Uma dúvida muito comum entre os casais que tiveram filhos a pouco tempo é sobre quanto tempo após o parto pode ter relação sexual. Retomar os momentos íntimos do casal parece simples, mas nem sempre é fácil: cicatrização, hormônios, inseguranças com o corpo e até a falta de disposição interferem na nova rotina do casal, então é melhor não esperar por uma segunda lua de mel logo nas primeiras semanas após o parto.
Quanto tempo após o parto posso ter relação sexual?
Não existe um tempo perfeito para esperar, já que a relação sexual vai além da cicatrização da mulher.
O tempo médio informado pelos médicos é de 30 a 40 dias, tempo suficiente para o útero se recuperar e a cicatrização da vagina – no caso de parto normal – ou abdômen – no caso de cesárea – evoluir. Caso que em caso de parto normal a cicatrização tende a ser mais rápida.
Como estamos falando de pessoas únicas, cada mulher pode se sentir pronta para o sexo antes ou depois desse tempo médio, já que fatores emocionais também influenciam. Mas lembre-se, ao sentir dor ou desconforto durante o sexo é melhor interromper a penetração e abusar da criatividade para manter o clima de romance entre o casal.
Pode fazer sexo antes dos 30 dias de resguardo?
Se você está pensando em penetração, a resposta é não.
No caso de parto normal, é comum realizar um corte entre a vagina e o ânus para ajudar o bebê a sair, o chamado episiotomia. Após o parto é necessário costurar essa região e a cicatrização leva em torno de 30 dias. Ter relação sexual antes que o tecido vaginal esteja regenerado, especialmente nos primeiros 15 dias após o parto, traz riscos dos pontos estourarem.
No caso de cesárea o tempo de cicatrização é ainda maior, podendo chegar a mais de 60 dias. Antes de se aventurar converse com seu médico.
Sexo não é só penetração
Se a mulher não se sente pronta para a penetração, seja por dor, desconforto ou por fatores emocionais, não quer dizer que o casal tenha que enfrentar um longo período sem sexo. Carícias também fazem parte do pacote e podem entrar na rotina antes mesmo do tempo de “seca” que o médico solicitar.
Abraços, beijos, carinho, massagens, masturbação… existem muitas formas de dar e receber carinho e esse clima romântico ajuda o casal a se manter unido e feliz após o nascimento do bebê. Um convite para tomar banho juntos pode ser a deixa que vocês precisam para resgatar o romance.
Se a lubrificação natural não está colaborando, caprichar ainda mais nas carícias ou recorrer à lubrificantes podem ajudar.
A libido em baixa após o parto
Após o parto o hormônio prolactina está atuando a todo vapor para favorecer a produção do leite materno, mas esse hormônio não é de grande ajuda para voltar à rotina sexual do casal, já que interfere na libido da mulher e até na lubrificação vaginal.
Outro complicador é a insegurança quanto ao corpo da mulher, que demora alguns meses para ficar em forma. Luzes apagadas podem ser o primeiro passo para um momento especial entre o casal.
Não deixe o bebê dormir no mesmo quarto do casal
Saber que o seu bebê está dormindo alí ao lado da sua cama fará a libido do casal despencar. Tente manter o bebê em seu próprio quartinho durante a noite, assim as chances do casal retomar a vida sexual serão aumentadas.
Olá tive um parto normal no dia 02/11/2017,queria saber quando posso ter relação
Boa noite!
Tive parto cesario, 20 dias atrás e ja tive relações sexuais com meu esposo, quais os riscos devido o curto prazo desde o parto? mas no ato nao senti desconforto, a lubrificação esta normal, o sangramento comum do pos-parto ja parou, nao sinto dores abdominais, o local da cirurgia esta cicatrizando muito bem! Corro risco de ter algum problema futuro por nao ter esperado os 40 dias?
Legal.
Meu parto foi normal e n levei pontos e essa e minha premeira filha quantos dia recomenda para mim e dificil viu kkkk
oi boa tarde fiz cirurgia dia 16 de novembro gostaria de saber se já posso ter relaçoes sexuais
sexta já faz 30 dia da cirurgia.
obrigada pela atenção.
Olá gostaria de saber quando posso ter relação tive parto Cezário
Olá Luana, tudo bem?
O mais recomendado é que você tire essa dúvida com seu obstetra, já que ele pode avaliar como está sua cicatrização e se será necessário aguardar mais de 40 dias, que é o tempo médio.
Beijos