Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 17 semanas de gestação

Gravidez do papai – 17 semanas de gestação

Sua Gravidez: 17ª semana de gravidez

casal gravidoAo abraçar sua companheira, provavelmente você sentirá a diferença no abdome. Aproveite para conversar com seu filhote, fazer carinhos, cantarolar e curtir a gravidez, um momento tão especial.

A futura mamãe

O útero já pode ser sentido a 4cm abaixo do umbigo.

Geralmente as futuras mamães ganham de 2,5 à 5 quilos até esta semana, e alguns papais que acompanham as mamães nos lanchinhos podem ganhar uns quilinhos também durante a gestação.

Para evitar as famosas dores nas costas uma das medidas é não levantar peso. Faça esse esforço por ela, ok?

Geralmente as grávidas magrinhas e as mamães que já tiveram outras gestações sentem o bebê se mexendo mais cedo. Sentir o bebê é saber que está tudo bem com ele, é um sinal saudável da gestação. Porém algumas mamães só vão sentir esses movimentos nas próximas semanas. Já os papais demoram um pouco mais para sentir com as mãos a barriga da mamãe se mexendo.

Um movimento curioso é o soluço do bebê, você verá a barriga da futura mamãe pulando durante alguns minutos. Não se assuste, os soluços são perfeitamente normais e significam que o seu filhote está fortalecendo o diafragma.

mulher_comprasPode acontecer de você flagrar a futura mamãe em lágrimas em frente ao espelho ao se arrumar para ir trabalhar, sair ou mesmo para receber alguém em casa. É porque suas roupas estão apertadas, seja na barriga ou nos seios, ao mesmo tempo que ela ainda não está com aquele barrigão que anuncia a gravidez. É hora de abrir a carteira e irem às compras, não só de roupas para gestante, mas também roupas íntimas apropriadas (que proporcionam sustentação à barriga que não para de crescer e aos seios que estão maiores e mais pesados). Ah, e lembre-se de dizer a ela que está linda! Isso é muito importante e deve acontecer frequentemente.

Seu Bebê

Semana 17
Seu pequeno mede entre 11 e 13 cm (da cabeça até o bumbum) e está pesando entre 100 e 110g. Como estamos na época de ganhar peso, em quatro semanas o peso irá aumentar em 6 vezes.

O feto já possui a mesma medida da placenta, o que facilita que a futura mamãe sinta seu bebê mexendo na barriga.
Esta semana começa a formar uma camada de gordura sob a pele, o tecido adiposo. Ele é importante para que seu bebê possa controlar a temperatura corporal quando ele nascer. Uma cera chamada vérnix começa a se formar, é uma substância gordurosa que reveste toda a pele do bebê a fim de protegê-la. Por ser escorregadia ela também auxilia a saída do bebê na hora do parto. A pele ainda é bem fininha sendo possível ver através dela os vasos sanguíneos.

O bebê treina os reflexos de deglutição e sucção com o liquido amniótico.

Os dentes de leite começam a se formar dentro da gengiva e serão de extrema importância para o desenvolvimento oral de seu bebê.

Seu filhote já consegue bocejar, fazer caretas e movimentos faciais. Ele continua dormindo muito, porém quando acordado ele quer mais é exercitar, também, seus músculos faciais.

Seu filhote já descobriu seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele segura, puxa, estica e até aperta a ponto de interromper a circulação. Mas não se preocupe porque nenhum bebê consegue segurar por muito tempo a ponto de prejudicá-lo.

Dicas da semana:

A futura mamãe poderá estar ansiosa para que você sinta o seu filho se mexendo, e, para sua angústia, ele para de se mexer sempre que você coloca a mão na barriga dela. Pois é, os bebês desde cedo já brincam com os papais, mas seja persistente que logo ele se acostuma com sua mão e volta a se mexer. Se a mamãe comer um chocolate uns 30 minutos antes o bebê ficará mais agitado. Conversar com ele também poderá estimulá-lo a se movimentar. Mas não fique frustrado se a mamãe disser que o bebê está se mexendo, mas você não consegue sentir, talvez você tenha que esperar um pouco mais até que os movimentos estejam fortes o bastante para serem notados através da barriga.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, desenvolvimento do bebê e dicas de sexo na gravidez.

4 comentários

  1. Estou nesta fase, alias fase muito cheia de espectativas, pois quero logo sentir o bebê mecher, pois seus movimentos ainda não são fortes o suficiente para que eu consiga sentir perfeitamente.

  2. Marita Covarrubias

    Os artigos são interessantes, mas prestem atenção ao escrever “sobre” e “sob”. Neste artigo diz que uma camada de gordura se forma “sobre” a pele. Por cima da pele? E no artigo sobre outra semana, não lembro qual, diz para colocar um banquinho “sobre” os pés. Por cima dos pés?
    Sobre é “por cima”, Sob é “por baixo”

    • Almanaque dos pais

      Olá Marita,
      Obrigada por nos avisar dos erros, nossa equipe ficará mais atenta para que não aconteça novamente.
      Beijos

  3. Marita Covarrubias

    Os artigos são interessantes, mas prestem atenção ao escrever “sobre” e “sob”. Neste artigo diz que uma camada de gordura se forma “sobre” a pele. Por cima da pele? E no artigo sobre outra semana, não lembro qual, diz para colocar um banquinho “sobre” os pés. Por cima dos pés?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.