Gravidez do papai: 1 semana de gestação
Considera-se a 1ª semana de gravidez, o primeiro dia da última menstruação de sua companheira, ou seja, talvez você diga adeus à TPM por um bom tempo. Nesta fase o seu bebê ainda não foi concebido, porém o corpo da mulher já está trabalhando para que isso ocorra.
Futuro papai
Considerando que o casal já se decidiu por ter filhos e já superou as crises de momento certo, profissão, pressões familiares, dinheiro… Então é hora de agir! Conhecer um pouco mais sobre o que acontece com o corpo e mente da mulher, e quais hábitos alimentares e comportamentais podem auxiliar nessa nova fase que o casal vai entrar.
Já pode começar a pensar para qual time de futebol seu bebê vai torcer!
A futura mamãe
A ovulação ocorre em média entre 12 e 14 dias antes da próxima menstruação.
Depois de se soltar, o óvulo move-se para a Trompa de Falópio em direção ao útero, podendo sobreviver por até 24 horas. Já A sobrevivência do espermatozoide varia de 3 a 5 dias (mas há casos de mais dias), ou seja, você não precisa ter relação sexual no dia da ovulação, treinar alguns dias antes (outros depois para o caso da ovulação atrasar) podem aumentar suas chances de engravidar. É durante a ovulação que um espermatozoide sortudo poderá fecundar o óvulo.
Após a ovulação, o folículo começa a produção de progesterona para engrossar o revestimento interno do útero, preparando-o para um óvulo fertilizado.
- Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e o espesso revestimento interior do útero começa a subdividir-se e o organismo o libera. Este é o início do período menstrual e também do próximo ciclo.
- Se o óvulo foi fertilizado e implantar-se com sucesso no revestimento interior do útero, o que ocorre normalmente cerca de 1 semana após a fecundação, você está grávido!
Planejando engravidar
Como o planejado é engravidar, uma dica importante é cuidar da alimentação para que o espermatozoide seja mais saudável e, assim, aumente suas chances de fertilizar o óvulo.
O normal é ter 20 milhões de espermatozoides por mililitro, e que metade deles tenham capacidade de sair da vagina em direção ao útero e chegar à trompa para encontrar o óvulo. Quando a mulher é jovem e fértil, muitos homens com menor número de espermatozoides conseguem engravidá-la, porém após os 35 anos a fertilidade feminina começa a cair e, aí sim, o homem precisará produzir espermatozoides em quantidade e qualidade adequadas.
Uma dica para aumentar a produção de gametas é ingerir alguns alimentos que, segundo pesquisas recentes, alcançam bons resultados neste quesito.
São eles: Ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana- não é maçã), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries. Só não vale exagerar no alho para não espantar a companheira!
Outro fator importante é cortar o tabaco, pois prejudica na qualidade, quantidade e morfologia dos espermas, além de alteração nos níveis hormonais.
Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a produção e qualidade dos gametas, mas não interrompa tratamentos sem antes consultar o seu médico, pois só ele saberá informar para você sobre os riscos.
E, claro, nada de automedicação!
Sugestões de leitura: Espermatozoide: Da produção até a ejaculação
Problemas nos espermatozoides: A causa mais comum da infertilidade masculina
Seu Bebê
Esta semana é considerada a primeira semana da sua gravidez, porém seu bebê é apenas um óvulo.
Alimentação do papai
Aproveite para consumir ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries.
Dica da semana
Aumente suas chances de ficar grávido utilizando a tabelinha, porém só terá efeito para mulher com ciclo menstrual de 28 a 30 dias e regular. De uma forma geral, os dias inférteis são os três dias após o 5º dia de menstruação, os outros 13 dias são férteis e os 7 restantes são inférteis novamente.
Saiba mais sobre Como utilizar a Tabelinha para engravidar.
minha ultima menstruação foi dia 22 de Agosto, até agora nem sinal dela, sinto muita dor nas costa (na coluna) dores de cólicas bem fraquinhas… fiz o teste de farmácia hoje de manhã as 6:37, mais deu negativo pois durante a noite levantei duas vezes para urinar e fui dormir 4hrs da madrugada!!!
meu marido quer ser pai… será que posso estar grávida? 🙂
Olá Thays, tudo bem?
O ideal para não haver dúvidas é realizar um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo.
Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
Beijos