Mãe com câncer: perdi a apresentação de dança da minha filha na escolinha

Olá  amigos, venho  dividir mais um pouquinho da minha história com vocês.
Em primeiro lugar gostaria que minha mensagem, meu “grito”, chegue até as Mamães que estão com  câncer e que acharam em algum momento que não pudessem suportar. É importante para nossa cura pararmos de nos esconder atrás da doença. Tudo fica mais fácil, mas, ao mesmo tempo, mais doloroso quando aceitamos e encaramos de frente, peito aberto, e tentamos lutar bravamente contra o medo, a dor ameniza e conseguimos enxergar a possibilidade de cura.

Volto no ponto chave da questão, nossos filhos. Como reagem, o que sentem, como interpretam essa reviravolta na família toda e na vidinha tão frágil deles.
Eles são nossa maior força. A vontade de ver um filho crescer, se desenvolver e aprender com esse mundão afora é maior que tudo, e o amor que nutrimos nesse cordão infinito é o que  dá razão  e sentido para levantarmos para encarar mais uma cirurgia, mais um tratamento, milhões de exames e consultas médicas . Acreditem, a cura está bem aí do seu lado, dentro de um saquinho de amor.

Após a primeira cirurgia, fui à Endocrinologista levar o exame  anatomopatológico para análise e saí de lá arrasada. “O seu tumor é raro, teve margem positiva (quando restam  micro células cancerígenas), e você vai iniciar com um tratamento de quimioterapia oral que irá durar em torno de 5 anos e 35 sessões de radioterapia. Fui  para o Hospital das Clínicas (uma história de sofrimento à parte) e lá fui recebida pelos melhores  médicos que  já vi na vida. Então comecei com a medicação um mês e meio depois da primeira cirurgia. Um remédio que causa diversas reações, diariamente. Apesar de tudo, até voltei a fazer alguns trabalhos fotográficos. Na sequência, vieram as sessões diárias de rádio. Indescritível os sintomas de enjoo, fadiga, desânimo, falta de apetite, entre outros. Já não dava mais para trabalhar. Mas era minha vida que estava em jogo, então me empenhei em fazer tudo direitinho, por mais penoso que fosse.
Em novembro do mesmo ano (2012), pouco tempo depois de terminado o tratamento de radioterapia, comecei a sentir fortes dores na virilha, que estavam me impossibilitando de andar direito, então borá lá pro médico. Metástase óssea! O que significa dizer que haviam focos secundários do câncer nos meus ossos. Pela terceira vez meu mundo desabou, e senti os dias contados novamente.

Minha segunda e terceira cirurgias

O foco maior, que causava a dor, estava no fêmur e o tratamento era cirúrgico. Fiquei quatorze dias no hospital, duas cirurgias complicadíssimas num intervalo de 48 horas, e dor, muita dor, daquelas que você nunca imagina sentir sabe? Pois é, era final de ano e a Sofia tinha apresentação de dança na escola, fiz questão que ela fosse. Pedi para gravarem. No dia da apresentação a dor de não estar lá com ela foi infinitamente maior do que a dor insuportável das cirurgias. Chorei pra valer. Mas feliz por ela estar participando (ela adora dançar!). De repente, de surpresa, uma batida na porta do quarto e ela entra com a roupa da dança. Entrou, subiu na cama, me abraçou forte e contou o como foi  legal a apresentação! Quis ver meu dodói e deitar ao meu lado naquela cama fria e impessoal do Hospital. Quanta felicidade e alegria senti naquele momento, impossível descrever.

Visita surpresa da Sofia, ainda com a roupinha da dança
Visita surpresa da Sofia, ainda com a roupinha da dança. Momento especial.

Assim essa pequena vem me ajudando a encarar o câncer de frente, mostrando o rosto e o coração, posso dizer que vale a pena entender a importância de sermos Mães, Mães que têm que passar valores de coragem, de como a vida não é fácil e de como é importante lutarmos para conseguirmos atingir nossos objetivos. Nos dias de hoje, devido à correria, acabamos por priorizar  o trabalho e as tarefas diárias e cuidar dos filhos se tornou algo mais “acelerado”, com uma qualidade aquém do que eles merecem. Hoje, a qualidade do tempo com a Sofia é prioridade, sempre tenho tempo para aquele banho demorado juntas, para as brincadeiras (que por vezes me deixam esgotada), para a saída da escola com uma pipoca, para assistir a aula de natação e bater palma a cada novo mergulho.

