Direitos dos Alunos com TDAH

Vocês sabiam que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também têm direito à educação diferenciada, sendo público alvo do atendimento educacional especializado (AEE) e clientela da Educação Especial ?

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Apesar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não ser um transtorno de aprendizagem, de acordo com o Manual de Psiquiatria atual e o CID -10, ele traz como causa secundária uma DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM e, muitas vezes, ele é associado (em forma de co-morbidade) com algum outro transtorno de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia ou Discalculia, ROHDE et al., 2003), o que justifica ainda mais a necessidade de intervenção de um atendimento educacional diferenciado para o referido aluno.

Todo final de ano sou muito procurada, para orientar os pais de alunos que foram retidos de série e/ou entrar com algum tipo de recurso para discutir a (repetência) de um modo geral. Saiba mais sobre Retenção de série.

Alguns destes pais que me procuram acabaram de descobrir que seu filho tem TDAH em alguma de suas especificidades e esses pais só tiveram o laudo médico, atestando tal condição, bem no final do ano letivo e querem saber se há algo a fazer para reverter a decisão de retenção. Eu entendo que, neste caso, em que o diagnóstico só foi descoberto no final do ano letivo, há muito pouco a se argumentar.

Contudo, nos casos em que os pais dos alunos com TDAH ou Transtornos de Aprendizagem, já apresentaram o laudo, comprovando a condição de aluno com necessidade educacional especial, desde o início do ano letivo ou até meados do ano letivo, entendo ser cabível recurso perante a escola, num primeiro momento, e posteriormente, perante a Diretoria de Ensino ou respectivo órgão competente, para questionar a legalidade da decisão que reteve a criança de série, baseada no fato de que o aluno em questão necessita de uma educação especial (com direito a atividades, avaliações e provas diferenciadas, com mais tempo, com ledor, se necessário for) e que a escola não lhe ofereceu de forma adequada, bem como flexibilização de currículo, apoio pedagógico adequado para atender às necessidades educacionais especiais deste aluno.

Se a escola não ofereceu tudo o que poderia e deveria para o aluno que apresenta TDAH ou algum transtorno de aprendizagem ou Deficiência, de forma a evitar a retenção de série do aluno, a decisão que o reteve de série pode e deve ser reapreciada e discutida, pois quem vai sofrer as consequências destes atos, porque a escola se recusou a dar um atendimento educacional especializado, é a criança e os seus pais.

A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59, a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem.

No Brasil, os atuais critérios de definição da clientela da educação especial encontram-se elencados no documento Política Nacional de Educação Especial, publicado em 1994 pela Secretaria de Educação Especial – SEESP – do Ministério da Educação e Desporto – MEC. De acordo com esse documento, tal clientela é constituída por três grandes grupos, cada qual reunindo um numeroso grupo de tipos e graus de excepcionalidade.

No primeiro grupo, encontramos os Portadores de Altas Habilidades.

No segundo grupo, identificado como Portadores de Condutas Típicas e é aqui que se inserem os alunos com TDAH, a saber :

– indivíduos que apresentam alterações no comportamento social e/ou emocional, acarretando prejuízo no seu relacionamento com as demais pessoas.

No terceiro grupo, estão os Portadores de Deficiências.

Nossa Constituição Federal em seu Artigo 205, pretende garantir educação para todos, independentemente de suas especificidades.

O artigo 54, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial.

Outro fator a ser observado, é se a escola ofereceu recuperações paralelas para a criança conseguir as notas necessárias, antes da recuperação final. Isto também pode ser matéria a ser levantada em eventual recurso a ser impetrado contra a diretoria de ensino, em caso de retenção.

A Resolução CNE/CEB Nº 02/2001 institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, e considera educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

I – dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:

(…)

b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências. É neste inciso e letra que compreendemos o grupo dos alunos que apresentam TDAH.

