Direitos dos Alunos com TDAH

Vocês sabiam que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também têm direito à educação diferenciada, sendo público alvo do atendimento educacional especializado (AEE) e clientela da Educação Especial ?

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Apesar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não ser um transtorno de aprendizagem, de acordo com o Manual de Psiquiatria atual e o CID -10, ele traz como causa secundária uma DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM e, muitas vezes, ele é associado (em forma de co-morbidade) com algum outro transtorno de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia ou Discalculia, ROHDE et al., 2003), o que justifica ainda mais a necessidade de intervenção de um atendimento educacional diferenciado para o referido aluno.

Todo final de ano sou muito procurada, para orientar os pais de alunos que foram retidos de série e/ou entrar com algum tipo de recurso para discutir a (repetência) de um modo geral. Saiba mais sobre Retenção de série.

Alguns destes pais que me procuram acabaram de descobrir que seu filho tem TDAH em alguma de suas especificidades e esses pais só tiveram o laudo médico, atestando tal condição, bem no final do ano letivo e querem saber se há algo a fazer para reverter a decisão de retenção. Eu entendo que, neste caso, em que o diagnóstico só foi descoberto no final do ano letivo, há muito pouco a se argumentar.

Contudo, nos casos em que os pais dos alunos com TDAH ou Transtornos de Aprendizagem, já apresentaram o laudo, comprovando a condição de aluno com necessidade educacional especial, desde o início do ano letivo ou até meados do ano letivo, entendo ser cabível recurso perante a escola, num primeiro momento, e posteriormente, perante a Diretoria de Ensino ou respectivo órgão competente, para questionar a legalidade da decisão que reteve a criança de série, baseada no fato de que o aluno em questão necessita de uma educação especial (com direito a atividades, avaliações e provas diferenciadas, com mais tempo, com ledor, se necessário for) e que a escola não lhe ofereceu de forma adequada, bem como flexibilização de currículo, apoio pedagógico adequado para atender às necessidades educacionais especiais deste aluno.

Se a escola não ofereceu tudo o que poderia e deveria para o aluno que apresenta TDAH ou algum transtorno de aprendizagem ou Deficiência, de forma a evitar a retenção de série do aluno, a decisão que o reteve de série pode e deve ser reapreciada e discutida, pois quem vai sofrer as consequências destes atos, porque a escola se recusou a dar um atendimento educacional especializado, é a criança e os seus pais.

A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59, a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem.

No Brasil, os atuais critérios de definição da clientela da educação especial encontram-se elencados no documento Política Nacional de Educação Especial, publicado em 1994 pela Secretaria de Educação Especial – SEESP – do Ministério da Educação e Desporto – MEC. De acordo com esse documento, tal clientela é constituída por três grandes grupos, cada qual reunindo um numeroso grupo de tipos e graus de excepcionalidade.

No primeiro grupo, encontramos os Portadores de Altas Habilidades.

No segundo grupo, identificado como Portadores de Condutas Típicas e é aqui que se inserem os alunos com TDAH, a saber :

– indivíduos que apresentam alterações no comportamento social e/ou emocional, acarretando prejuízo no seu relacionamento com as demais pessoas.

No terceiro grupo, estão os Portadores de Deficiências.

Nossa Constituição Federal em seu Artigo 205, pretende garantir educação para todos, independentemente de suas especificidades.

O artigo 54, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial.

Outro fator a ser observado, é se a escola ofereceu recuperações paralelas para a criança conseguir as notas necessárias, antes da recuperação final. Isto também pode ser matéria a ser levantada em eventual recurso a ser impetrado contra a diretoria de ensino, em caso de retenção.

A Resolução CNE/CEB Nº 02/2001 institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, e considera educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

I – dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:

(…)

b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências. É neste inciso e letra que compreendemos o grupo dos alunos que apresentam TDAH.