Desejo a todas as Mães que não passem por nada parecido, que dediquem mais tempo de qualidade aos seus filhos, e desejo com todas as minhas forças que aquelas que estão  passando por esse problema se apeguem nesses pedacinhos de gente que deixam nossa vida colorida e tiram o preto e branco que uma doença grave traz em nossos corações.
Força, Fé e Coragem a todas nós.
Até o próximo post.
Beijos.

Sobre Luciana Bernal

Luciana Bernal é mãe da Sofia de 4 anos, esposa e fotógrafa especializada em gestantes e crianças. Descobriu em 2012 que está com um câncer raro, uma doença que lhe trouxe ainda mais vontade de viver e aproveitar cada momento com sua família e amigos, além de registrar um lado mais sensível e emocionante em seus trabalhos fotográficos.

Veja também

Vida

Luciana Bernal, uma mãe que enfrenta o câncer, neste post festeja a vida com a chegada do Vitor, filho de um casal de amigos.

29 comentários

  1. Emoções cada vez maiores!! E cada vez melhores! Parte muuuito boa, essa!
    Vc sempre foi de ensinar: amigos, família, a si mesma! Nestes posts vc está se superando. Parabéns!
    De coração pra coração!
    Amo vc!

  2. Patrícia Favoretto Renci

    Téris,
    Tenho lido seus posts! Tenho sentido muito… Mas acredito que vc vai superar tudo isso e sair melhor do que já é (como se fosse possível)!
    O seu melhor remédio está aí e é a sua Sofia! Vc não está sozinha… Siga em frente! Vc ainda vai ter muita estória para contar a ela (e a nós tb)!
    Mulher guerreira: aquilo que não te destrói, te fortalece!
    Saúde, paz e amor sempre!
    Vc está em minhas orações diárias e meus melhores pensamentos!
    Abraço bem forte!
    Fica com Deus

  3. Sandra Dourado

    Luciana sou amiga da Luciere, li seu depoimento, muito especial e lindo impossível as lagrimas não rolarem pelo rosto. Continue perseverante e confiante que Deus está ao seu lado e de sua familia também um beijo em vc e na Sophia
    Deus te abençoe mulher guerreira!!!!

    • Luciana Bernal

      Oi Sandra!
      Obrigada pelas palavras….muito importante ter pessoas novas nessa corrente de amor!
      Agora tenho uma pagina nova no face ” Mães com câncer”., lá vou detalhara bastante toda minha historia.
      Um beijo carinhoso!

      Lu

  4. Tatiana gimenes

    Luciana, que depoimento lindo. Reclamamos MT da vida uma insatisfação saudável para melhora. Todavia, quando isso se torna uma rotina a ponto de nos cegar para aquilo que já conquistamos…. É deveras prejudicial.
    Por isso, continue lutando por VC e pela sua família. Que VC tenha, diariamente, motivos pra agradecer pelo dom da vida.
    Deus abençoe!

    • Luciana Bernal

      Oi Tatiana,
      Obrigada pela força!
      Faço isso diariamente, luto pela vida e pela minha familia! Sei que DEUS esta comigo me iluminando e me dando forças para eu prosseguir!
      Siga minha pagina no facebook, ” Mães com câncer”.

