Home / Papai / Gravidez semana a semana / Semana 01 a 10 / Gravidez do papai – 2 semanas de gestação

Gravidez do papai – 2 semanas de gestação

Gravidez do papai: 2 semanas de gestação

Pode parecer um pouco estranho, mas você ainda não está grávido. A fórmula universal para o tempo gestacional tem sua contagem inicial no primeiro dia da última menstruação de sua companheira. O bebê é esperado entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir da data da última menstruação. Para mulheres com ciclos irregulares um ultrassom nas primeiras semanas de gravidez poderá avaliar a data provável do parto.

A ovulação da mulher com ciclo de 28 a 30 dias deverá acontecer no final desta semana, então, mãos à obra!

Vamos entender um pouco mais o que está acontecendo com o corpo da mulher e como aumentar as chances de engravidar!

A futura mamãe

O momento da liberação do óvulo é chamado de ovulação, e o óvulo poderá ser fertilizado nas 24 horas seguintes.

O corpo feminino irá alterar o fluído ou muco vaginal de espesso e branco para escorregadio e límpido (semelhante à clara de ovo crua). Esta transformação ocorre para manter os espermatozoides vivos por mais tempo e permitir-lhes nadar pelo útero e Trompa de Falópio, até encontrar o óvulo. Exige um pouco de experiência, porém através do reconhecimento deste muco é possível saber se a mulher está em seu período fértil.

Semana 02BA jornada do espermatozoide até o óvulo é de aproximadamente 72 horas. Cerca de 200 milhões de espermatozoides iniciaram esta jornada, sendo que em média 200 deles chegam até o óvulo e somente um conseguirá fecundá-lo. A fecundação em si, ou seja, o tempo que o espermatozoide leva para penetrar no óvulo é de cerca de 20 minutos.

O óvulo fecundado chegará ao útero após 5 a 10 dias de “viagem” pela Trompa de Falópio, é quando inicia a nidação, ou seja, a implantação do óvulo fecundado na parede do útero.

É no momento da concepção que todas as informações genéticas do seu bebê são definidas: sexo, cor dos olhos, pele, cabelos…

Planejando engravidar

Considerando que sua companheira tenha ciclos regulares de 28 dias e utilizando a tabelinha como parâmetro, entre os dias 12 e 16, você já sabe o que fazer. Esta será a melhor parte de sua atuação durante a gestação, porém será apenas o começo! Estudos indicam que a mulher durante a ovulação, além de se sentir mais sexy e ter sua libido aumentada, também sente ainda mais atração pelo seu parceiro.

Uma dica para aumentar as chances de engravidar é ter relações sexuais dia sim e dia não. Assim haverá mais tempo para os espermatozoides ganharem mobilidade e estarem aptos na corrida até o óvulo. Como os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher, com a rotina do dia sim e dia não sempre haverá uma boa quantidade apta a fecundar o óvulo.

Seu Bebê

No final desta segunda semana você poderá estar oficialmente grávido! A cada 12 horas o conjunto de células formadas pelo óvulo mais o espermatozoide duplicarão de tamanho, e o formato arredondado do óvulo irá se modificando para formato irregular de células envolta num líquido chamado blastocisto. Entre 5 e 10 dias seu pequeno conjunto de células chegará ao útero.

Alimentação do papai

Continua a mesma dica da semana anterior: ostra, chocolate meio amargo, maca (fruta peruana), banana, aspargos, nozes, semente de abóbora, ginseng, alho e gogi berries. Todos esses alimentos podem ajudar na produção e qualidade dos espermatozoides.

Dica da semana:

Um jantar romântico vai cair super bem, mas lembre-se, nada de álcool, drogas, tabaco ou mesmo cafeína para o casal, estes poderão prejudicar a qualidade e quantidade do espermatozoide, assim como a concepção. Outra dica é incentivar sua parceira a consumir ômega3, encontrado em alimentos como peixes, agrião, castanhas e linhaça.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05 Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15 Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25 Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35 Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

mulher humor nariz (640x400)

Gravidez do papai – 5 semanas de gestação

Gravidez do papai: 5 semanas de gestação. Saiba como anda o corpo e mente da futura mamãe, o desenvolvimento do bebê e mais informações importantes para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.