Porque as crianças – muitas vezes também os adultos – tem medo de dentista?
A sociedade tem uma imagem do dentista associado à dor, isso porque no passado os CIRURGIÕES-BARBEIROS não utilizavam anestesia para realizar as extrações e nem possuíam cuidados com a biossegurança e técnicas cirúrgicas de hoje.
Muitas vezes a própria mídia retrata o dentista de forma negativa, como vilão dos desenhos animados ou até em pegadinhas na TV.
Cerca de 50% das pessoas tem medo de ir ao dentista e cerca de 20% desse número não vão de jeito nenhum por causa da odontofobia.
A odontopediatria estuda e aplica técnicas de abordagem para cuidar dos dentinhos dos pequeninos, mas para isso é necessário que a criança se sinta segura. Infelizmente muitos pais influenciam negativamente os filhos ameaçando levar ao dentista para usar o motorzinho ou simplesmente comentando experiências de medo ou trauma na frente dos filhos.
O que posso fazer para combater o medo de dentista?
Para evitar esse medo, os pais devem procurar o dentista logo que os primeiros dentinhos começarem a nascer. Dessa forma o profissional ensinará aos pais como realizar a higienização e criará um vínculo afetivo com a criança, deixando-a mais a vontade e segura.
É importante que as primeiras visitas ao dentista não sejam situações de urgência como uma cárie e sim uma visita de caráter preventivo, como uma explicação de como realizar a escovação.
Se a criança só for ao dentista para tratar uma emergência ou dor, ela vai associar o dentista a algo ruim e não vai gostar da experiência.
Você também vai gostar de ler:
Caça Palavras para chá de bebê | Brincadeiras para chá de bebê
E você, sabe o que é Empoderamento Feminino?
Bebês podem ter cárie?
Cárie de mamadeira ou cárie rampante