Vocês sabiam que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também têm direito à educação diferenciada, sendo público alvo do atendimento educacional especializado (AEE) e clientela da Educação Especial ?

Apesar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não ser um transtorno de aprendizagem, de acordo com o Manual de Psiquiatria atual e o CID -10, ele traz como causa secundária uma DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM e, muitas vezes, ele é associado (em forma de co-morbidade) com algum outro transtorno de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia ou Discalculia, ROHDE et al., 2003), o que justifica ainda mais a necessidade de intervenção de um atendimento educacional diferenciado para o referido aluno.
Todo final de ano sou muito procurada, para orientar os pais de alunos que foram retidos de série e/ou entrar com algum tipo de recurso para discutir a (repetência) de um modo geral. Saiba mais sobre Retenção de série.
Alguns destes pais que me procuram acabaram de descobrir que seu filho tem TDAH em alguma de suas especificidades e esses pais só tiveram o laudo médico, atestando tal condição, bem no final do ano letivo e querem saber se há algo a fazer para reverter a decisão de retenção. Eu entendo que, neste caso, em que o diagnóstico só foi descoberto no final do ano letivo, há muito pouco a se argumentar.
Contudo, nos casos em que os pais dos alunos com TDAH ou Transtornos de Aprendizagem, já apresentaram o laudo, comprovando a condição de aluno com necessidade educacional especial, desde o início do ano letivo ou até meados do ano letivo, entendo ser cabível recurso perante a escola, num primeiro momento, e posteriormente, perante a Diretoria de Ensino ou respectivo órgão competente, para questionar a legalidade da decisão que reteve a criança de série, baseada no fato de que o aluno em questão necessita de uma educação especial (com direito a atividades, avaliações e provas diferenciadas, com mais tempo, com ledor, se necessário for) e que a escola não lhe ofereceu de forma adequada, bem como flexibilização de currículo, apoio pedagógico adequado para atender às necessidades educacionais especiais deste aluno.
Se a escola não ofereceu tudo o que poderia e deveria para o aluno que apresenta TDAH ou algum transtorno de aprendizagem ou Deficiência, de forma a evitar a retenção de série do aluno, a decisão que o reteve de série pode e deve ser reapreciada e discutida, pois quem vai sofrer as consequências destes atos, porque a escola se recusou a dar um atendimento educacional especializado, é a criança e os seus pais.
A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59, a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem.
No Brasil, os atuais critérios de definição da clientela da educação especial encontram-se elencados no documento Política Nacional de Educação Especial, publicado em 1994 pela Secretaria de Educação Especial – SEESP – do Ministério da Educação e Desporto – MEC. De acordo com esse documento, tal clientela é constituída por três grandes grupos, cada qual reunindo um numeroso grupo de tipos e graus de excepcionalidade.
No primeiro grupo, encontramos os Portadores de Altas Habilidades.
No segundo grupo, identificado como Portadores de Condutas Típicas e é aqui que se inserem os alunos com TDAH, a saber :
– indivíduos que apresentam alterações no comportamento social e/ou emocional, acarretando prejuízo no seu relacionamento com as demais pessoas.
No terceiro grupo, estão os Portadores de Deficiências.
Nossa Constituição Federal em seu Artigo 205, pretende garantir educação para todos, independentemente de suas especificidades.
O artigo 54, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial.
Outro fator a ser observado, é se a escola ofereceu recuperações paralelas para a criança conseguir as notas necessárias, antes da recuperação final. Isto também pode ser matéria a ser levantada em eventual recurso a ser impetrado contra a diretoria de ensino, em caso de retenção.
A Resolução CNE/CEB Nº 02/2001 institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, e considera educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:
I – dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
(…)
b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências. É neste inciso e letra que compreendemos o grupo dos alunos que apresentam TDAH.
O artigo 8º desta Resolução prevê que as escolas da rede regular de ensino (tanto as particulares quanto as públicas, leia-se) devem prever e prover na organização de suas classes comuns:
III – flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a freqüência obrigatória;
IV – serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante:
a) atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.
Já o parágrafo primeiro do artigo 4º da Deliberação CEE/SP 05/00 estabelece que :
Art. 4° – O atendimento educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito nas classes comuns das escolas, em todos os níveis de ensino.
§ 1º. – Os currículos das classes do ensino comum devem considerar conteúdos que tenham caráter básico, com significado prático e instrumental, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação que sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Resumindo:
Os alunos com TDAH, Transtornos de Aprendizagem ou Deficiência têm direito à educação especial e avaliações, provas e atividades diferenciadas, durante o ano letivo. Caso estes direitos tenham sido desrespeitados e o aluno for prejudicado em seu desempenho acadêmico, pode ter a decisão de retenção de série revista e até mesmo anulada, mediante recurso. E, antes de chegar a este ponto, exigir que ao aluno em questão seja oferecido o atendimento educacional especializado que ele tem direito.