O artigo 8º desta Resolução prevê que as escolas da rede regular de ensino (tanto as particulares quanto as públicas, leia-se) devem prever e prover na organização de suas classes comuns:

III – flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em consonância com o projeto pedagógico da escola, respeitada a freqüência obrigatória;

IV – serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante:
a) atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.

Já o parágrafo primeiro do artigo 4º da Deliberação CEE/SP 05/00 estabelece que :
Art. 4° – O atendimento educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito nas classes comuns das escolas, em todos os níveis de ensino.

§ 1º. – Os currículos das classes do ensino comum devem considerar conteúdos que tenham caráter básico, com significado prático e instrumental, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação que sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Resumindo:

Os alunos com TDAH, Transtornos de Aprendizagem ou Deficiência têm direito à educação especial e avaliações, provas e atividades diferenciadas, durante o ano letivo. Caso estes direitos tenham sido desrespeitados e o aluno for prejudicado em seu desempenho acadêmico, pode ter a decisão de retenção de série revista e até mesmo anulada, mediante recurso. E, antes de chegar a este ponto, exigir que ao aluno em questão seja oferecido o atendimento educacional especializado que ele tem direito.

Sobre Claudia Hakim

Advogada Especializada em Direito de Educação e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog e grupo no Facebook voltado para a Educação de Crianças Superdotadas : “Mãe de Crianças Superdotadas : www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com Membro Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento (IBSDND) Contato : claudiahakim@uol.com.br/ Fone : (11) 35113853

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400 comentários

  1. boa tarde, fui diagnosticado com TDAH, aos 38 anos, faço faculdade de odontologia, e estou começando agora a tomar Ritalina, estou com muita notas baixas, estou no 3° período, a faculdade pode mim reprovar?

    • Fausto,

      Converse com a faculdade no Departamento de Educação Especial e veja se eles te oferecem provas adpatadas, diferenciadas, com mais tempo para a a realização das provas, das atividades. Se ela não fizer, você pode procurar advogado para lhe notificar ou entrar com ação judicial, solicitandoo atendimento educacional especializado. Se a faculdade fizer isto tudo e ainda assim voce repetir, aí não tem argumentos. Se você notificar a faculdade, informando de sua condição, exigir atendimento educacional especializado e ela se recusar a lhe dar este atendimento, você pode questionar eventual retenção, administrativamente ou na justiça.

    • Fausto,

      Converse com a faculdade no Departamento de Educação Especial e veja se eles te oferecem provas adaptadas, diferenciadas, com mais tempo para a a realização das provas, das atividades. Se ela não fizer, você pode procurar advogado para lhe notificar ou entrar com ação judicial, solicitandoo atendimento educacional especializado. Se a faculdade fizer isto tudo e ainda assim voce repetir, aí não tem argumentos. Se você notificar a faculdade, informando de sua condição, exigir atendimento educacional especializado e ela se recusar a lhe dar este atendimento, você pode questionar eventual retenção, administrativamente ou na justiça.

  2. Olá, meu nome é Sandra tenho 2 filhas: uma de 11 anos que tem deficit de atenção e não é imperativa. Apesar dessa deficit de atenção ela não teve nenhuma ajuda especifica e as notas delas não são baixa e sim médias. Você acha que com um pouco de dificuldade as vezes ela precisa dessa ajuda de um professor especial na escola?
    A minha outra filha tem 4 anos e a fala dela esta atrasada. Estou fazendo o tratamento com o fonoaudióloga e nenhum medico disse que ela tem algum tipo de problema. A escola arrumou um professor para crianças especiais para ajudar ela, mas eu particularmente não gostei porque acho que minha filha vai ser excluída das outras crianças. A escola esta tratando minha filha como autista sem diagnóstico médico. Você acha que devo aceitar essa escolha da escola?

