Home / Filhos / Educação e comportamento / Criança precisa de rotina

Criança precisa de rotina

Toda criança precisa de rotina, e é através dela que os pequenos se desenvolverão mais seguros e confiantes.

bebe-03-by-pixabay-com

A rotina é fundamental na infância, pois nessa fase a noção de tempo é muito complicada. Ao saber o que vem antes e depois a criança se sente mais confortável e aprende desde cedo a importância da organização, ou seja, ela saberá a hora de realizar suas tarefas, saberá o horário para ir à escola e que seus pais estarão lá na hora da saída, hora das refeições, de brincar, de tomar banho, e todas os demais afazeres do dia a dia.

Outro benefício da rotina é que a criança já se prepara para a próxima tarefa, que acontecerá de forma mais tranquila. Um bom exemplo é a hora do sono, crianças que dormem sempre no mesmo horário raramente apresentam dificuldade para dormir, pois seu corpo está adaptado e a própria rotina já mostra a ela que esse momento está chegando.

O que deve fazer parte da rotina

As tarefas mais importantes que devem fazer parte da rotina das crianças são:

  • Hora de acordar
  • Hora das refeições
  • Higiene bucal após as refeições
  • Hora de ir para a escola
  • Hora das atividades extras (natação, por exemplo)
  • Hora de brincar
  • Hora de fazer o dever de casa
  • Hora do banho
  • Hora de dormir

Para os adolescentes, acrescente também a hora de ajudar com as tarefas domésticas, como passear com o cachorro, levar lixo para fora, arrumar a cama…

Claro que a rotina não deve se tornar uma tortura, muito menos ser estressante. Imprevistos acontecem e a flexibilidade para ajustar as agendas também é necessária, sair da rotina de vez em quando é natural e também faz parte do aprendizado. Se a criança não souber lidar com esses imprevistos é importante conversar com ela para entender o que a está incomodando e explicar quais devem ser as próximas etapas do dia.

  • Saindo da rotina (férias, por exemplo): avise pela manhã como deverá ser o dia para evitar que fiquem ansiosas

 

Não exagere na quantidade de atividades

A rotina é essencial para o bom desenvolvimento psicológico e organizacional da criança, mas ter o dia todo tomado por afazeres não é nada legal.

Antes de sair matriculando as crianças em atividades extras, como futebol, ballet, natação, judô, entre outras, analise se a criança está com tempo livre para brincar ou mesmo para “não fazer nada”, afinal descansar também é necessário.

Rotina com bebês também é importante

Estabelecer uma nova rotina quando o bebê nasce não é nada fácil, afinal a nova mamãe terá sua própria rotina toda alterada em função do recém-nascido.

Mas é possível começar desde cedo essa nova rotina, e o primeiro passo é com a hora do banho. O banho morninho é relaxante e logo o bebê começará a entrar na rotina de banho, amamentação e hora de dormir. Por isso um banho relaxante ao anoitecer começa a ser uma rotina importante para a qualidade do sono dos bebês e das mamães, que devem aproveitar esse momento para descansar enquanto o bebê dorme.

A medida que o bebê vai crescendo e passando a ficar mais tempo acordado, a rotina da família vai se ajustando para organizar e tranquilizar o dia a dia de todos.

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.