Almanaque dos Pais Do sonho de ser mãe e por toda sua maternidade
conversei com um professor e ele me disse que quando tem um aluno assim o professor passa ele de ano “automaticamente”. Mas eu achei um absurdo, o aluno não aprendeu nada. Só ir para a escola e ganhar nota com as presenças não é aprender! A escola não dá nenhum apoio pedagógico os professores não se interessam no sentido de procurar alguma forma de ajudar o aluno (o professor com quem eu conversei disse:”não é minha obrigação fazer isso, só tenho obrigação de ensinar minha matéria”). Eu queria entender essa situação!
Boa noite!!
Tenho uma filha de 05 anos e já na primeira consulta com Neuropediatra, a médica levantou hipótese de Hiperatividade e solicitou psicoterapia.
Acontece que resido em um município de interior que não possui profissionais necessários para o acompanhamento de tal problema. Em relação ao psicólogo, consegui uma na cidade que moro, mas Neuropediatra e os demais profissionais somente em outra cidade (Teresina-PI). A instituição pública que trabalho possui possui unidades na cidade de Teresina. Existe alguma legislação que ampare uma remoção (pela via judicial) para a cidade em que eu conseguiria todos os profissionais para o tratamento? o acordo coletivo da categoria (bancários) só autoriza acompanhamento em 02 consultas por ano, que são insuficientes para o tratamento.
Adriana Silva,
Não conheço legislação que ampare sua pretensão.
Boa noite Cláudia.
Tenho um filho com 7 anos diagnosticado ano passado com TDAH.Ele participou de um prova em uma escola privada para conseguir uma bolsa. Hoje liguei para a escola para saber o resultado, e me falaram que ele foi reprovado. Eles avaliaram ele da medma forma que avaliaram as outras crianças. Apesar dele ter feito a prova separado eles podem avaliar ele da mesma forma que os outros e reprova-lo?
Sim. Neste caso sim. Dependendo do grau do TDAH dele a escola que ele já estiver estudando poderá fazer adaptações curriculares, mas neste contexto que você me apresentou, entendo que a escola pode utilizar o mesmo critério sim.
Qual a legislação que existe hj para o TDHA e a avaliação diferenciada nas escolas? não achei nenhuma especifica!Vejo das pessoas com deficiência, mas nao achei para TDHA…aguardo um esclarecimento
Vaneza,
Respondi sua dúvida por e-mail encaminhado diretamente para mim.
Olá tudo bem
Meu filho foi diagnosticado déficit de atencao himperativismo faz tratamento com neuropediatra e psicologia mas a escola desde com comeco do ano ele vai um dia e dao suspensão toda semana acontece isso alegam que não consegui lidar com a situação já repetiu ano passado poderia me ajudar.
Rita
Sugiro que você contrate um adrogado que até na área do Direito Educacional para intervir junto à escola. Num primeiro momento de forma administrativa e, se não der certo por ação judicial. Caso você não tenha condições financiadas de contratar um advogado, procure a diretoria de ensino, o departamento de educação especial da secretaria de educação e veja se eles podem te ajudar ou a defensoria pública ou o ministério público. Se ele for reprovado de serei, cabe recurso administrativo ao final do ano Consulte um advogado. Repense na escolha da escola, pois ela tem que ser parceira dos pais. Se quiser uma consulta, me contate : claudia@ganchakim.com.br
Sou mãe de um menino q foi diagnosticado TDAH e dislexia eu tem 7anos e curso o 2 ano do fundamental,ele não acompanha o séria gostaria de saber se tem como eu conseguir q ele continue na 2 série,pois o meu receio é q ele sinta-se precionado a aprender.
A direção da escola afirma q ele não pode repetir a 2 série por ser obrigação todos os alunos a serem aprovados mesmo sem ter aprendido.
Como proceder neste caso?
Grata desde já.
Ana Tereza,.já atendi casos e situações iguais à sua. É necessário ingressar com ação judicial para conseguirmos está retenção de série. Havendo interesse em obter informações sobre este serviço, me escreva: claudiahakim@uol.com.br
Bom dia.
Teria alguma legislação que diz : basta a mãe dizer que a criança tem uma patologia a escola tem que aceitar mesmo sem laudo ?
Na verdade Inclusão. Sou psicopedagoga e tenho encontrado muitos atendimentos pela escola recusando a dar provas orais etc., porque o aluno não tem laudo.
Gostaria muito de saber sobre a legislação para , junto a legislação orientar as coordenadores.
Att, Jurema Tereza da Costa.
Meu zap 91730312.
