Sua Gravidez: 38ª semana de gravidez
O trabalho de parto começará em breve, fique atendo aos sinais e certifique-se que está tudo pronto para correr para a maternidade assim que precisar.
A futura mamãe
A gestante está com uma “senhora barriga”, são 38cm de altura (medindo com uma fita métrica posicionada da virilha até o topo do útero). Levar todo esse peso e passar por tanta alteração hormonal e física é merecedor de muitos mimos, carinhos e surpresas, ou seja, hora de agir!
Com o final da gestação próximo você pode estar se perguntando como é que o seu filho irá sair de dentro da sua mulher. Tenha calma e lembre-se de que todos nós nascemos de alguma forma, seja parto normal ou cirúrgico, e o corpo da mulher é preparado para esse momento, além de que uma equipe médica estará ao lado dela caso ocorra qualquer emergência.
Os seios estão ainda mais pesados e a produção do colostro aumentada.
Está na hora da Dona Barriga evitar lugares fechados e com pessoas. Principalmente agora ela precisa se resguardar para evitar resfriados, gripes e qualquer outro tipo de doença que pode interferir no trabalho de parto ou recuperação. Lave sempre as mãos e tenha álcool em gel por perto para usar ao pegar em maçaneta, corrimão, contato com outras pessoas ou mesmo durante as compras em um supermercado.
A qualquer momento seu bebê pode chegar, mas segure a ansiedade porque ele pode estar tão confortável na barriga da mamãe que quer aproveitar as semaninhas restantes protegido no útero.
Até o final da gestação manteremos uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.
Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.
O pai deve assistir ao parto?
Seu Bebê
Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 49cm da cabeça aos pés (ou 35cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,100Kg. Ele está prontinho para nascer.
O órgão genital, seja menino ou menina, já está completamente formado.
Os lóbulos de suas orelhinhas já possuem cartilagem, por isso estão ficando mais firmes.
Seu aparelho digestivo continua trabalhando. O bebê engole o líquido amniótico que é digerido e eliminado pela urina ou acumulado em seu intestino na forma de mecônio. O mecônio é conhecido como a primeira fezes do bebê. Possui aspecto viscoso, de cor esverdeada bem escura e é formado por água, mucos, lânugo, vérnix caseoso, restos celulares e sucos gástricos e pancreáticos.
É raro encontrar o mecônio no líquido amniótico antes de 38 semanas de gestação, porém em alguns casos o bebê pode eliminá-lo durante o trabalho de parto devido à compressão do abdome, o que não significaria sofrimento fetal.
Dicas da semana:
Você sabia que a pipoca é uma aliada para o funcionamento do intestino? Aproveite essa informação e leve a futura mamãe para uma sessão de cinema com pipoca e suco de fruta. Se conseguir emendar com um jantar romântico será perfeito. Neste momento sensível da mulher vale a pena investir em elogios, conversar sobre o futuro, planos, imaginar viagens com os filhos, enfim, o objetivo é de se envolverem em conversas leves, gostosas e que tragam confiança de que serão ótimos pais e companheiros.
Durante os primeiros meses do bebê é indicado que a higiene durante a troca de fraldas seja feita com algodão umedecido em água morna, e não com lenços umedecidos que podem irritar a pele sensível do recém-nascido. Tenha em casa uma garrafa térmica nova (ou que nunca tenha sido utilizada com nenhum líquido com cheiro como café, chá e suco), ao menos um pacote de algodão e um potinho em que você possa colocar a água para molhar o algodão. Um lixo próximo ao trocador também ajuda bastante, porém se ficar no quarto do bebê não o utilize para colocar fralda usada porque elas em pouco tempo ficam com cheiro muito forte.