Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / 4 mulheres engravidam após técnica para rejuvenescer o ovário

4 mulheres engravidam após técnica para rejuvenescer o ovário

Permitir que um ovário envelhecido seja capaz de ovular novamente poderia ser a solução para engravidar no caso de menopausa precoce ou também para reverter o envelhecimento natural deste órgão, que é acelerado a partir dos 35 anos e provoca que 10 anos mais tarde, com 45 anos, a maioria das mulheres já não consegue engravidar naturalmente.

rejuvenescer o ovário

Atualmente nas clínicas de reprodução humana da Europa, metade dos tratamentos para engravidar são realizados com óvulos doados. A idade média das pacientes mundialmente é de 39 anos, algo muito parecido com a realidade na nossa clínica no Brasil. Muitas pacientes a partir dos 40 anos precisam de óvulos doados, ou porque já não estão ovulando ou porque os óvulos que possuem apresentam alterações genéticas que impendem a gravidez.

O professor Antonio Pellicer, presidente fundador do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) apresentou duas técnicas de linhas de pesquisa científica em desenvolvimento durante o 7º Congresso IVI, em Bilbao, na Espanha, uma delas, em conjunto com o Hospital La Fé de Valencia, já conseguiu que pacientes engravidassem naturalmente após o tratamento realizado com o transplante de medula óssea.

Como é possível rejuvenescer o ovário?

Existem várias equipes de cientistas pesquisando como fazer com que o ovário, órgão responsável pela ovulação, reverta o processo de envelhecimento e consiga ativar os “óvulos adormecidos”, que são aqueles que permanecem no ovário, mas não se desenvolvem, mesmo com o estímulo de medicamentos.

Quando as pacientes não estão ovulando bem é realizado um tratamento de estimulação ovariana com medicamentos hormonais para ajudar no desenvolvimento dos óvulos, porém a eficácia desse tratamento vai diminuindo com o avanço da idade materna ou a consequência da menopausa precoce, que atinge cerca de 1% das mulheres.

Por que é difícil engravidar após os 40?

Antes mesmo de nascer as mulheres já possuem seu estoque de óvulos para a vida inteira. Centenas de óvulos se perdem antes mesmo da mulher atingir a puberdade e, quando inicia a vida fértil, o corpo feminino prioriza liberar primeiro os melhores óvulos, enquanto os considerados de menor qualidade permanecem e vão envelhecendo, o que afeta ainda mais sua capacidade de gerar um bebê saudável. O resultado dessa seleção natural são menos chances de engravidar na medida em que a idade avança e mais riscos de aborto e problemas genéticos nos descendentes.

A diminuição da fertilidade natural das mulheres normalmente começa a partir dos 35 anos, nesta idade a maioria não terá problemas para engravidar, no entanto a cada ano as chances serão menores e os riscos serão maiores.

 Você também vai gostar de ler:

A Melhor a Idade para Engravidar
Chá de inhame para engravidar, mito ou verdade?
Calendário de ovulação
10 mitos sobre a fertilidade

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

11 Verdades e mitos sobre a fertilidade

Hoje vou falar sobre 11 verdades e mitos sobre a fertilidade Ao procurar informação sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.