Sua Gravidez: 8 semanas de gestação
Finalzinho do segundo mês lunar e é hora de alguns sintomas da futura mamãe diminuírem, outros aumentarem e até novos sintomas entram para a lista.
A futura mamãe
O útero já está do tamanho de uma laranja e a cintura já começa a sentir essa diferença. Devido a este crescimento é comum a mamãe sentir um certo desconforto, pois seu útero está em constante contração. Ele estará assim durante toda a gestação, porém nem todas as mulheres sentem essa contração.
Estudos indicam que cerca de 70 a 80% das gestantes sofrem com algum grau de náuseas durante o primeiro trimestre da gestação.
Uma novidade desta semana é que os cabelos poderão ficar mais grossos e brilhantes, porém mais oleosos, assim como a pele. Podem aparecer acnes e manchas na pele devido aos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem no segundo trimestre ou ao final da gestação.
As mamas também devem estar mais pesadas, um sutiã reforçado poderá ajudá-la a evitar dores nas costas.
Nesta 8ª semana a gestante poderá sentir que está com menos “coragem” para fazer exercícios do que normalmente. Com orientação profissional ela deve alterar o programa de exercícios para uma série mais tranquila e sem atividades de impacto. É importante manter uma rotina com exercícios leves para evitar o ganho excessivo de peso que, ainda, podem resultar em problemas obstétricos.
Seu Bebê
Agora o seu bebê já está medindo entre 13 a 20mm. Sua face está cada vez mais formada, com pálpebras, lábios superiores e até ponta do nariz! Seus futuros dentes começam a se formar sob as gengivas.
Ele começou a perder seu rabinho, porém continua com a cabeça grande em um pequenino corpo.
Seu coração, que palpita a 170 batidas por minuto, já está dividido em quatro partes.
Seus rins começam a produzir urina.
Seus ombros já são aparentes e seus braços e pernas começam a se definir, inclusive os brotinhos que se tornarão seus lindos dedinhos. Seus ossos estão se formando e seria possível vê-los através da pele, que ainda é muito fininha e transparente.
O bebê começou a se movimentar, porém são movimentos pequenos e involuntários. Com esses movimentos ele já consegue passear pelo útero.
Dicas da semana:
Como os enjoos podem estar atormentando sua vida social, que tal evitar por enquanto restaurantes e convidar os amigos para um lanchinho em casa? Ajude no preparo dos lanches e em deixar a cozinha em ordem, afinal a fadiga deve estar atormentando sua parceira.
Está na hora de consultar seu convênio médico sobre atendimento e demais coberturas para a gestante, parto e futura cobertura para o seu filho. Caso você não possua convênio, informe-se sobre hospitais e médicos que possam atender tanto nas consultas de rotina da futura mamãe quanto em emergências.
Como não adianta ser pai sem participar, um esforcinho para acompanhar a futura mamãe em sua primeira consulta com o obstetra e também ao primeiro ultrassom será de grande valia. Você pode aproveitar para tirar suas dúvidas sobre desenvolvimento do bebê, comportamento e até sexo na gravidez, afinal, você também está grávido!