O artigo 8º desta Resolução prevê que as escolas da rede regular de ensino (tanto as particulares quanto as públicas, leia-se) devem prever e prover na organização de suas classes comuns:

III – flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a freqüência obrigatória;

IV – serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante:
a) atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.

Já o parágrafo primeiro do artigo 4º da Deliberação CEE/SP 05/00 estabelece que :
Art. 4° – O atendimento educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito nas classes comuns das escolas, em todos os níveis de ensino.

§ 1º. – Os currículos das classes do ensino comum devem considerar conteúdos que tenham caráter básico, com significado prático e instrumental, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação que sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Resumindo:

Os alunos com TDAH, Transtornos de Aprendizagem ou Deficiência têm direito à educação especial e avaliações, provas e atividades diferenciadas, durante o ano letivo. Caso estes direitos tenham sido desrespeitados e o aluno for prejudicado em seu desempenho acadêmico, pode ter a decisão de retenção de série revista e até mesmo anulada, mediante recurso. E, antes de chegar a este ponto, exigir que ao aluno em questão seja oferecido o atendimento educacional especializado que ele tem direito.

Sobre Claudia Hakim

Advogada Especializada em Direito de Educação e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog e grupo no Facebook voltado para a Educação de Crianças Superdotadas : “Mãe de Crianças Superdotadas : www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com Membro Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento (IBSDND) Contato : claudiahakim@uol.com.br/ Fone : (11) 35113853

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400 comentários

  1. OLÁ ME CHAMO MICHELLE TENHO UM FILHO DE 14 ANOS DIAGNOSTICADO COM DEFICIT E HIPERATIVIDADE DESDE OS 4 ANOS DE IDADE A MINHA PERGUNTA E E OBRIGATORIO TODO ANO APRESENTAR UM NOVO LAUDO NA ESCOLA MEU FILHO ESTA NA MESMA ESCOLA A DOIS ANOS EU JA APRESENTEI UM DOCUMENTO DO NEUROLOGISTA MAIS A ESCOLA INSISTE EM OUTRO DOCUMENTO DA PSICOLOGA E TODO ANO E UMA CHATICE PORQUE MEU FILHO FAZ TRATAMENTO PELO PLANO DE SAUDE E SEMPRE QUE ENCONTRO UMA PSICOLOGA NUNCA CONSEGUIMOS FAZER MAIS QUE DUAS SESSOES E A ESCOLA ME PRECIONA DIRETO PELO DOCUMENTO DA PSICOLOGA O QUE DEVO FAZER COBRAR DO PLANO ESTOU DESESPERADA COM ESSA SITUAÇÃO ME AJUDE POR FAVOR.

  2. Olá
    Tenho uma dúvida, meu Filho tem 4 anos tem traços de TDHA
    Esse é o primeiro ano dele na escolinha , a classe dele segundo a professora é de socialização infantil, pois bem ele vem apresentando comportamentos que a professora diz que é muito agitado , que tem que pegar na mão dele para desenhar que ele não para quieto dentro da sala, todos os dias que vou buscar a professora vem com a mesma história, já conversamos sobre eu passar ele no pediatra e se for o caso de encaminhar para um neurologista ou psicólogo, o problema é que ainda não consegui a vaga por ser do SUS, a professora exigiu que eu pegue meu filho uma hora mais cedo, até que ele tenha um laudo ou passe a tomar alguma medicação segundo ela, já cheguei várias vezes na escola e ele estava com a coordenadora, por favor gostaria de saber se existe alguma lei que obriga os pais a buscar o filho na escola mais cedo por ter essa condição, não aguento mais essa situação , a professora dele foi professora de adolescentes e alega ser a primeira vez que dá aula para crianças nessa faixa etária, minha impressão é que ela está excluíndo meu filho, sendo que ele tem a carga horária de 3:30hrs de aula e ela exige que eu o busque uma hora antes, diz que ele dá muito trabalho, que ele não tem necessidade de ficar essa hora a mais por que já acabaram as atividades , preciso saber se ela pode fazer isso e se existe alguma lei
    Obrigada.

