Ícone do site Almanaque dos Pais

25 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 25 semanas de gestação

Nesta semana você entrou no sétimo mês lunar. É o momento ideal para descansar, dormir sempre que possível e se preparar para a chegada do seu bebê.

Certamente sua cabeça está repleta de planos e pensamentos sobre tudo que você quer deixar pronto até o dia do parto, porém se você já tem outro(s) filho(s) esses pensamentos devem ser bem mais tranquilos. Mas se juntarmos as suas preocupações com todos os conselhos diários de amigos e parentes teremos a receita perfeita para um cérebro em pane.

Assista ao conteúdo da 25ª Semana de Gravidez no YouTube

Você e seu corpo

Está cada dia mais difícil pensar em você como indivíduo, ou seja, a esta altura você talvez nem se lembre de como é não estar grávida, o bebê já faz parte de sua vida e fica impossível pensar em você sem incluir o seu filhote.

Ao escovar os dentes você poderá notar um pouco de sangue na escova. É sua gengiva que está mais sensível por conta dos hormônios. Ao passar o fio dental poderá sair ainda mais sangue. Se o sangramento estiver intenso, procure um dentista que poderá lhe indicar um creme dental apropriado ou bochechos com algum produto indicado para gestante. De qualquer forma a higiene bucal é muito importante e a escovação diária e uso de fio dental não poderá ser interrompido por conta do sangramento. Se o seu dentista necessitar indicar algum medicamento, peça a ele para conversar com seu obstetra antes de receitá-lo.

Em seus seios alguns vasos azulados podem ser notados, isto se deve ao aumento da circulação sanguínea nesta região.

Alterações de humor também podem ocorrer, e é claro que é culpa dos tais hormônios da gravidez.

Abrir a geladeira para procurar petiscos virou quase um esporte? E aquela sensação de um buraco no estômago que nunca é preenchido? Se isso faz parte da sua rotina é hora de analisar com carinho a sua alimentação. Bolos, chocolates, massas e bolachinhas podem ser muito atraentes, mas não contribuem em nada para a sua saúde e a do bebê, somente engordam e como a digestão desses alimentos é rápida, logo você estará assaltando a geladeira novamente. Pense sempre em qualidade ao invés de quantidade.

Isso não significa que você deve passar fome, pelo contrário, você deve se alimentar bem e nutrir adequadamente o seu corpo e do seu bebê.

Os ligamentos e músculos do seu corpo estão trabalhando duro para dar suporte à gestação e se preparando para o parto. Algumas dores costumam aparecer e uma boa forma de aliviá-las é tomar um banho morno e massagear levemente o corpo. Lembre-se que banho de imersão com água quente não é indicado para gestantes, fale com seu médico antes de entrar numa banheira.

Foto: Lusi

A ansiedade em montar o enxoval cresce a cada dia, mas tente manter a calma e não saia comprando sem antes montar uma lista. Converse com outras mamães para saber o que você realmente precisa, afinal as propagandas e mesmos as listas prontas das lojas indicam uma série de itens que você jamais usará, e se for usar por pouco tempo não vale a pena investir naquele modelo super caro. E lembre-se que estocar fralda é um risco, afinal seu filhote pode apresentar alergia por algumas marcas e você perder todo aquele estoque. Compre somente tamanho pequeno, em pouca quantidade e sempre mais de 1 marca para você decidir qual é o melhor para seu pequeno.

Lembre-se de sempre procurar um médico ao sentir qualquer sintoma diferente, tais como dores, sangramentos, desmaios ou tonturas. Esse cuidado poderá evitar o parto prematuro e trará mais tranquilidade para você.

Mantenha o hábito de dormir sempre virada para o lado esquerdo para aliviar a pressão na veia cava e manter o suprimento de sangue e oxigênio adequado para o bebê. Esta posição também ajuda na circulação da mamãe aliviando inchaços e dores nas pernas causadas pela má circulação. Para que a coluna não fique curvada dobre as penas e coloque um travesseiro entre elas, desta forma você terá mais apoio e conforto para dormir. Se a barriga já estiver pesada e incomodando, utilize um travesseiro também para apoiar a barriga.

Seu Bebê

Seu bebê já está medindo cerca de 22 cm (da cabeça até o bumbum – ou 30 a 33cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 700g, podendo chegar a 840g até o final desta semana.
Seus braços e pernas já estão proporcionais e suas mãos abrem e fecham.

Suas narinas estão liberadas e o bebê já pode praticar os movimentos respiratórios. Os olhos já respondem à luz, uma lanterna na barriga poderá fazer com que o seu filhote se movimente.