Jurema,
Não existe legislação neste sentido, mas este pode ser uma interpretação que se dá para alguns textos legais que tratam da educação. Mas, eu ainda acredito que, no caso do aluno ter uma dificuldade de aprendizagem que a escola se recusa a oferecer o atendimento educacional especializado, se os pais forem pleitear os direitos da criança, acho importante ter um laudo para ele se fundamentar. Mas, o ideal seria se a inclusao abraçasse a todos que delá necessitassem. Mas, na prática, não é o que ocorre. E , como especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada eu acho importante que criança ter um diagnóstico, para poder trabalhar adequadamente e com as terapias adequadas a condição dela.
dra Cláudia estou procurando ajuda para meu neto , que tem tdah e depressão , o histórico dele é bem complexo , gostaria muito de poder contar com sua ajuda para me orientar. grata sandra
Sandra,
Me escreva, que marcamos uma consulta. Posso lhe atender em meu escritório, um fica na Avenida Pacaembu 1976, Pacaembu, em SP, ou , caso você não seja de SP ou não possa vir ao meu escritorio, poderei lhe dar a consulta por email . Havendo interesse na contratação da consulta para orientação,¿\ escreva que lhe passo o valor dos meus honorários: claudiahakim@uol.com.br
Como vai Claudia? Sou professora e tenho notado que muitos alunos vem diagnosticados com o TDHA e se valem disso para justificar todo e qualquer tipo de comportamento inadequado que poderia ser minimizado pela presença da família que por muitas vezes se esquiva de educar a criança em casa! Veja que se nos unirmos poderíamos sanar um pouco das dificuldades destas crianças.
Estou com um aluno desde 2013 e fiz muitos apontamentos sobre o comportamento deste aluno e a mãe nunca apareceu para conversar … só aparecendo no final do ano com um laudo de TDHA em dezembro de 2015 após saber que seu filho havia sido reprovado!!!
Como professores o que podemos fazer para que este aluno não prejudique os outros e não atrapalhe as aulas e pare de bater em todos os alunos!!!
Estamos indignados como corpo docente e sabemos que o aluno se vale de seu diagnóstico para justificar seu problema de comportamento!!
Por favor nos ajude!!! Estamos desesperados a merce do rapazinho!!!
Reintero que tentamos de tudo para que o aluno fosse incluso e para auxilia-lo e infelizmente nada surtiu efeito!!! Sou prova viva que a orientação da escola, a coordenação e os professores tentam que ele melhore mas há uma questão familiar mais complexa!!!
Isis,
Chamem o conselho tutelar. Dêem advertência para o aluno, com ciência dosem país e sigam as normas do regimento escolar para as punições, não impedindo que ele faça as provas , quando e se for advertido. Talvez com a intervenção do Conselho tutelar ou advertências, a família se envolva mais no processo educativo do filho. Boa sorte!!!
Boa tarde
Tenho um filho de 9 anos que está na 4a série do fundamental ,é diagnosticado com TDHA faz uso de Ritaliana há 2 anos , e está semana a escola me chamou relatando que ele não passará para 5a série pois está com notas baixas .
No próximo ano posso exigir que a escola ofereça um professor auxiliar na sala para acompanhá lo nas atividades?e suas avaliações posso exigir que sejam realizadas individualmente?
Grata
Karina
Dr. Sou mãe de um menino de 9 para 10 anos com tdha e transtorno de humor e bipolar, estou tendo problemas na escola, que é particular por ele não se enquadrar na inclusão lavar suas mãos e não fazem nada para ajudarem ou ajuda-lo. Assim que surgem problemas me chamam para busca-lo e pedem para não manda-lo por um, dois ou até três dias mesmo que tenha provas, e isso me preocupa por estar prejudicando-o. Ele não tem parado na sala, tem batido nos colegas por mínima coisa ou joga algo, por vezes machucando algum colega. Já pedi para alguém acompanha-lo na hora de entrada ou recreio para evitar os acontecidos, mas a escoladiz que isso é impossível e absurdo ter alguém em função dele por ele não ser de inclusão eles dizem que não podem fazer nada e disseram que para o próximo ano tenho que arrumar outra escola. Faço tratamento desde que ele entrou na escola com neuro que a um ano não levo, com psiquiatra uma vez por mês as vezes na troca de medicamentos de 15 em 15 dias e psicóloga uma vez por semana. Hoje está na quarta série e está com as profissionais desde a primeira.onfe posso buscar os direitos para meu filho e fazer com que ele possa participar das aulas e sem machucar as outras crianças. Estou preocupada a escola tem me chamado quase todos os dias para busca-lo isso está prejudicando seu aprendizado. Não sei o que fazer, pq é uma das escolas mais conceituadas da minha cidade e a mais estruturada. O q faço? Socorro
Edinéia,