    • Shirley,

      Não a lei que obrigue os pais a buscarem seus filhos mais cedo na escola. Mas, por outro lado, família deve buscar acompanhamento com neuropediatra ou psiquiatra infantil para saber se o seu filho tem algum transtorno de desenvolvimento ou de aprendizagem que estejam causando estes sintomas e prejuizos na escola . Se os pais não buscarem um diagnóstico e acompanhamento e eventual tratamento , a escola poderá acionar o Conselho Tutelar neste sentido .

      O ideal é que haja uma relação de parceria entre a escola e a família . Procure por avaliação com neuropediatra ou com psiquiatra infantil e siga os tratamentos indicados , se necessário .

  3. Boa tarde! tenho uma filha de 12 anos com laudo de TDA predominantemente desatento. fui varias vezes a escola pedir para que sente na frente , faça as provas com mais tempo, e que os professores leiam algumas questões para ela de forma diferenciada com instruçoes curtas, pois as vezes as provas tem questoes com mais de uma pergunta na mesma questao e que passa desapecebida por ela. Pedi para que os professores tenham o cuidado de quando ela entregar a prova, olhra para ver se ela fez todas as questões , porque as vezes ela não percebe que haviam questões sem responder. e isto esta muito difícil de conseguir. O que posso fazer para exigir que a escola cobre de seus professores uma conduta diferenciada para com miinha filha? Ela sempre fica de recuperação em matematica e passa na recuperação paralela com a média mínima para passar, eles tem obrigação de passá-la por conta do laudo?

    • Danielle,

      A escola não tem a obrigação de passá-la com o laudo e você pode pedir que a inclusão (atendimento às necessidades educacionais especializadas) dela sejam atendidas, mediante uma notificação encaminhada para a escola. Ou até mesmo ação judicial. Ás vezes, uma notificação poderá ajudar na inclusão da sua filha junto à escola. Se quiser me contratar para tanto, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

  4. Boa tarde ,
    Estou passando por alguns problemas com estado de MG , meu filho e diagnosticado com cid F90 e com cid 10 G 40,3 o medico do meu filho fez um laudo para escola solicitando um professor de apoio para ele , mas o estado não liberou um professor de apoi para ele , só que a professora ja fez varias reclamações pois ele nao fica em sala abre a porta e sai para fora , essa semana o escolar deixou ele dentro da escola , e ele sai para rua e ninguem viu… nao sei o que fazer se poder me dar uma apoio agradeço

    • Kátia,

      Procure a supervisão de ensino responsável pela escola e ou o Ministério Público ou a defensoria pública. Leve os laudos e denuncie , solitsolicitando atendimento educacional especializado. Fora o que a escola tem obrigação de fazer , seu filho foi e está medicado?

  5. Minha filha tem TDAH, faz tratamento desde os 8 anos, hoje está com 17 anos e conseguiu terminar o ensino médio .
    Agora fiquei sabendo que tem direito a ter mais tempo de prova.
    Não conseguiu entrar na faculdade.
    Poderia me informar qual é a lei que concede este direito a ela?
    Obrigada.

    • Cacilda,

      Não há lei expressas para os alunos com tdah. O que há , em Direito Educacional, é a interpretação do conjunto de normas s leis existentes no caso do akuno. No caso de sua filha, eu invoco as leis e normas que mencionei aqui no meu texto é o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A questão é um pouco mais complexa do que parece e seria bom que eu explicasse isso em consulta. Se tiver interesse , também , posso intervir judicialmente , junto à faculdade, para buscarmos a inclusão desejada. Atendo em todo o Brasil. Querendo me contratar , me escreva : claudiahakim@uol.com.br

  6. Priscila Lopes

    Meu filho tem o laudo de TDAH, ele tem direito a uma facilitadora? A escola diz que pela lei ele não tem direito.