    • Sandra,

      Em relação à sua filha mais velha, ela tem direito à adaptação curricular , com mais tempo, se preferir em ambiente separado, para que não se distraia com barulho e outros amigos. Ela é medicada? A meducação tem sido o tratamento mais indicado para os alunos com TDAH e melhora muito o foco deres alunos. Em relação à sua filha mais nova eu aceitaria a ajuda. Dificuldades a comunicação e atraso na fala são indicativos do transtorno do espectro autista e a ajuda de um professor auxiliar pode ajudá-la muito a desenvolver. Na escola dos meus filhos têm crianças com tutor , que tem dislexia e que não são excluídos socialmente. Ela já passou por neuropediatra e neuropsicologo e fono para uma avaliação multidisciplinar?

  3. ROSELI LOPES

    MEU FILHO TEM 8 ANOS COM LAUDO DE TDAH E DISLEXIA , ELE POSSUI QI 78 LIMITROFE
    GOSTARIA DE SABER SE ELE TEM DIREITO A UM PROFESSOR DE APOIO EM SALA DE AULA PELA A REDE PUBLICA

  4. MEU FILHO TEM 8 ANOS COM LAUDO DE TDAH E DISLEXIA , ELE POSSUI QI 78 LIMITROFE
    GOSTARIA DE SABER SE ELE TEM DIREITO A UM PROFESSOR DE APOIO EM SALA DE AULA PELA A REDE PUBLICA

    • Regiane,

      Tem sim , direito a professor auxiliar. Peça para os médicos que assistem o seu filho colocar em laudo o diagnóstico e o CID dele e a necessidade dele ter uma professora auxiliar. Leve na supervisão de ensino ou na secretaria de educação, departamento de educação especial. Caso não dê resultado, procure o ministério público ou a defensoria pública ou um advogado.

  5. Roseli Lopes

    OI, minha filha foi diagnosticada com DM leve limítrofe intelectual e ela tem problema na fala e no ano passado ela tinha professora auxiliar e esse ano ela não ganhou, e esta encontrado muita dificuldade, gostaria de saber se ela tem direito a esse profissional.Obrigada.

    • Roseli,

      Tem sim. Sugiro que procure a diretoria ou supervisão de ensino e relate o que houve. Caso ela não interceda, procure o Ministério Público, a Defensoria Pública ou alguma advogado particular da área da Educação. Se tiver interesse, entre em contato comigo : claudiahakim@uol.com.br

  6. bom dia minha sobrinha perdeu o avo teve que ir com a familha e perdeu a prova da escola e ela trose o atestado falecimento e o professor nao que fazer a prova com ela ele pod faser isto aguardo

    • Wellington,

      Não há previsão legal que ampare a sua pretensão. Sugiro que entre em contato com a supervisão de ensino para ver se ela lhes ajuda a intervir junto a escola. Ela poderá fazer prova substitutiva?

  7. Samanta Mara

    Realmente estou numa angustia terrível a muito tempo corro atrás na justiça direito de um professor de apoio para meu filho pela dificuldades de aprendizagem dele ai agora que a justiça determina que a secretaria municipal juntamente com a escola coloque a professora com o curso certo para acompanhar no ensinamentos do meu filho ai eu fico sabendo que se ele tiver a professora de apoio ele perde o direito de frequentar o projeto queria saber como pode a própria escola e a secretaria de educação negar o direito de uma criança co TDAH E TDO simplesmente chateada e não vem me chamar pra conversar não por que vou ate o fim acho que a escola municipal tem que dar o melhor ensino para as crianças que estuda …

  8. karla macedo

    A SECRETARIA DIZ QUE OS ALUNOS ESPECIAIS TEM QUE SER APROVADOS MESNO QUE NAO ACOMPANHE O CONTEUDO DA TURMA ISSO PODE? TEM LEI OU NAO?