Como a legislação para alunos com Transtorno de Humor e Bipolaridade não são expressas e categóricas as escolas se valem disso para não se sentirem obrigadas a oferecer o atendimento educacional especializado, que, ao meu ver, estes alunos têm direito. O que você pode fazer é ou procurar uma escola que concorde em fazer a inclusão do seu filho, com este diagnóstico, ou, então, entrar com ação judicial para discutir este assunto, na Justiça. Para tanto, você pode procurar o Ministério Público, a defensoria pública, ou se puder, contatar um advogado que atue no Direito Educacional. Posso também, antes de ingressar com a ação, notificar a escola, caso deseje contratar os meus serviços : claudiahakim@uol.com.br
quero saber se criancas com tdh e defite de atencao tem algun beneficios pois tenho gemios e os meus dois foram diagnosticado e nao sei o que fazer pois ja fui por todos os lados e nao sei mais onde ir buscar o direito dos meus filhos onde a pedagoga da escola do meus filhos esta falando que nao vai pedir o diretos dos meus filho onde foi pedido de professora de apoio e ela negou e fazer o pedido da psquiatra
Queila,
Como a legislação para alunos com TDAH não é expressa, as escolas se valem disso para não se sentirem obrigadas a oferecer o atendimento educacional especializado, que, ao meu ver, estes alunos têm direito. O que você pode fazer é ou procurar uma escola que concorde em fazer a inclusão dos seus filhos, com este diagnóstico, ou, então, entrar com ação judicial para discutir este assunto, na Justiça. Para tanto, você pode procurar o Ministério Público , a defensoria pública, ou se puder, contatar um advogado que atue no Direito Educacional. Posso também, antes de ingressar com a ação, notificar a escola, caso deseje contratar os meus serviços : claudiahakim@uol.com.br
Queila,
Como a legislação para alunos com TDAH não é expressa, as escolas se valem disso para não se sentirem obrigadas a oferecer o atendimento educacional especializado, que, ao meu ver, estes alunos têm direito. O que você pode fazer é ou procurar uma escola que concorde em fazer a inclusão dos seus filhos, com este diagnóstico, ou, então, entrar com ação judicial para discutir este assunto, na Justiça. Para tanto, você pode procurar o Ministério Público, a defensoria pública, ou se puder, contatar um advogado que atue no Direito Educacional. Posso também, antes de ingressar com a ação, notificar a escola, caso deseje contratar os meus serviços : claudiahakim@uol.com.br
Patricia,
A questão do tdah, como já falei em outros artigos meus desta coluna, aqui no site, é bem polêmica,pois, enquanto não houve tempo leis expressas para os alunos com TDAH, as escolas irão de apegar a este motivo para não oferecerem o atendimento educacional especializado e adaptações curriculares que se fizerem necessários. Caso a escola se recuasse a fornecer um estagiário às expensas dela para auxiliar seu filho na escola, você só conseguirá resolver isto na justiça, desde que comprovado por laudo o tdah e a necessidade de um estagiário e as respectivas adaptações curriculares. Pode ser também que uma notificação para a escola consiga mediar este problema. Havendo interesse em me contratar, me escreva: claudiahakim@uol.com.br
Bom dia !!! Sra CLAUDIA HAKIM meu nome ser chama murilo anselmo acacio dos santos sou natural de santos do estado de são paulo possuo deficiência intelectual cid f71 e Tdah tenho 20 anos estudei escola de educação especial como escola 30 de jullho em santos e escola carmelita proost villaça em santos em 2013 voltei inicia meu ensino fundamental pelo eja educação de jovens adultos e ensino médio tb pelo eja terminei dois curso fiz dois vestibular um em santos e um em são paulo prova muito difícil para entender quando eu estava na escola dos municipal em santos ensino fundamental tinha prova prova adaptada professor me auxiliando ja no estado fui pouco difícil mais conseguir aprender algumas coisa resumido sra não consigo interpretar todos aqueles texto que estão na prova mesmo tempo adicional ledor fico confuso queria saber tem meios jurídico que possa me ajuda nessa questão tem laudo que comprava minha dificuldade atualmente estou trabalhando na ambev como jovem aprendiz pela lei de cotas mais queria muito fazer uma faculdade mais sempre que presto vestibular nunca consigo passa atingir pontuação necessária fico no aguardo dessa resposta
Atenciosamente
Murilo Anselmo
Bom dia sra
Murilo,
Ja te respondi por email.
Boa noite!!!
O meu filho foi diagnosticado com TDAH e não está avançando na escola, ele está no 1° ano do ensino fundamental gostaria de saber se é obrigação da escola assegurar um profissional específico para acompanha- lo em todas as aulas. Escola particular ou eu que tenho que pagar um estagiário para acompanha- lo.