    • Priscila,

      Não há lei que disponha expressamente sobre os direitos dos alunos com tdah. Por isso que , de fato, num primeiro momento, a escola alega que seu filho não tem direito a um facilitador em sala de aula. Mas, se você tiver um laudo indicando a necessidade do tal facilitador você poderá tentar obter isso judicialmente. É a única forma que eu vejo de você consegue o referido profissional.

  7. Edilene de lima silva

    Meu filho tem tdah Cid f70 , a criança que tem deficit de atençao os pais tem direito a inserção do ipva do carro tenho laudo, e tem direito a desconto em alguma coisa?

    • Edilene,

      Pelo fato de ser TDAH ele não teria direito a isenção no IPVA. Porém , o CID do seu filho não é de tdah e sim de retardo mental leve, que é deficiência e, neste caso, por ser deficiência mental , acredito que você consiga sim, isenção no IPVA.

  8. Sou mãe de uma menina de 15 anos mt empenhado em aprender pois durante o primeiro ano do ensino médio estudando em uma escola exigente , descobrimos o deficit de atenção. Ela sofreu mt durante o ano com estresse e cobrança vindos dela msm , quase em depressão por se achar inferior aos colegas . durante td o ano de 2017 buscamos tratamento com psicólogo , ainda não surtiu o efeito desejado. No final do ano ela fez recuperação e não conseguiu , foi para o contrato , estudou feito uma louca nas férias pois buscava um resultado positivo , ontem saiu o resultado é ela não passou. Entrou em desespero pois tem mt vergonha dos colegas e acha humilhante td que está passando . Nesse período td não tivemos apoio da escola no sentido de dar a ela aula e provas diferenciadas , apenas querem que ela repita o ano . Drª, o que devo fazer para ajudar minha filha, devo procurar algum meio de ajudá-la para reverter a repetência pois esse resultado negativo a deixa com baixa autoestima o que a prejudica ainda mais .

    • Andréa,

      Você poderia ter ingressado com recurso administrativo para discutir a retenção de série ou judicial. O prazo para recorrer de forma administrativa já passou. Só lhe resta recorrer de forma judicial, e mesmo assim, para saber se cabe ação judicial. Caso tenha interesse em me contratar para uma consulta sobre possível ação, me escreva:cllaudiahakim@uol.com.

  9. Tenho um filho com TDA, posso solicitar o plano de ensino individual (PEI) a escola? Ou este recurso só cabe aos deficientes? Na realidade meu filho já foi muito prejudicado por falta de uma educação especializada, o mesmo já está com 14 anos.

    • Thaise,

      No meu entendimento você pode pedir o PEI. Mas, pode ser que a escola não o considere como deficiente. Isto gera uma discussão jurídica, que eu entendo estar em seu favor. Para requerer o PEI, você terá que comprovar o diagnóstico de TDAH , bem como a necessidade educacional pleiteada.

  10. Bom dia,Tenho 20 anos e descobrir tem pouco tempo que tenho déficit de atenção ( não só hiperativa . Só que estou querendo fazer faculdades e queria saber se tenho a mesma facilidade de uma pessoa deficiente.

    • Julia,

      Você não tem a mesma facilidade ou direitos que os alunos com TDAH, mas tem direito a um vestibular com mais tempo e em local separado. O mesmo para as provas que você irá realizar. Prazo dilatado para entrega de avaliações. Você deve entregar o laudo na faculdade, antes de realizar o vestibular e durante o seu curso.

      Boa Sorte !