      Um beijo!!!
      Lu

  5. Luciere Pina

    Lu querida..mais um relato emocionante..vc já é uma vencedora e tenho certeza que lá na frente vamos lembrar de tudo isso. .Um aprendizado do que realmente vale a pena na vida!!!!!Só tenho que agradecer a Deus por uma amiga. .mais que amiga tão especial!♡♥

    • Luciana Bernal

      Lu! minha fiél e constante amiga, inseparável!!!
      Com certeza lá na frente vamos falar sobre isso como um passado bemmm distante!!!!
      Tbm agradeço a Deus por ter vc em minha vida amiga!
      te amo,

      Lu

  6. Sandra Dourado

    Ola Luciana sou amiga da Luciere, e li sua historia, impossivel as lagrimas não rolarem pelo rosto, as vezes não conseguimos entender os designos de Deus em nossas vidas, mas saiba que em tudo Ele está contigo.
    Rara nao é sua enfermidade , rara é a mãe que vc é – muitos filhos e esposos necessitam de uma mae desta -estao totalmente doentes em fase terminal a procura de um abraço, de um carinho…..
    Querida Luciana, confia em Deus Ele é o que tudo pode.
    Se aceitar posso apresentar vc nas minhas oracoes.
    Um beijo para vc e claro para Sophia

  7. marcelo véia

    porrrr Lu , já tinha ouvido algum comentário que vc estáva se tratando de algo , mas não sabia que era algo tão sério assim ;fiquei em prantos mesmo , cada palavra sua ,uma lembrança ,pois não é só uma história de alguém que a gente tá lendo ; é de vc minha amiga que te conheço à tempos . Você hoje seguiu o seu caminho , como todos seguem um dia , mas a amizade não acaba não , o respeito , a admiração e agora muito mais . Hoje sou pai de uma garotinha de 1 ano e meio , tô com 43 anos ; vc me fez hoje pensar realmente que o tempo é curto mesmo . Não tenho muitas palavras pra te dizer algo pra te ajudar a se erguer , pois vc é esperta e muito inteligente pra descobrir o caminho que é o que vc me passou agora , o AMOR aos filhos , querer viver ao maximo p/ estar do lado deles atéééé quando DEUS quiser ………………………………….LUCIAAANA , VC É UMA PESSOA CHEIA DE VIDA , TEM UMA FAMÍLIA LINDA , LUTE PELA SUA VIDA QUE VC TEM MUITOS GUERREIROS DO SEU LADO PRA TE AJUDAR EM QUE VC PRECISAR ,POIS ESTÃO TODOS ESPERANDO À TRIUNFAR JUNTOS COM VC NA VITÓRIA DESSA GUERRA QUE VC EST´A ENFRENTAR …………………………………. LÚ UM BEIJÃÃO DE UM AMIGO E DE SUA FAMILIA FICA DIANTE DOS OLHOS DE DEUS QUE ELE IRÁ TE PROTEJER ……………………….. VÉINHA

    • Luciana Bernal

      Véiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
      Quantas saudades meu querido e velho amigo! Como batiamos papo …lembra?! sempre adorei vc!
      Que lindo! esta com uma filhinha é!? maximo!!!!! amor maior do mundo né???
      Estou bem meu amigo!! Lutando e obtendo resultados! Deus esta comigo, e tenho muita FÉ nele e na vida!!!
      Logo tudo isso acaba!
      Obrigada pela força.

      Saudades demaisssssss de você!!!

      Um beijo a vc e a toda familia!

  8. Luciana, não nos conhecemos. Uma colega de trabalho (a Regina Savazoni) compartilhou seus posts e fiquei curiosa para le-los.
    Ainda não sou mãe e muito menos tive câncer (graças a Deus!), mas o seu texto nos permite sentir td sofrimento e alegria q passou. Impossível não chorar e repensar aquilo q encaramos como dificuldades no dia a dia.
    Seja sempre forte. Pela sua pequena.
    Que Deus te abençoe.

    • Luciana Bernal

      Oi Erica!

      Que bacana receber sua mensagem!
      Fico feliz que tenha te tocado de alguma forma, e que eu possa passar um pouco da minha experiência de vida e fazer com que as pessoas reflitam sobre a vida , sobre tudo!
      Obrigada pela força!
      Apareça sempre por aqui

      beijo
      Lu

  9. Ricardo Dido

    Linda passagem Lu, tenho certeza que vem fazendo muuuuito bem para muitas outras mamães! Lov u all 🙂
    bjs

    • Luciana Bernal

      OI Amigo,
      Acredito que tenha feito sim! a repercussão esta excelente estou muito feliz!
      Te amo muito !!!