Apesar de já ter cabelos, sua cor e textura podem mudar, ou seja, um bebê que nasce com cabelos claros e ondulados poderá em pouco tempo estar com cabelos escuros e lisos ou vice-versa.

O bebê ainda explora várias posições em seu útero, hora está sentado, hora na diagonal e assim por diante. Nesse estágio da gravidez eles ainda estão com espaço para explorar, esticar e procurar posições confortáveis. Mas esse sapequinha geralmente escolhe as posições mais complicadas na hora do ultrassom só para dificultar para o médico ver seu rostinho lindo e deixar a mamãe ainda mais curiosa.

O batimento cardíaco do bebê é 2 vezes mais rápido do que o da mamãe e, se você tiver um ultrassom esta semana, aproveite para observar a velocidade dos batimentos. Esse som é tão gostoso de ouvir que algumas mamães até compram um kit doppler para monitorar em casa os batimentos, porém essa ação só é indicada em casos de gravides de risco.

Os vasos capilares, ou capilares sanguíneos estão se formando. São os minúsculos vasos do sistema circulatório responsáveis pelo recolhimento e distribuição de sangue nas células.

Alimentação da mamãe…

A prisão de ventre é um vilão para muitas gestantes e uma boa forma de evitar esse mal é com uma alimentação adequada. Durante a gestação o ideal é ir ao banheiro todos os dias ou pelo menos 4 vezes por semana. A primeira ação para melhorar o funcionamento do intestino é aumentar a ingestão de líquido para, pelo menos, 2 litros ao dia, diminuir o consumo de gordura e açúcares e aumentar a ingestão de fibras.

Os alimentos mais indicados são: cereais, pães integrais, verduras, legumes e frutas tais como o mamão, melão, laranja, ameixa, manga e melão. Evite consumir goiaba, maçã, pera e banana quando se sentir constipada.

Dicas da semana:

Você costuma sair à noite para jantar, encontrar amigos para um bate papo ou mesmo visitar os parentes? Aproveite esses hábitos noturnos durante a gestação, pois após o nascimento do bebê será mais difícil realizar essas “aventuras” noturnas tanto por conta do desconforto do bebê em locais com barulho ou com muitas pessoas, quanto à importância em manter um ambiente confortável, silencioso e seguro para que seu filho se acostume a dormir bem durante a noite para aproveitar melhor o dia. Mas nada de exageros para a mamãe também porque é importante que você descanse e tenha pela menos 8 horas bem dormidas por noite.

Jamais fique no mesmo ambiente em que alguém estiver fumando. O fumo, mesmo que passivo, é extremamente prejudicial ao bebê, pois o monóxido de carbono e demais químicas que você inala não são filtradas pela placenta. Este problema se agrava caso você seja fumante, ou seja, faça tudo que estiver ao seu alcance e pare imediatamente fumar. Vale hipnose, acupuntura, grupos de apoio e terapias ocupacionais. Para fortalecer essa dica, estudos da Universidade Hasselt (Bélgica) com base em 600mil partos, indicam que a aplicação da lei antifumo no país diminuiu o número de partos prematuros, ou seja, partos com menos de 37 semanas de gestação. A lei foi aplicada em 3 fases e a cada fase deu-se uma maior redução nos índices. Então nada de fumar e mantenha distância de pessoas fumando, combinado?

Um dos desafios ao pensar no enxoval é sobre os tamanhos. Alguns bebês nascem grandinhos e o ultrassom nas últimas semanas poderá estimar as medidas. Aguarde essa época para comprar as roupinhas menores, pois seu bebê poderá nem usar roupas RN (recém-nascido) e ir direto para o P ou 3 meses. Pois é, você encontrará uma enorme variação de nomenclaturas e medidas entre as marcas de roupas, algumas utilizam PP, P, M, G, GG, outras utilizam os nomes RN, 3 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses e assim por diante. Mas nem sempre um bebê de 3 meses utiliza roupas de 3 meses ou P, ele pode ser grandinho e usar roupas de 6 ou até mesmo 9 meses se for bem fofinho. Calma, não precisa entrar em pânico com essas informações, relaxe, compre somente o necessário (a não ser que você vá montar o enxoval no exterior) e com o tempo você irá adquirir novas peças a medida que achar necessário. E prepare-se para não conseguir usar algumas peças lindas, eles crescem tão rápido que nem sempre conseguem usar todas as roupinhas que possuem.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40
Sair da versão mobile