    • Karla,

      O que a lei de diretrizes básicas da Educação diz é que o aluno deficient ou , autista tem direito à terminal idade específica de ensino fundamental. Não fala que o aluno não pode ser reprovado, mesmo se não entender o conteúdo. Mas, considerando que o conteúdo curricular deverá ser adaptado de acordo com as necessidades especiais do aluno, ele poderá sim repetir de ano, caso não atinja o mínimo necessário se seu currículo adaptado. Mas, ele tem direito à terminar o enino fundamental.

  9. Ola, Dra Claudia, Meu filho de 13 anos foi diagnosticado com TDA no ano passado. Está hoje no setimo ano, tendo sido aprovado no sexto ano pelo “Concelho de classe” da escola . Gostaria de saber se ele, esse ano, ainda não apresentar bom rendimento escolar, posso “exigir” sua aprovação… O rendimento melhorou, mas ainda não está chegando na média 6,0 . Assim fico muito preocupada. Percebo que a escola não fica “confortável” de ter que atender suas necessidades, fazer provas separado, com mais tempo para realizá-las.
    O laudo entregue ano passado é bem completo, com avaliações de fonoaudiologas, neurologista e psiconeurologista, processamento auditivo central.
    Ou seja , a aprovação dele depende mesmo da escola ou posso falar em Direitos.
    Obrigada
    Vera Soares

    • Vera,

      Exigir aprovação não dá, nem para alunos com deficiência. Os alunos têm direito a atendimento educacional especializado, de acordo com suas necessidades, provas diferenciadas, atividades adaptadas, mas devem atingir o resultado esperado para aquilo que lhe está sendo oferecido. Se não atingirem o mínimo também podem ser reprovados. Então, não dá para exigir a aprovação dele. O que vc pode exigir é que a escola adapte as provas e atividades dele e se a escola não adaptar, mesmo depois de você ter pedido, você poderá recorrer administrativa ou judicialmente para invalidar a decisão que o considerar retido de série.

    • Vera,

      Não tem como exigir a aprovação do aluno, se a escola oferecer atendimento educacional especializado, com provas e atividades diferenciadas, mais tempo para a realização das provas e o aluno não atingir o mínimo esperado dentre da proposta de atendimento educacional especializado. Uma relação de parceria entre família / escola ajudará o seu filho neste processo. É importante que você converse com a escola sobre ela oferecer educação eepecial para o seu filho. Se ela se recusar, você pode ingressar em juízo , pedindo isso. Se ela não oferecer, você pode discutir eventual decisão que o retiver de série por falta de atendimento educacional especializado. Mas, vocês têm que solicitar este atendimento para a escola.

  10. Boa tarde dra Claudia!
    Meu filho,hoje com 9 anos tem um diagnóstico TDAH severo. Com 3 anos de idade ele foi acompanhado por uma médica Neuropediatra sendo por ela medicado devido sua agitação ser muito pertinente, atrapalhando seu desenvolvimento na aprendizagem. Posteriormente meu filho foi encaminhado pela Neuropediatra para uma Psiquiatra Infantil.
    Meu filho já possui um diagnóstico fechado de TDAH com CID F90, desde então quando ingressou na ensino fundamental sempre foi necessário uma estagiária para ele na sala de aula. Peço por favor que me ajude, pois a secretaria da educação informou a retirada da mesma. Por lei, ele tem direito a uma estagiaria ou monitora que o auxilie em sala de aula? Ele faz uso de medicações para TDHA e mesmo com todo esse suporte seu rendimento escolar é baixo. Aguardo seu retorno, obrigada Aline.