      • Qual seria a lei que concede este direito? Minha filha está em fase de vestibular e gostaria de usar este direito. Como devo proceder?
        Obrigada

  11. Queila Ferreira botelho alves

    Ola tenho gênios com TDHA e até hoje não tem nenhuma apoio nenhuma ajuda na verdade as professoras so só reclama e se ano de Yara reclamação troquei eles de escola queria pedir ajuda sou de belo horizonte

    • Queila,

      Vc deve apresentar o laudo na nova escola e pedir que a escola realize o atendimento educacional especializado, solicitado pelo médico e psicopedagogo das crianças. Isto pode variar, de acordo com a necessidade de cada criança, desde provas com mais tempo e em local separado, até provas com menos folhas. Caso a escola se recuse, você pode notificar a escola, judicialmente. Neste caso, se quiser contratar meus serviços, entre em contato com por e-mail : claudiahakim@uol.com.br

  12. Oi Claudia me chamo Rosangela e descobri que meu filho de 9 anos tem defict de atenção , o medico passou para ele tomar um remedio que custa 300,oo reais ( venvanci) , vai tomar ate adulto.
    nesses casos tenho como conseguir uma ajuda de custo? se tem como fazer para obter e quais direito ele tem ,na escola ,no crescimento dele? agradeço e aguardo sua resposta

    • Rosangela,

      Tente pela farmácia do SUS. Se não derem o Venvanci, veja com o médico dele, se tem um genérico. Ou tente ver junto ao laboratório, se ele te dá desconto ou junto ao seu plano de saúde. Não vejo outra forma de ajuda de custo.

      Em relação aos direitos dele na escola isto demanda uma consulta. Para saber valor da consulta, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

  13. Minha filha Tem 15 anos e deficiência intelectual moderada desde o quinto ano ela faz suas vezes casa série para q ela tenha tempo de ser alfabetizada o ano passado ela mudou de escola conversei com os coordenadores que disseram pra eu não me preocupar q ela seria atendida MAS no final do ano fui a reunião e ela tinha sido aprovada fui conversar com os coordenadores novamente que disseram q ela não seria reprovada pois a lei não permite. Isso é verdade? Ela alegou q cada criança tem seu tempo.Mas justamente pelo fato da minha filha ser mais lento esse tempo preciso q ela seja reprovada. Posso exigir q ela seha reprovada ? A lei me assegura esse direito? Obrigada

  14. Oi, Claudia!
    Tenho 31 anos e tenho deficit de atenção do tipo desatento (sem hiperatividade) e por este motivo tive minha vida acadêmica prejudicada. Descobri tardiamente, já adulto, e atrasei muito minha graduação.
    Faço acompanhamento com psiquiatra há cerca de 6 anos e tomo concerta diariamente, e no final de novembro de 2017 apresentei declaração médica do psiquiatra que faço acompanhamento, pedindo para que fosse concedido mais tempo de prova.
    Eu não tinha conhecimento deste direito até recentemente, isto poderia ter me auxiliado se eu soubesse antes. Enfim, apesar de eu ter apresentado a coordenação, não houve ação alguma da coordenação e da Universidade São Judas Tadeu e acabei reprovando as duas disciplinas. Fiz pedido de prova especial para a faculdade, alegando que apresentei pedido de mais tempo de prova e o coordenador não tomou ação alguma, mas mesmo assim os pedidos foram indeferidos.
    Eu estava no último ano da graduação e agora terei que cursar estas duas disciplinas. Há algo que possa ser feito?
    Já postei reclamações no Reclame Aqui contra a Anima Educação (organização educacional que é dona da USJT) e também postei no Proteste.org, além de ter enviado mensagem para o Fale Conosco no site da Anima Educação no dia 21/12/2017, no qual recebi resposta automática que receberia resposta em 7 dia uteis, mas até agora não tive resposta alguma.
    Claudia, sabe se há algo a ser feito legalmente pela coordenação da instituição ter negado mais tempo de prova inicialmente e depois ter negado prova especial para substituir o erro inicial?
    Desde já agradeço.

  15. THARSSIO VENICIO FREITAS DE OLIVEIRA

    tenho defict de atencao faco faculdade por isso reprovei 20 materias tinha fies sofri acidente 2014 ai agora nao consegui fazer aditamento fui 9 periodo proximo ano mais nao me derao avaliacao diferenciada nem do conta fazer igual estou desistir da faculdade meu sonho formar mais vi o trabalho vale 7 prova 3 quem tem defict de atencao

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