      Beijo,

  10. Lu, sou marido de uma das colegas do seu marido na empresa em que ambos trabalham, além de você ter colocado uma parte bonita em que você é neste pequeno texto, também vejo o seu grande amor pela sua filha e pela sua vida, você é mais rara como pessoa e mãe, que valoriza cada segundinho da sua vida com a sua família e espero que cada dia você tenha pequenas vitórias que te levarão ao seu objetivo maior, que é ficar ao lado de quem você ama. Fique com DEUS.

    • Luciana Bernal

      Olá Edvaldo,
      Obrigada pelas bonitas palavras! você disse tudo!
      Eu só quero ficar ao lado de minha familia e de quem me ama!!!
      DEUS esta sempre comigo!

      Obrigada!
      bj

  11. Ana Lucia de Lima e Silva

    Minha amada amiga, que depoimento tocante e sincero… Sei que trará apoio e orientação a qualquer mãe que esteja em situação semelhante… Que sua fé e coragem inspirem atitudes nobres e sábias. Beijos mil…

    • Luciana Bernal

      Amiga,
      É verdade…é um depoimento sincero que desejo de coração que chegue ao maior numero de Mães que precisem possível!
      Que bom ter vc sempre comigo!
      muitos beijos!

  12. Lú sempre acreditei que Deus toma alguns caminhos que não entendemos , pra nós é lições pra que se prevaleça o Amor e que possamos olhar ao redor e perceber que mesmo em meio a dor , tristeza prevalece o Amor em geral família e desde ser que é dadiva de Deus filhos pra nós fortalecer, e creia que é possível a cura onde a paz , o amor de Deus superamos caminhamos ao foco !! Vc é uma guerreira e Deus quer muito mais de vc dando este testemunho maravilhoso , ajudando pessoas por tão pouco quer desistir da dadiva de Deus . Eu só agradeço e Glorifico a Deus em nome de Jesus por vc ser um milagre pra mim ou melhor pra nós !!bjs amo vc !!!

    • Luciana Bernal

      OI Te….
      Obrigada pelas palavras tão lindas!!!
      Espero ajudar muita gente com minhas historias e que elas possam servir de apoio para pessoas que estão sem rumo!
      Muito obrigada!!!!! muito!
      beijooooo

  13. Adriano Czapkowski

    Lu, que demais!!! Estou emocionado!
    Caramba, como é delicioso ouvir você, rir e chorar com você e agora LER você!
    Quero mais! ADOREI! Muitos bjos. Dri

    • Luciana Bernal

      Dri,
      Escrevi pra você em algum lugar( já nem sei , acho que foi no face). Você é um anjinho da guarda na terra pra mim. Pessoa fundamental para eu estar aqui hoje. Sua acolhida e ajuda são eternas em meu coração, me emociono muito ao lembrar daquele dia….vc sentado olhando pra mim! só nós dois sabemos o QUE foi aquele momento.
      Obrigada amigo, eternamente.
      Beijo
      Te amo

  14. Lú, seu texto nos faz refletir muito sobre a importância de valorizarmos e estarmos presentes em diversos momento da vida de nossos pequenos, seja uma festa na escola ou um filminho em casa esparramados no sofá. Realmente o tempo é implacável e cada evento é único.
    Por outro lado, ele também mostra que se acontecer de perder uma festinha ou apresentação de dança, no fim o que realmente importa é amar sem limites, cuidar sem medo, educar sempre e transformar cada momento junto em uma ocasião especial.
    Você é fantástica amiga! Sou fã de corpo e alma!

    • Luciana Bernal

      Mo,
      Você sempre me dizendo coisas lindas né?!
      Verdade amiga, como mudamos depois de nos tornarmos Mães né?! Como essas pessoinhas podem nos dar tanto amor?!
      Obrigada por tudo sempre!!!
      beijo
      LY

  15. Myriam Bocalini

    Lu, mais uma vez me emociono ao ler seu relato. Certamente você é uma inspiração para a vida. Bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *