Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação

A futura mamãe está se sentindo cada vez melhor, mais disposta e com os enjoos desaparecendo, certamente é a melhor fase da gestação.

A futura mamãe

Com a diminuição dos níveis de hormônios neste segundo trimestre, as oscilações de humor, assim como os enjoos vão sumindo e a disposição está voltando.

barriga piercingO útero já está do tamanho de um abacate e seu coração bate cada vez mais rápido para bombear sangue para seu corpo e seu bebê. Talvez sua parceira tenha piercing no umbigo e você adora, porém é hora de deixá-lo guardado na gaveta por um tempo.

Os seios, que não param de crescer, começam a produzir o colostro. Também é possível notar que as auréolas estão se tornando mais pigmentadas, e aumentando seu diâmetro. É por conta do aumento da produção do hormônio melanócito, que estimula a produção de melanina. E ele também é o responsável pelo surgimento da linha nigra, uma linha escura que surge no meio do abdome e que só irá desaparecer algum tempo depois do parto.

Seu Bebê

Semana 14

Seu filhote já mede entre 8 e 9,3cm (da cabeça até o bumbum) e pode chegar a pesar de 40 a 60g nesta 14ª semana.
As papilas gustativas começam a funcionar e ele já pode sentir a diferença entre doce e salgado.
O bebê fica imerso no líquido amniótico dentro da placenta, que agora está completamente formada e em funcionamento. É na placenta que está conectado o cordão umbilical que “transporta” o sangue entre a mamãe e o seu bebê. Ele possui duas artérias que enviam o sangue com impurezas de volta para a mamãe, e uma veia que envia o sangue limpo e rico em oxigênio da mamãe para o bebê.

A placenta é uma barreira protetora para o bebê, porém alguns medicamentos e alimentos podem penetrá-la.

O pescoço está se alongando, porém ainda não suspende a cabeça que repousa do tórax.

Suas mãos se movimentam cada vez mais e são esses movimentos que formam a impressão digital, única em cada ser humano.

Se a gravidez é de múltiplos, a barriga da futura mamãe estará bem maior do que o esperado. Outro sintoma de gravidez de múltiplos é enjoo excessivo. O ultrassom poderá afirmar se há mais de um bebê na barriga da mamãe.

Durante a consulta pré-natal o médico irá apalpar a barriga da gestante, e o bebê já começa a fugir gentilmente desses toques.

Dicas da semana:

Se você já tem filhos, aproveite que a disposição da mamãe voltou para levar a família familia parquetoda para passear, ir a parques, zoológicos e fazer programas divertidos com a mamãe e os primogênitos. A chegada de um novo irmão pode causar ciúmes nos mais velhos e é importante mostrar o quanto eles são importantes e amados.
casal
Com a volta das relações sexuais, também podem surgir algumas angústias, tais como a de machucar sua parceira. Claro que vocês não poderão se inspirar nas posições do Kama Sutra, mas procurem posições confortáveis. Observe se a gestante está insegura com suas novas formas e lembre-se de elogiá-la para que ela se sinta segura e sensual também durante a gravidez. Se optarem pela abstinência sexual durante este período, tomem cuidado com as inseguranças causadas pelo distanciamento físico e invistam nas carícias.

Leia também: Sexo na gravidez: 11 posições confortáveis

Não tenho vontade de fazer sexo com minha mulher grávida.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Its a girl

Gravidez do papai – 15 semanas de gestação

Gravidez do papai: 15 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, o desenvolvimento do bebê, posição do cinto de segurança e dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.