Home / Filhos / Saúde / Tabela Tipo sanguíneo dos pais e possíveis tipos sanguíneos dos filhos

Tabela Tipo sanguíneo dos pais e possíveis tipos sanguíneos dos filhos

Através do tipo sanguíneo dos pais é possível determinar as prováveis combinações de tipo sanguíneo dos filhos. Para facilitar o entendimento e a consulta montamos a tabela tipo sanguíneo dos pais e possíveis tipos sanguíneos dos filhos.

Vale destacar que o tipo de sangue dos pais não interfere e não traz complicações na gestação ou no bebê, e que é diferente da incompatibilidade sanguínea – Fator RH, este sim pode trazer complicações quando a mãe apresenta RH negativo e o pai RH positivo.

Tabela tipo sanguíneo dos pais e possíveis tipos sanguíneos dos filhos

casal feliz04Tipagem sanguínea dos pais menina 06Os filhos podem ser menina 03Os filhos não podem ser
O e O O A / B / AB
O e A O / A B / AB
A e A O / A B / AB
O e B O / B A / AB
B e B O / B A / AB
A e B O / A / B / AB
O e AB A / B O / AB
A e AB A / B / AB O
B e AB A / B / AB O
AB e AB A / B / AB O

Nota – Fenótipo Bombaim:

Apesar de extremamente raro o Fenótipo Bombaim – que recebe o nome porque foi descoberto na cidade de Bombaim na Índia – acontece quando pessoas com tipo sanguíneo “O”, na verdade possuem os tipos de sangue A, B ou AB, porém não é facilmente identificado por causa de uma enzima ativa “H” que transformaria uma substância percursora em antígeno H, sendo os antígenos “A” e “B” produzidos através deste. Esse processo todo resulta na não produção do antígeno “A” ou “B” nos glóbulos vermelhos.

Esse fenômeno pode resultar em pais, ambos com sangue supostamente tipo “O” gerem um filho com tipo “A”, “B” ou “AB”. Laboratórios especializados podem identificar esse fenômeno.

  • Clique aqui para ver a tabela de Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Você também vai gostar de ler:

Como descubro quem é o pai do meu filho?
Meu filho tem medo de dentista, e agora?
Caça Palavras para chá de bebê | Brincadeiras para chá de bebê
Você está pronta para ser mãe? Teste online


Atualizado em 06/06/2017

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Meu filho tem medo de dentista, e agora?

Porque as crianças - muitas vezes também os adultos - tem medo de dentista e o que fazer para combater esse medo? A imagem do dentista associado à dor...

72 comentários

  1. meu sangue a+ o dela O- qual o sangue de meu filho?

  2. Boa noite,

    Tenho o sangue B negativo e meu esposo O positivo, o meu filho tem possibilidade de ter qual tipo sanguíneo?

  3. Boa tarde.

    Tenho sangue tipo O+ e minha esposa Tipo AB-, tem alguma possibilidade de ter filho AB-?

  4. o tipode sangue do meu pai é O+ o da minha mae é A+..qual a possibilidade do meu ser A-?

  5. O+ como O+ pode dá B+ ?

  6. Meu tipo de sangue é 0positivo..e de filho e B positivo…qual seria o tipo sanguíneo do pai

  7. hevllyne farias

    O + B+ pode dar A+?

  8. Pai do tipo AB+ com mãe do tipo O- pode ter filho com sangue O+?

    • Não, pois de acordo com a Tabela Acima, os pais dos tipos AB e O, só Podem gerar Filhos A e B Positivo ou Negativo.

    • Oi Luciano,

      Segundo a tabela não pode. Mas existe Um fenótipo Bombaim pelo qual indivíduos que possuem genótipo referente aos grupos sanguíneos “A”, “B”, ou “AB” expressam o grupo sanguíneo “O”.
      Na verdade to na mesma situação que tu…procurando respostas! O.o

      • Almanaque dos pais

        Apesar de extremamente raro o Fenótipo Bombaim – que recebe o nome porque foi descoberto na cidade de Bombaim na Índia – acontece quando pessoas com tipo sanguíneo “O”, na verdade possuem os tipos de sangue A, B ou AB, porém não é facilmente identificado por causa de uma enzima ativa “H” que transformaria uma substância percursora em antígeno H, sendo os antígenos “A” e “B” produzidos através deste. Esse processo todo resulta na não produção do antígeno “A” ou “B” nos glóbulos vermelhos.
        Esse fenômeno pode resultar em pais, em que um deles tenha sangue supostamente tipo “O” gerem um filho com tipo “A”, “B” ou “AB”. Laboratórios especializados podem identificar esse fenômeno.
        Beijos

  9. Pai do tipo AB+ com mãe do tipo O- pode ter filho com sangue O+?

  10. Tenho o tipo é B – e meu marido O+, há algum risco quando decidirmos ter um filho?
    Pois li um artigo que pode ser uma gravidez de risco e meu corpo rejeitar o feto, isso é verdade?

    • INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA
      A+a-
      Imprimir
      O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo).

      Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.

      Uma vez produzidos, esses anticorpos permanecem na circulação da mãe. Caso ela volte a engravidar de um bebê com Rh positivo, os anticorpos produzidos na gravidez anterior destroem as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) do feto. Para compensar essa perda, são fabricadas mais hemácias, que chegam imaturas ao sangue e recebem o nome de eritroblastos.

      O primeiro filho, portanto, apresenta menos risco de desenvolver a doença do que os seguintes, porque a mãe Rh- ainda não foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh. No entanto, na falta de tratamento, esses anticorpos produzidos na primeira gestação podem destruir as hemácias do sangue dos próximos fetos Rh .

      • desconsidere o A+a- e imprimir do inicio da msg,copiei de um site e saiu junto.Converse com o seu gineco a respeito,os riscos sao maiores pra segunda gestaçao caso do primeiro ser positivo,existe uma vacina q a mae toma,q evita isso pra futuras gestaçoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.