Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 01 a 10 / Gravidez do papai – 01 semana de gestação

Gravidez do papai – 01 semana de gestação

Gravidez do papai: 1 semana de gestação

Considera-se a 1ª semana de gravidez, o primeiro dia da última menstruação de sua companheira, ou seja, talvez você diga adeus à TPM por um bom tempo. Nesta fase o seu bebê ainda não foi concebido, porém o corpo da mulher já está trabalhando para que isso ocorra.

Futuro papai

Considerando que o casal já se decidiu por ter filhos e já superou as crises de momento certo, profissão, pressões familiares, dinheiro… Então é hora de agir! Conhecer um pouco mais sobre o que acontece com o corpo e mente da mulher, e quais hábitos alimentares e comportamentais podem auxiliar nessa nova fase que o casal vai entrar.

Já pode começar a pensar para qual time de futebol seu bebê vai torcer!

A futura mamãe

A ovulação ocorre em média entre 12 e 14 dias antes da próxima menstruação.

Depois de se soltar, o óvulo move-se para a Trompa de Falópio em direção ao útero, podendo sobreviver por até 24 horas. Já A sobrevivência do espermatozoide varia de 3 a 5 dias (mas há casos de mais dias), ou seja, você não precisa ter relação sexual no dia da ovulação, treinar alguns dias antes (outros depois para o caso da ovulação atrasar) podem aumentar suas chances de engravidar. É durante a ovulação que um espermatozoide sortudo poderá fecundar o óvulo.

orgao reprodutor feminino
Após a ovulação, o folículo começa a produção de progesterona para engrossar o revestimento interno do útero, preparando-o para um óvulo fertilizado.

  • Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e o espesso revestimento interior do útero começa a subdividir-se e o organismo o libera. Este é o início do período menstrual e também do próximo ciclo.

 

 

  • Se o óvulo foi fertilizado e implantar-se com sucesso no revestimento interior do útero, o que ocorre normalmente cerca de 1 semana após a fecundação, você está grávido!

Planejando engravidar

Como o planejado é engravidar, uma dica importante é cuidar da alimentação para que o espermatozoide seja mais saudável e, assim, aumente suas chances de fertilizar o óvulo.

O normal é ter 20 milhões de espermatozoides por mililitro, e que metade deles tenham capacidade de sair da vagina em direção ao útero e chegar à trompa para encontrar o óvulo. Quando a mulher é jovem e fértil, muitos homens com menor número de espermatozoides conseguem engravidá-la, porém após os 35 anos a fertilidade feminina começa a cair e, aí sim, o homem precisará produzir espermatozoides em quantidade e qualidade adequadas.

Uma dica para aumentar a produção de gametas é ingerir alguns alimentos que, segundo pesquisas recentes, alcançam bons resultados neste quesito.

São eles: Ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana- não é maçã), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries. Só não vale exagerar no alho para não espantar a companheira!

Outro fator importante é cortar o tabaco, pois prejudica na qualidade, quantidade e morfologia dos espermas, além de alteração nos níveis hormonais.

Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a produção e qualidade dos gametas, mas não interrompa tratamentos sem antes consultar o seu médico, pois só ele saberá informar para você sobre os riscos.
E, claro, nada de automedicação!

Sugestões de leitura: Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

Problemas nos espermatozoides: A causa mais comum da infertilidade masculina

Seu Bebê

Esta semana é considerada a primeira semana da sua gravidez, porém seu bebê é apenas um óvulo.

Alimentação do papai

Aproveite para consumir ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries.

Dica da semana

Aumente suas chances de ficar grávido utilizando a tabelinha, porém só terá efeito para mulher com ciclo menstrual de 28 a 30 dias e regular. De uma forma geral, os dias inférteis são os três dias após o 5º dia de menstruação, os outros 13 dias são férteis e os 7 restantes são inférteis novamente.
Semana 01 - tabelinha

Saiba mais sobre Como utilizar a Tabelinha para engravidar.

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

mulher humor nariz (640x400)

Gravidez do papai – 5 semanas de gestação

Gravidez do papai: 5 semanas de gestação. Saiba como anda o corpo e mente da futura mamãe, o desenvolvimento do bebê e mais informações importantes para você.

2 comentários

  1. thays rodrigues

    minha ultima menstruação foi dia 22 de Agosto, até agora nem sinal dela, sinto muita dor nas costa (na coluna) dores de cólicas bem fraquinhas… fiz o teste de farmácia hoje de manhã as 6:37, mais deu negativo pois durante a noite levantei duas vezes para urinar e fui dormir 4hrs da madrugada!!!
    meu marido quer ser pai… será que posso estar grávida? 🙂

    • Almanaque dos pais

      Olá Thays, tudo bem?
      O ideal para não haver dúvidas é realizar um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.