Gravidez do papai: 2 semanas de gestação
Pode parecer um pouco estranho, mas você ainda não está grávido. A fórmula universal para o tempo gestacional tem sua contagem inicial no primeiro dia da última menstruação de sua companheira. O bebê é esperado entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir da data da última menstruação. Para mulheres com ciclos irregulares um ultrassom nas primeiras semanas de gravidez poderá avaliar a data provável do parto.
A ovulação da mulher com ciclo de 28 a 30 dias deverá acontecer no final desta semana, então, mãos à obra!
Vamos entender um pouco mais o que está acontecendo com o corpo da mulher e como aumentar as chances de engravidar!
A futura mamãe
O momento da liberação do óvulo é chamado de ovulação, e o óvulo poderá ser fertilizado nas 24 horas seguintes.
O corpo feminino irá alterar o fluído ou muco vaginal de espesso e branco para escorregadio e límpido (semelhante à clara de ovo crua). Esta transformação ocorre para manter os espermatozoides vivos por mais tempo e permitir-lhes nadar pelo útero e Trompa de Falópio, até encontrar o óvulo. Exige um pouco de experiência, porém através do reconhecimento deste muco é possível saber se a mulher está em seu período fértil.
A jornada do espermatozoide até o óvulo é de aproximadamente 72 horas. Cerca de 200 milhões de espermatozoides iniciaram esta jornada, sendo que em média 200 deles chegam até o óvulo e somente um conseguirá fecundá-lo. A fecundação em si, ou seja, o tempo que o espermatozoide leva para penetrar no óvulo é de cerca de 20 minutos.
O óvulo fecundado chegará ao útero após 5 a 10 dias de “viagem” pela Trompa de Falópio, é quando inicia a nidação, ou seja, a implantação do óvulo fecundado na parede do útero.
É no momento da concepção que todas as informações genéticas do seu bebê são definidas: sexo, cor dos olhos, pele, cabelos…
Planejando engravidar
Considerando que sua companheira tenha ciclos regulares de 28 dias e utilizando a tabelinha como parâmetro, entre os dias 12 e 16, você já sabe o que fazer. Esta será a melhor parte de sua atuação durante a gestação, porém será apenas o começo! Estudos indicam que a mulher durante a ovulação, além de se sentir mais sexy e ter sua libido aumentada, também sente ainda mais atração pelo seu parceiro.
Uma dica para aumentar as chances de engravidar é ter relações sexuais dia sim e dia não. Assim haverá mais tempo para os espermatozoides ganharem mobilidade e estarem aptos na corrida até o óvulo. Como os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher, com a rotina do dia sim e dia não sempre haverá uma boa quantidade apta a fecundar o óvulo.
Seu Bebê
No final desta segunda semana você poderá estar oficialmente grávido! A cada 12 horas o conjunto de células formadas pelo óvulo mais o espermatozoide duplicarão de tamanho, e o formato arredondado do óvulo irá se modificando para formato irregular de células envolta num líquido chamado blastocisto. Entre 5 e 10 dias seu pequeno conjunto de células chegará ao útero.
Alimentação do papai
Continua a mesma dica da semana anterior: ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries. Todos esses alimentos podem ajudar na produção e qualidade dos espermatozoides.
Dica da semana:
Um jantar romântico vai cair super bem, mas lembre-se, nada de álcool, drogas, tabaco ou mesmo cafeína para o casal, estes poderão prejudicar a qualidade e quantidade do espermatozoide, assim como a concepção. Outra dica é incentivar sua parceira a consumir ômega3, encontrado em alimentos como peixes, agrião, castanhas e linhaça.