e a maneira como voce conduz tudo com tanta sabedoria. Tenho certeza que voce já venceu !! A Maternidade é assim mesmo um exercicio constante de amor e paciência.Sua filhota sera uma mulher admiravel acredte,mas do que qualquer palavra ,vale o exemplo. Voce esta ensinando a ela valorizar acima de tudo a Vida .Parabens Ti e é isso ai conte sua história e voce fara com que muitas outras pessoas consigam acreditar que para Viver basta Acreditar !! Já sou sua fã ! fique com Deus !!!

    • Vaninha quanto carinho , me arrepiei! rsrs
      É isso mesmo minha querida! quero que minha filha aprenda com a vida, comigo e veja o quanto a vida é valiosa!
      Espero muito poder ajudar as Mães que precisam!!! Porque é devastador esse tal de ” câncer”. Ele nos ensina, nos massacra….mas no final das contas nos torna pessoas melhores.
      Obrigada pelo apoio de sempre! Vc é demais.
      Beijo enorme

  9. Juliana Lopez

    Lu, vc é SENSACIONAL. Obrigada pela oportunidade que nos dá em dividir sua grandeza. Mto obrigada mesmo. bJU

  10. Fabiana Scotti

    Beijos prima linda!!!!
    Fé em Deus, força e muito amor!!!

    • Fá!
      Já disse que te amo né?!
      Obrigada pelo apoio mesmo de longe…e sempre com belas palavras de FÉ e carinho!
      Beijo prima!!!!

  11. Gabriela Garcia

    Berna,
    Sem palavras!
    Um beijo enorme!

    • Gabi,
      Somos Mães né?! bem pertinho! Vc bem imagina o que deve ser tudo isso! Mas fica bem mais fácil quando se tem tantos amigos queridos..
      Beijos a vc e ao menino mais lindo do mundo!!!

  12. Léia Ferreira

    Guerreira, amiga, companheira. Um exemplo de força e de vontade de viver. Suas colunas ajudarão a todos, com câncer ou sem câncer. Parabéns por mais um ato de coragem!!

    • Léia minha amiga de todas as horas!
      Você bem sabe o quanto já me ajudou em todo esse processo..
      Meu maior desejo hoje amiga é ajudar as pessoas, poder mostrar que a vida tá ai pra ser vivida , que temos que valorizar cada segundo e agradecer a Deus a cada minuto vivido!
      Love you

  13. Parabéns pela iniciativa Lu!!!! Tenho certezas que seu exemplo de vida irá ajudar, confortar muitas pessoas!!!! Força sempre guerreira e em Fé em Deus! Bj grande!

    • Obrigada Ka!
      Espero atingir meu objetivo!!
      Fé em Deus sempre SEMPRE! Tudo vai dar certo, já deu!!!!
      Beijoss

  14. Uma Guerreira! Tenho muito orgulho de você! Beijo com saudades!
    Ah! Obrigado por me apresentar a Pri, minha esposa que amo muito e que me deu o maior tesouro da minha vida, nossa princesa Bia..
    Obrigado por tudo! Beijos Pedro

    • Pedrão
      Você , assim como a Pri é um irmão pra mim.
      Sei o quanto torcem , o quanto a gente se ama!
      Também tenho orgulho de você.
      Amo vocês do fundo da alma.
      Obrigada.

  15. ROBERTO ROSA

    ESSA MULHER É UMA GUERREIRA E TENHO CERTEZA QUE SUAS HISTÓRIAS VÃO FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS.
    PARABÉNS TIRI.

    • Meu amigo, meu irmão, meu Cumpadre….
      Obrigada por tudo , pelo meu presentinho chamado Pietra, pela nossa amizade sem fim.
      Obrigada pela força de sempre.
      Love u

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *