Vocês sabiam que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também têm direito à educação diferenciada, sendo público alvo do atendimento educacional especializado (AEE) e clientela da Educação Especial ?

Apesar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não ser um transtorno de aprendizagem, de acordo com o Manual de Psiquiatria atual e o CID -10, ele traz como causa secundária uma DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM e, muitas vezes, ele é associado (em forma de co-morbidade) com algum outro transtorno de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia ou Discalculia, ROHDE et al., 2003), o que justifica ainda mais a necessidade de intervenção de um atendimento educacional diferenciado para o referido aluno.
Todo final de ano sou muito procurada, para orientar os pais de alunos que foram retidos de série e/ou entrar com algum tipo de recurso para discutir a (repetência) de um modo geral. Saiba mais sobre Retenção de série.
Alguns destes pais que me procuram acabaram de descobrir que seu filho tem TDAH em alguma de suas especificidades e esses pais só tiveram o laudo médico, atestando tal condição, bem no final do ano letivo e querem saber se há algo a fazer para reverter a decisão de retenção. Eu entendo que, neste caso, em que o diagnóstico só foi descoberto no final do ano letivo, há muito pouco a se argumentar.
Contudo, nos casos em que os pais dos alunos com TDAH ou Transtornos de Aprendizagem, já apresentaram o laudo, comprovando a condição de aluno com necessidade educacional especial, desde o início do ano letivo ou até meados do ano letivo, entendo ser cabível recurso perante a escola, num primeiro momento, e posteriormente, perante a Diretoria de Ensino ou respectivo órgão competente, para questionar a legalidade da decisão que reteve a criança de série, baseada no fato de que o aluno em questão necessita de uma educação especial (com direito a atividades, avaliações e provas diferenciadas, com mais tempo, com ledor, se necessário for) e que a escola não lhe ofereceu de forma adequada, bem como flexibilização de currículo, apoio pedagógico adequado para atender às necessidades educacionais especiais deste aluno.
Se a escola não ofereceu tudo o que poderia e deveria para o aluno que apresenta TDAH ou algum transtorno de aprendizagem ou Deficiência, de forma a evitar a retenção de série do aluno, a decisão que o reteve de série pode e deve ser reapreciada e discutida, pois quem vai sofrer as consequências destes atos, porque a escola se recusou a dar um atendimento educacional especializado, é a criança e os seus pais.
A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59, a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem.
No Brasil, os atuais critérios de definição da clientela da educação especial encontram-se elencados no documento Política Nacional de Educação Especial, publicado em 1994 pela Secretaria de Educação Especial – SEESP – do Ministério da Educação e Desporto – MEC. De acordo com esse documento, tal clientela é constituída por três grandes grupos, cada qual reunindo um numeroso grupo de tipos e graus de excepcionalidade.
No primeiro grupo, encontramos os Portadores de Altas Habilidades.
No segundo grupo, identificado como Portadores de Condutas Típicas e é aqui que se inserem os alunos com TDAH, a saber :
– indivíduos que apresentam alterações no comportamento social e/ou emocional, acarretando prejuízo no seu relacionamento com as demais pessoas.
No terceiro grupo, estão os Portadores de Deficiências.
Nossa Constituição Federal em seu Artigo 205, pretende garantir educação para todos, independentemente de suas especificidades.
O artigo 54, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial.
Outro fator a ser observado, é se a escola ofereceu recuperações paralelas para a criança conseguir as notas necessárias, antes da recuperação final. Isto também pode ser matéria a ser levantada em eventual recurso a ser impetrado contra a diretoria de ensino, em caso de retenção.
A Resolução CNE/CEB Nº 02/2001 institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, e considera educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:
I – dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
(…)
b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências. É neste inciso e letra que compreendemos o grupo dos alunos que apresentam TDAH.
O artigo 8º desta Resolução prevê que as escolas da rede regular de ensino (tanto as particulares quanto as públicas, leia-se) devem prever e prover na organização de suas classes comuns:
III – flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a freqüência obrigatória;
IV – serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante:
a) atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.
Já o parágrafo primeiro do artigo 4º da Deliberação CEE/SP 05/00 estabelece que :
Art. 4° – O atendimento educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito nas classes comuns das escolas, em todos os níveis de ensino.
§ 1º. – Os currículos das classes do ensino comum devem considerar conteúdos que tenham caráter básico, com significado prático e instrumental, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação que sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Resumindo:
Os alunos com TDAH, Transtornos de Aprendizagem ou Deficiência têm direito à educação especial e avaliações, provas e atividades diferenciadas, durante o ano letivo. Caso estes direitos tenham sido desrespeitados e o aluno for prejudicado em seu desempenho acadêmico, pode ter a decisão de retenção de série revista e até mesmo anulada, mediante recurso. E, antes de chegar a este ponto, exigir que ao aluno em questão seja oferecido o atendimento educacional especializado que ele tem direito.
Almanaque dos Pais Do sonho de ser mãe e por toda sua maternidade
Olá! Sou aluno do Instituto Federal de Brasília.Tenho TDAH e estou tendo dificuldade em uma matéria, pela terceira vez estou repetindo, pagando dependência. Já passei em todas as outras disciplinas, restando apenas essa para concluir o curso. Esse é o último semestre que tenho para ser aprovado, caso contrário corro o risco de ser jubilado, perdendo tudo o que já foi feito até aqui. Existe algum recurso para alunos de curso técnico? como posso ser orientado? O que devo fazer?
Aguardo resposta, desde já obrigado.
Rogerio,
Contrate um advogado especialista em Direito Educacional e tente notificar a escola para que lhe oferta atendi mentor Educacional especial ou para que ingresse com ação judicial neste sentido. Eu atuo em todo o Brasil. Havendo interesse em me contratar, me escreva : claudiahakim@uol.com.br
gostaria de saber quais sao os direitos que uma crianca de 7 anos que tem tdah e trasntorno opositor desafiador com trastorno de condulta tem nas escolas publicas e particular
Aliny,
Todos os direitos elencados neste meu artigo. Mas, o profissional que fizer o laudo do aluno deverá indicar para a escola como ele entende que a escola deve trabalhar com o aluno, como devem ser feitas as provas e avaliações. Se com mais tempo, se em local separado, se com ledor, se com escriba, se ele vai precisar de uma prova adaptada. Na dúvida, procure uma psicopedagoga para que faça a orientação de como a escola deve trabalhar com este aluno, como devem ser as provas e registre por escrito sua solicitação e fique com a prova do protocolo de sua solicitação, caso precise no futuro discutir sobre o não atendimento das necessidades educacionais especiais do aluno por parte da escola.
Gostaria de agradecer tua orientação, pois recorri junto a Secretaria de educação do meu Estado RS( que interviram,e deram-me todo o apoio), face o TDHA que meu filho apresenta, e apesar da possível dislexia ( dificuldade na escrita e leitura), conseguimos que ele curse a 5ª ano no corrente ano.
Parabéns pelo recurso ! Exija a inclusao de sua filha, desde o início do ano letivo!
Gostaria de saber se crianças com Transtorno Opositor Desafiador e TDAH tbém tem algum direito? Pq a escola do meu filho já convidou ele a se retirar pelos transtornos que ele apresenta e se mostra relutante em se adaptar
Meu filho tem 5 laudos de medicos diferentes na ecola de TDAH , mesmo assim optaram pela retenção pelo segundo ano consecutivo , não sei mais o que fazer e foi por decimos .
Olá. Cresci com muita dificuldade de aprendizagem minha mãe chegou procurar médicos , porém diagnóstico não foi dado, somente depois de muito aperto e depois de ter tido síndrome do pânico no primeiro período de faculdade. Com muita dificuldade e com apoio de alunos do curso consegui fazer e passar por várias disciplinas, e hoje falta concluir apenas algumas disciplinas, a qual tenho muitas dificuldades, inclusive uma delas terei que repetir pela terceira fez, e outra pela segunda vez. A universidade una está ciente do meu diagnóstico porém nada fez para ajudar, toda vez que procuro um professor para informar dá difículdade ignoram , dizem p esforçar e já ouvi até mesmo que se todos conseguem que também assim eu teria que fazer. Me sinto mal, perco as forças, hoje estou com matrícula trancada para ter Nené, e só de pensar em voltar passo mal, choro… Talvez se tivesse um monitor para ajudar conseguisse sair melhor, as disciplinas são práticas e requerer muito tempo p desenvolver, e mesmo ficando por conta não consigo guardar como usar programa e regras de planejamento de projetos, e sempre como se tivesse visto pela primeira vez, e muita dificuldade. Então é preciso conseguir auxílio dá faculdade em que sentido? Por favor preciso muito concluir o curso.
Gislaine,
Acho que primeiro você tem que buscar uma avaliação neuropsicologica, a ser realizada com um neuropsicologo para saber se você possui tdah ou algum outro transtorno de aprendizagem, que lhe garanta inclusão e com o laudo neuropsicologico procurar um. Psiquiatra que entenda destes distúrbios de aprendizagem para te avaliar devidamente. Com os laudos em mãos você pode exigir da faculdade o atendimento educacional especializado e, caso ela se recusa a lhe dar, você.pode entrar com ação judicial neste sentido.
Ola meu nome e marcela….moro no Es. Meu filho e TDAH diagnósticado desde 2010. Ele tem doze anos a escola tem ciência disso mas nunca ofereceu atendimento diferenciado nem nenhuma ajuda em relação aos deficit nos conteúdo de algumas matérias….e este ano ficou reprovado em português e matemática…..Gostaria de ajuda e saber como recorrer desta reprovação que aconteceu por causa de tres pontos em cada disciplina…. como revo proceder…..
Marcela,
Você pode ingressar com recurso administrativo ou judicial contra a decisão que o reteve de série sem oferecer o atendimento educacional especializado a que ele teria direito. Havendo interesse em me contratar, me escreva: claudiahakim@uol.com.br
Boa noite
Estou com um pequeno problema,meu filho tem 7 anos e tem tdah.a escola repitiu meu filho pro 2 ano,por causas de faltas ele tem 55 faltas.mais qualse todas as faltas eu pronunciava pra auxiliar dele.
E ele tem muita dificuldade em lidar com a professora e faltava por falta de interresse em ir a escola,e ninguem veio me dizer que ele perderia por falta.o que devo fazer?posso recorrer?
Alcione,
Você até pode tentar recorrer pois não se repete nem no primeiro e nem no segundo ano do ensino fundamental, mas não sei se conseguirá que seu recurso seja defendido, pois o regulamento da escola esclarece está questão de número de presença obrigatória.
Olá Boa Dia,
Me chamo Karolinne, tenho 18 anos, estou no 3º Série do Ensino Médio e fui reprovada na escola, porém tenho problema na coluna sério, travo muitas vezes e não consigo me movimentar, e com isso não consigo frequentar a escola. Entreguei laudos e atestados, fiz trabalhos em casa só que por causa do meu problema tinha dia que não aguentava escrever, e acabei entregando os trabalhos um pouco depois da data certa e nas provas não tirei notas boas. Tenho exames e tudo que comprova o meu problema levei na escola e mesmo assim fui reprovada, e lá me falaram que eles tem que me avaliar como um outro aluno qualquer… O que fazer nesse caso?
Existe a possibilidade de entrar com recurso administrativo em até 10 dias da retenção, com direito à recurso à diretoria de ensino, em caso da escola se recusar a retratar. Tem também a Via judicial. Havendo interesse na contratação dos meus serviços, me escreva: claudiahakim@uol.com.br
Obrigada, mandei uma mensagem no seu facebook, gostaria de apagar esses meu comentários aqui no site, já tentei e não consigo apagar, será que tem como a Dra. apagar para mim e conversar pelo Facebook por favor… Pode ser??
Doutora Claudia,
gostaria de tirar uma dúvida.
Minha filha tem DPAC e TDAH . Ela tem 15 anos e ficou em cinco matérias. ouvir dizer que a lei ampara as crianças laudadas na nota final, onde se a criança adquirir 50% da media ela pode ser aprovada, mesmo sem ter atingido a média da escola. É verdade?
A escola não deu atividades diferenciadas a minha filha nem provas diferenciadas.
Fabiana,
Não é verdade. Mas, se ela repetir de ano, você pode questionar a retenção de série dela mediante recurso administrativo ou judicial. Se quiser saber valores para me contratar para estes serviços, me escreva : claudiahakim@uol.com.br
minha filha esta com depresão e sindrome do panico fui falar com a diretora mas so descobri no quarto bimestre ela so sabe me falar que ele nao presta a atencao que fica deitada na carteira gostaria de saber o que pode ser feito ,fui ainda quando ia fazer a primeira prova do quarto bimestre mas nao obtive ajuda falei que esta em tratamento e fazendo psicoloca mas nada
Sua filha tem diagnóstico de depressão e síndrome do pânico feita por médico, indicando o CID ? VocÊ já apresentou o laudo para a escola ? É importante que apresente. Seria bom contratar um advogado, para notificar a escola da situação dela a evitar uma retenção de série. Caso ela venha a repetir de ano, você pode ingressar com recurso contra a retenção de série, administrativo ou judicial. Se quiser me contratar, me escreva : claudiahakim@uol.com.br
oi Dra Claudia,boa noite por favor me ajude minha filha tem 11 anos tem tdha e dpac a escola quer reter ela de serie eu nao concordo com a decisao da escola porque nao acho que eles tao fazendo nada pra ajudar ela primeiro eles colocam ela pra fazer a prova numa sala que tem varios alunos com os mesmo disturbios de todas as idades ;chegar ater 15 ou mas alunos nessa sala e ela faz a prova fragmimentada uma prova de manha e outra a tarde se recusaram desde o principio de ler a prova pra ela agora no fim do trimestre resolveram ler mas acho qe agora nao adianta mas nada; querem que ela se iguale ao nivel da turma nos sabemos por mas que eles queiram ela nao vai consegui porqe ela tem um desturbio de aprendizado . pra eles estao fazendo tudo ela que nao consegui acompanhar a turma. ela ta tendo acompanhamento com neuropediatra e fonodiologo e psipedagoga e fazendo reforço ja fui na escola varias vezes e eles falam que ela nao tem maturidade pra ir pra serie adiante porqe e muito dificil o diretor chegou a ser ironico comigo falando se eu queria um diploma ou eu queria que aminha filha aprendece se fosse um diploma que eu poderia pegar a tranferencia dela naquele momento.porque la os alunos
tava era pra aprender nao pra ter diploma, me ajude no devor fazer ja que na escola nao adianta porque ja decidiram reter ela , minha filha tem o laudo desde 21/06/2016 ela ficou de recuperaçao em 7 materias se recusam a dar algum trabalho pra ela recuperar nota me ajude nao sei mas o que fazer pra ajudar minha filha se entro na justiça se deixo assim, ela estuda em escola particular
Conceição,
Vc pode ingressar com recurso administrativo para discutir a retenção de série dela, no prazo de até 10 dias que sair a decisão que a considerar retida de série. Se a escola não se retratar, você pode entrar com novo recurso administrativo perante a diretoria de ensino ou , então, pode ingressar judicialmente com ação judicial para discutir a retenção de série. Se quiser me contratar para isto, me escreva : claudiahakim@uol.com.br
Nenhuma duvida… apenas um agradecimento!
Novamente Dra Claudia fazendo a diferença em minhas buscas para compor Relatórios e Orientar Pais!
Já estou com seu livro… fantástico!!!
Competência, Dedicação e Amor ao que faz
Parabéns Claudia
Beijos
Valesca
Obrigada !!!
Dra Claudia, bom dia!
Meu filho é portador de TDAH e esta no mesmo colegio desde o 1o ano hoje esta no 7o e e faz acompanhamento com neurologista e psicologa desde a 4 serie. Sempre teve dificuldades em fazer provas e acompanhar a agilidade da turma. Porem o colegio mudou a metodologia de provas, eles tem o livro didatico, porem as provas sao elaboradas por um site (superpro web) onde as perguntas sao do assunto estudado, porem as perguntas sao de vestibular. ou seja perguntas quilometricas especializadas para alunos de enen ou alunos com mais idade no caso (17). Com isso, ele nunca consegue tirar boa nota na prova e acaba fazendo a prova de reforço. ficando com nota abaixo da media e em alguns casos vermelha. o colegio disse que esta preparando os alunos para o vestibular, porem eles nao tem maturidade para tal. minha preocupalçao é que meu filho ja tem uma dificuldade de compreensao de texto e com isso so agravou mais.
Seu desempenho esta baixo e o meu medo e de repetencia. Resumindo ele nao tem nenhum tratamento difirenciado para provas ou para aprendizado. O que posso fazer uma vez que o colegio nao ira mudar a metodologia por causa de alugns gatos pingados da sala. Porque nao é so meu filho que esta enfrentando esta dificuldade. Tenho conversado com outos pais e eles estao enxergando o mesmo problema. So que meu filho tem um agravante. (tdah). O que posso fazer?
Obrigada
Marcia,
Você pode tentar intervir de forma administrativa, via notificação extra jducuuak, num primeiro momento e, num segundo momento, judicialmente, para tentar conseguir ase adaptações curriculares que seu filho precisa. Porem; existem argumentos que as escolas poderão usar em seu favor, tais como o de que não existem leis expressas que garantem o direito de atendimento do aluno com tdah. Eu tenho conseguido, enquanto advogada, uma boa medicação com as escolas de forma administrativa e judicial, quando é o caso. Porém, talvez seja o caso de você pensar em procurar uma outra escola para o seu filho com uma metodologia que o favoreça e que esteja disposta a práticar as adaptações curriculares que ele precisa. Caso queira contratar os meus serviços , meu contato é: claudiahakim@uol.com.br
Boa noite, tenho um filho que estuda no SESI em Santo André. tenho levado 2 laudos de deficit de atenção, porem ate hoje não deram nenhum tratamento diferenciado para ele. A fono pediu um sistema de fm para poder melhor adaptação desde março, porem ate agora nada. Esta com 3 matérias com dificuldade, podendo ate repetir de ano, quais os direitos que temos? como podemos proceder e aonde procurar ajuda? Ele faz acompanhamento semanalmente com fono ha faz 3 anos.
Desde já agradecemos.
Olá Solange,
Para informações sobre os direitos dos alunos com TDAH, me escreva, que lhe informo o valor da consulta. Vocês podem contratar um advogado que atue na área do Direito Educacional, ou o ministério público, ou se a renda familiar for menor do que 3 salários mínimos, poderão procurar a defensoria pública.
Se quiser me contratar, me escreva : claudiahakim@uol.com.br