Home / Especiais / Brincadeiras / Ideias para receber os amiguinhos dos seus filhos durante as férias

Ideias para receber os amiguinhos dos seus filhos durante as férias

Barra-guest-post

As férias escolares estão aí e a criançada fica toda animada com a perspectiva de tempo livre para brincar, dormir fora do horário e fazer o que bem entende. O único problema é que se você não vai viajar com os filhos nem tem uma colônia de férias programada para os pequenos peraltas, eles certamente ficarão entediados logo. Afinal, crianças precisam de estímulos e brincadeiras quase em tempo integral.

Imagem por Guilherme Jofili
Imagem por Guilherme Jofili

Enquanto a televisão e o videogame ajudam, eles não são os passatempos mais ideais para todos os dias das férias. E não existe pai e mãe que tenha energia para brincar ou sair com as crianças todos os dias depois do trabalho, não é mesmo? Então o que fazer? Será que tem como inventar um jeito de as crianças se divertirem nessas férias e você ainda ter um pouco de descanso?

Criar atividades diariamente é bem difícil, mas que tal separar um dia e se preparar para receber os amiguinhos dos seus filhos? Nada complicado. Não precisa fazer uma mini festinha de aniversário com pula-pula, salgadinhos e refrigerantes. Nem precisa se estressar para saber como cuidar de várias crianças ou como limpar a casa depois do vendaval. A ideia é fazer uma tarde diferente, mas simples, gastando pouco e usando a criatividade.

Ainda dá pra combinar com as mães dos amiguinhos que a cada sábado uma delas pode ficar responsável por fazer o mesmo. Se outras 3 mães participarem, as crianças terão diversão garantida por um mês e você terá 3 sábados para dar uma folga a si mesma, fazer uma faxina na casa, sair passear ou curtir o maridão. É só conversar com o seu filho para saber quais os amiguinhos mais próximos que ele gostaria de chamar e começar a se planejar.

Para facilitar na hora de usar a criatividade e ainda entreter as crianças, deixe que elas participem dos preparativos. Elas podem sugerir brincadeiras que mais gostam, comidas favoritas ou até um lugar que gostariam de fazer um piquenique, como no zoológico por exemplo.

A partir dessas ideias, monte a agenda do dia para receber os amiguinhos do seu filho. Planeje horários, comidas e brincadeiras para facilitar a sua vida e garantir o entretenimento:

– As crianças podem começar com uma noite do pijama e terminar com um almoço divertido no dia seguinte. Ou chegarem de manhã e passarem uma tarde inteira juntos, com direito a filme e pipoca no final para acalmar os ânimos. A escolha é sua e com certeza as crianças vão se divertir qualquer que seja a escolha de horários.

– Aproveite para ensinar brincadeiras de roda, brincar de esconde-esconde ou fazer uma caça ao tesouro. Se você afastar uma mesa ou sofá, algumas brincadeiras podem ser feitas dentro de casa mesmo. É só tomar o cuidado de guardar em um lugar seguro aqueles objetos de decoração que podem quebrar no auge da folia.

– Se tiver quintal ou área livre disponível sugira brincadeiras diferentes como corrida do ovo ou cabo de guerra. Algumas dessas brincadeiras nos trazem boas memórias de infância, mas nem todas as crianças de hoje as conhecem. Ou nem sempre podem brincar, porque não tem amiguinhos suficientes reunidos ou porque os pais podem achar que bagunça a casa, como fazer bolhas de sabão ou duelos de pistola de água. Crie o lema: nas férias (quase) tudo pode!

– Em qualquer das escolhas de horários e brincadeiras, não esqueça dos lanches. Confira com as mães se algumas das crianças possui alguma alergia alimentar ou preferências muito específicas. Ofereça comidinhas comuns, mas gostosas para o paladar infantil, como cachorro quente ou pão de queijo e suco. Use seus dotes culinários para assar biscoitos ou aproveite para introduzir a ideia de comidinhas saudáveis, como sanduíche natural colorido ou picolé de frutas natural. É a oportunidade perfeita de tornar esse lanchinhos saudáveis uma ocasião divertida e gostosa para o seu filho pedir mais depois.

– Se não tiver como dar atenção às crianças o tempo todo, não tem problema programar um filme com pipoca ou deixar as crianças jogarem juntas o videogame preferido. Apenas reserve essas atividades para um horário mais próximo do fim do dia, quando a criançada estiver cansada ou no caso de chuva.

E aí? Você já experimentou fazer tardes divertidas com os amiguinhos dos filhos? Como foi sua experiência? Conte para nós!

Guest Post produzido por Cleanipedia.

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Sobre a decisão de acelerar um filho superdotado de série

A decisão de acelerar um filho superdotado de série Muitos pais, quando me procuram para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.