Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 11 a 20 / Gravidez do papai – 20 semanas de gestação

Gravidez do papai – 20 semanas de gestação

Gravidez do papai: 20 semanas de gestação

Parabéns, o seu bebê já chegou à metade da vida uterina. A partir de agora o bebê se concentrará em ganhar peso e, consequentemente, a futura mamãe também.

A futura mamãe

gravidaO útero está na altura do umbigo, e aumentará cerca de 1cm por semana. Com esta nova posição uterina é normal a mamãe sentir que o umbigo está mais sensível ou está mesmo “sendo projetado para fora da barriga”.

Poderá haver líquido no bico do seio da futura mamãe. É o colostro, ou seja, um leite de baixo volume que alimentará seu filho nos primeiros dias de vida (depois desse período o colostro se transforma em leite). O colostro, além de alimentar, transfere da mãe para o filho imunoglobulinas, vitaminas, anticorpos, proteínas protetoras, além de estimular os movimentos intestinais a fim de eliminar o mecônio (primeiras fezes do bebê).

Outro fator que se pode observar é um aumento na umidade vaginal, a leucorreia. Ela é causada pelo aumento do fluxo vaginal, e fica mais evidente no final da gravidez. Não há restrição em fazer sexo mesmo com a ocorrência da leucorreia.

O volume de sangue da gestante aumentou bastante, seu coração está bombeando cerca de 7 litros de sangue por minuto. Com isso as veias ficam mais evidentes e há aumento da temperatura corporal, sendo que esta última ainda pode resultar no aumento da transpiração corporal.

Seu Bebê

Semana 20Seu bebê mede entre 16 e 18 cm (da cabeça até o bumbum) e pesa cerca de 260g. Ele está imerso em cerca de 320ml de líquido amniótico. Agora que você e seu herdeiro chegaram à metade da gestação e seu bebê está praticamente formado, chegamos à fase de ganho de peso.

A esta altura o bebê já está coberto pelo verniz caseoso, uma substância branca e oleosa que protege sua pele sensível de microrganismos contidos no líquido amniótico. O vernix é formado por lanugem, células epiteliais e glândulas sebáceas, e ele é eliminado nas primeiras 48 horas após o nascimento do bebê através de banhos e atrito com as roupinhas.

Se você está esperando um meninão, nesta semana os seus testículos descerão da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma princesinha, o seu útero já está formado e sua vagina em formação.

Os 5 sentidos do neném estão em pleno desenvolvimento e sua orelha externa está toda formada. Elas possuem um design que possibilitam que as ondas sonoras caminhem para dentro das orelhas – isto quer dizer que seu filhote já pode ouvir – apesar da imersão no líquido amniótico distorcer os sons. É importante que você converse com seu bebê diariamente, esse ato de carinho fará com que ele reconheça sua voz logo que nascer.

Preparando para o nascimento, ele já pratica os movimentos respiratórios, porém seu pulmão ainda não está maduro, ou seja, ainda não está pronto para a vida aqui do lado de fora.

Entre as semanas 18 e 22 seu médico solicitará o ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Neste exame serão verificados: Coração e suas câmaras; formação cerebral; sistema digestivo, localização da placenta (para diagnosticar placenta prévia) além das medidas da cabeça e fêmur para avaliar o crescimento do feto. Se os papais desejarem é hora de pedir ao médico para revelar o sexo do bebê, porém se desejam surpresa é melhor avisar ao médico para manter sigilo antes de iniciar o exame.

Dicas da semana:

barriga pbAlguns homens demoram um pouco mais para se sentirem conectados ao bebezinho que está a caminho, afinal por enquanto seu único contato é através dos sentimentos que a gestante relata e por algumas imagens do ultrassom. Inclusive pode acontecer do sentimento da paternidade surgir somente no dia do nascimento ao ver o bebê. Mas isso não quer dizer que você não precisa se esforçar ou mesmo que vá perder alguns momentos preciosos para que seu filho já possa brincar e conhecer o papai ainda no útero. Logo você já poderá sentir com suas mãos ou mesmo ver seu filho mexendo na barriga da mamãe, mas desde já aproveite que seu filhote já pode ouvir e converse com ele, brinque, leia ou mesmo cante. Pode parecer um pouco bobo, mas garanto que a futura mamãe achará o máximo essa demonstração de carinho, e seu filho se sentirá ainda mais seguro quando ganhar seu colo e reconhecer sua voz ao te ouvir falar “O papai está aqui” assim que nascer.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – 14 semanas de gestação

Gravidez do papai: 14 semanas de gestação. Saiba como está a futura mamãe, desenvolvimento do bebê e dicas de sexo na gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.