Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 01 a 10 / Gravidez do papai – 7 semanas de gestação

Gravidez do papai – 7 semanas de gestação

Gravidez do papai: 7 semanas de gestação

Você chegou à metade do primeiro trimestre da gestação!

Para que você possa visualizar o tamanho do seu bebê ou mesmo do útero, é muito comum utilizarmos alguns alimentos como referência, pode parecer estranho, mas certamente lhe ajudará a ter uma ideia mais concreta do quanto seu bebê cresce a cada semana. Nesta 7ª semana de gravidez o seu bebê está do tamanho de um grão de milho ou até mesmo de um mirtilo (blue berry). O útero da gestante também está crescendo bastante para aconchegar o bebê, esta semana ele já está do tamanho de uma laranja média. Com esses exemplos acredito que você tenha entendido e gostado da ideia da comparação com alimentos.

O crescimento e desenvolvimento do seu bebê estão a mil, mas ainda é cedo para o ultrassom, então é hora de controlar a ansiedade e saber um pouco mais sobre as novidades desta semana.

A futura mamãe

É comum ainda sentir enjoos e sonolência esta semana.
Com o aumento do volume de sangue os rins estão trabalhando dobrado e enchendo cada vez mais rápido a bexiga. Como a bexiga está sendo pressionada pelo crescimento do útero sua companheira vai precisar visitar o banheiro muitas vezes.

É muito comum a diminuição da libido masculina e feminina durante a gestação, porém o sexo é perfeitamente saudável e seguro para o casal e o bebê. Converse com sua companheira, somente vocês poderão chegar a um acordo sobre a vida sexual do casal durante este período. Independente da decisão, carinhos são sempre bem vindos!
Leia também: Não tenho vontade de fazer sexo com minha mulher grávida

O cansaço pode estar incomodando mesmo com a gestante dormindo algumas horas a mais. É um sintoma muito comum no início das gestações e tende a melhorar no final do primeiro trimestre.

Alguns exames podem ser indicados de acordo com histórico de saúde dos pais e familiares e idade dos pais. São exames para verificar se há risco do bebê nascer com algum problema congênito ou genético.

Seu Bebê

Semana 07
Seu filhote está passando por mudanças incríveis! Ele já mede entre 6mm e 9mm, podendo chegar a 13mm no final da semana. Ele pesa em torno de 0,8g. É do tamanho de um carocinho de feijão. Acredita que seu bebe já está 10 mil vezes maior do que quando foi concebido?Semana 07 mao

Seu coração bate 150 vezes por minuto, bem mais rápido do que o da mamãe.

Os ossos e as feições começam a se formar: olhos (sem a íris – parte colorida), aquele nariz comum na família, boca, língua e até orelhas. Alguns médicos acreditam que a capacidade auditiva começou a afinar, ou seja, pode começar a cantar e ler historinhas para o bebê! A parte de trás da cabeça começa a crescer mais do que a fronte.

Os bracinhos e pernas continuam se desenvolvendo, e seu cérebro já produz cerca de 100 células por minuto.

As gônolas (testículos ou ovários) começam a se formar e até o final desta semana apresentará o tubérculo genital, que formará os órgãos genitais externos.

Dicas da semana:

Comece a cantarolar, conversar e ler historinhas para seu bebê, é uma forma muito bacana de interagir com seu filhote deste cedo.

gato (640x472)Se você possui gato como animal de estimação, assuma a limpeza da caixinha de areia. As fezes dos gatos podem conter Toxoplasmose que ao contaminar a futura mamãe pode causar problemas de visão, fígado e atrofia cerebral no bebê.

Já cães, gatos, tartarugas e aves podem transmitir a Salmonela e E.coli, que são doenças que não fazem mal diretamente ao bebê, mas seus sintomas – febre alta, diarreia, vômitos – podem causar abortos ou partos prematuros.

Antes que você saia correndo para doar seu bichinho, vale lembrar que animais tratados e vacinados raramente apresentam riscos para a saúde de sua família, porém a higiene deve ser redobrada! Evite que sua companheira tenha contato com animais de estimação de outras pessoas.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Gravidez do papai – 4 semanas de gestação

Gravidez do papai: 4 semanas de gestação. Os primeiros sinais de gravidez começam a aparecer. Conheça os sintomas e os testes para saber se está grávido.

2 comentários

  1. Oi meu nome e Carine!
    Minha menstruação esta atrasada a 4 dias…
    Eu vou explicar para entenderem um pouco do meu ciclo ele vária de 29 a 30 dias no mês de outubro minha menstruação desceu dia 24 e foi embora dia 29 ela dura mais ou menos uns 5 dias ate ai ñ estava tomando nada pra evitar e eu tenho relações com meu namorado sem camisinha no mês de novembro ela desceu dia 24 tbm e nesse dia eu comecei a tomar anticoncepcional CICLO 21 fiquei tomando por 8 dias so q as vezes eu esquecia ou passava do horário comecei a ficar enjoada tbm por conta do remédio dai eu parei mais minha menstruação continuou descendo ao pingando mesmo por quase 15 dias ela tava perto de ir embora mais passei por alguns estresses por isso q ela continuou descendo so q era pra ela vim agora dia 24/12/2015 mais a 4 dias que não vem e eu to preocupada e curiosa em saber pq na sexta-feira teve um probleminha aqui em casa eu chorei muito e acabei vomitando e saiu um pouco de sangue sinto dores de barriga dores muito forte de cabeça q ñ passa com remédio e me dar tontura de tanta dor!!!
    Por isso minha duvida quero saber se posso esta grávida e qual melhor teste q vcs me endicam pra fazer… Por favor me ajudem e urgente preciso de uma resposta rápida..

    • Almanaque dos pais

      Olá Carine,
      Provavelmente sua menstruação ficou desregulada por conta da ingestão do anticoncepcional. Para saber o que está acontecendo, agende o mais breve possível uma consulta com seu ginecologista para ser examinada, somente assim você terá um dignóstico seguro. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre anticoncepcional e fale sobre os sintomas que você sentiu.
      Se você continua sentindo dores fortes, procure hoje mesmo um Pronto Atendimento (PS) para ser examinada e medicada adequadamente, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.