    • Aline,

      A questão do tdah, como já falei em outros artigos meus desta coluna, aqui no site, é bem polêmica, pois, enquanto não houverem leis expressas para os alunos com TDAH, as escolas irão de apegar a este motivo para não oferecerem o atendimento educacional especializado e adaptações curriculares que se fizerem necessários. Caso a escola se recuse a fornecer um estagiário/professor auxiliar às expensas dela para auxiliar seu filho na escola, você só conseguirá resolver isto na justiça, desde que comprovado por laudo o tdah e a necessidade de um estagiário e as respectivas adaptações curriculares. Pode ser também que uma notificação para a escola consiga mediar este problema. Havendo interesse em me contratar, me escreva: claudiahakim@uol.com.br

  11. Olá Dra.gostaria de saber se alunos com laudo de TDAH tem direito por lei a tutoria assim como o Autismo.

    • Rozeli,

      Como o autista não. A legislação para os autistas é expressa e farta, garantindo a eles o atendimento educacional especializado e direito a tutor, quando necessário. Ja a questão do tdah, como já falei em outros artigos meus desta coluna, aqui no site, é bem polêmica, pois, enquanto não houverem leis expressas para os alunos com TDAH, as escolas irão de apegar a este motivo para não oferecerem o atendimento educacional especializado e adaptações curriculares que se fizerem necessários. Caso a escola se recuse a fornecer um estagiário/professor auxiliar às expensas dela para auxiliar seu filho na escola, você só conseguirá resolver isto na justiça, desde que comprovado por laudo o tdah e a necessidade de um estagiário e as respectivas adaptações curriculares. Pode ser também que uma notificação para a escola consiga mediar este problema. Havendo interesse em me contratar, me escreva: claudiahakim@uol.com.br

      • Boa tarde Cláudia,
        Sou Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Tenho tido alguns problemas com pacientes na escola, pois eles apresentam dificuldades/TDAH,etc e tem escolas que não aceitam revisão de prova, prova especial, etc. Sei que tem tudo isso na lei, sei de algumas, mas não tenho todas/com a certeza que preciso, para passar para as mães e orientá-las no que fazer. Seria possível você enviá-las para que eu possa orientar essas mães?
        Agradeço desde já.
        Abraços.

  12. Olá, Boa tarde, estou precisando de ajuda. Minha filha tem processamento ouditivo e venho lutando desde q ela tem 7anos de idade e lutei muito na escola por seus direitos, e agora ela está na faculdade e tudo pra ela tem q ser bem mastigado pra ela poder entender, e como ela tem essa deficiência não consegue acompanhar aqueles professores q só fala e fala, e ela é mais devagar pra fazer provas o raciocínio dela e lento precisa q o professor lê as provas pra ela se não ela não entende direito. As vezes ela sabe toda a matéria por se esforça e estudar 3m casa e não consegue ir bem na prova se ela sabe. O que posso fazer pra ajudar a minha filha terminar a faculdade, ela toma ritalina e ant depressivos, devido tudo que ela sofreu com professores e colegas de sala, acabou desenvolvendo depressão. Por favor.

    • Graça,

      Já atendi alunos com TDAH e déficit de processamento auditivo em ensino superior e consegui resolver a questão de inclusão deles, mediante uma notificação para a Universidade. Caso a universidade se recuse a oferecer o atendimento educacional especializado após o envio da Notiticação, seria o caso de ingressar com ação judicial, exigindo o referido atendimento. Se desejar me contratar para tanto, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

  13. Bom dia!! Preciso de ajuda na escola do meu filho ele esta sofrendo perseguições e os professores não da a minima atenção que ele precisa, estou muito preocupada com tudo isso. obrigada

    • Luciana,

      Procure a secretaria de educação especial de sua cjdad; a defensoria pública ou o Ministério Público. Se estiver ao seu alcance, contrate um advogado particular para lhe orientar sobre como proceder com a escola.

  14. Boa tarde, temos um aluno cujo CID é F90 e F 81( Dificuldade Global no Desenvolvimento de Habilidades Escolares ) TDAH . estes CIDs tem direito ao professor de apoio? grata.
    Por favor se possível me envie a resposta por email.

    • Claudia,

      Depende do que contiver no laido. De como forem as prescritos médicas e dos profissionais que assistem a criança. Se a escola sente que a criança se beneficiara do auxílio do tutor, por que não oferece-lo ?

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