Gravidez do papai: 19 semanas de gestação
A barriga está despontando e fica cada vez mais evidente e concreta a ideia de que logo você será papai. Aproveite para ler alguns livros sobre gestação, educação e outros assuntos relacionados ao seu bebê.
A futura mamãe
O útero da gestante está na altura do umbigo, ou seja, adeus cinturinha. Mas fique tranquilo porque ela voltará.
Com o aumento de peso natural da gestante há uma alteração postural, o que aumenta também as queixas de dores nas costas, principalmente na lombar. Usar sapatos baixos e tomar banho quente (com o jato d’água direto nas costas) pode aliviar essas dores.
As mamães também costumam apresentas a “máscara da gravidez” ou cloasma, que são as machinhas escuras no rosto, principalmente nas bochechas.
O útero está crescendo e empurrando o estômago e, com isso, atrasando a digestão, logo a azia pode aparecer e dar aquela sensação de queimação no esôfago. Evitar a ingestão de grande quantidade de alimentos e líquidos durante as refeições auxilia na melhora desse sintoma tão desagradável.
Você poderá ser surpreendido com a sua parceira, que até então precisava de toneladas de cobertores para dormir até no verão, ligando um ventilador e jogando o lençol no chão em uma fresca noite de inverno. A gestação faz com que aumente a circulação sanguínea e, com isso, a mamãe fica mais calorenta.
Se futura mamãe possui um histórico de depressão ou mesmo caso na família, fique atento aos sinais e peça para que ela tenha um acompanhamento médico especializado para este momento cheio de dúvidas, emoções, inseguranças e hormônios em ebulição!
Seu Bebê
Seu filhote mede entre 13 e 17 cm (da cabeça até o bumbum), ou 20cm da cabeça aos pés, e está pesando cerca de 200g.
Com a formação da mielina, uma substância que reveste o neurônio, o sistema nervoso do bebê está completo. Ela é a responsável pela transmissão dos impulsos elétricos cerebrais do seu filhote e é de suma importância para seu desenvolvimento intelectual por toda sua vida.
Os seus sistemas circulatório, digestivo e urinário também estão em pleno funcionamento.
O pequeno já muda de posição e responde a estímulos, tais como som e luz. Inclusive ele já pode ter uma posição preferida para dormir. Ele dorme cerca de 1 hora, intercalando com vários minutos acordado. Esse grande período diário em que ele dorme é de extrema importância para que ele conserve energia e possa crescer e amadurecer com saúde, afinal nos períodos em que ele está acordado ele se movimenta bastante e logo os seus chutes serão sentidos pela mamãe, principalmente quando a mamãe estiver deitada tentando dormir.
O bebê está com cada vez mais cabelo em sua cabecinha, assim como em seu corpo, esses pelos tendem a cair antes mesmo do nascimento. Nos bebês que nascem prematuros podemos observar que essa penugem ainda recobre o corpo, principalmente nas costas e ombros. Alguns bebês, inclusive, podem nascer com 40 semanas e continuar com esses pelinhos que podem demorar alguns meses para cair, o que é perfeitamente normal.
Se você será papai de uma menina, o útero e todos os óvulos que ela carregará em sua vida estão formados. Caso seja um meninão os testículos já podem ser vistos no Ultrassom.
Entre as semanas 18 e 22 o médico solicitará o ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Neste exame serão verificados: Coração e suas câmaras; formação cerebral; sistema digestivo, localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) além das medias da cabeça e fêmur para avaliar o crescimento do feto. Se os papais desejarem podem pedir para o médico revelar ou não o sexo do bebê.
Dicas da semana:
Agora você já poderá sentir os movimentos do bebê. São movimentos bem suaves, mas que lhe trarão uma sensação maravilhosa em poder, finalmente, sentir o seu filho.
Caso você esteja muito preocupado com a educação de seu filho, saiba que este é um sentimento muito comum, mas que não deve tirar suas noites de sono. Converse com amigos e parentes e aproveite para pesquisar em livros, existem muitos títulos que tratam do tema educação. Se você teve uma educação muito rígida e não concorda com os métodos utilizados por seus pais, use isso para se reeducar e oferecer ao seu filho métodos mais eficazes e menos severos.