Ícone do site Almanaque dos Pais

26 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 26 semanas de gestação

No final desta 26ª semana você completará o sexto mês de gestação e a segunda semana do sétimo mês lunar. Está chegando ao fim o segundo trimestre de gestação e ainda é difícil dizer se o tempo passou rápido ou devagar, afinal são tantas novidades: novas preocupações, novos planos e até novo corpo que não tem como passar despercebido.

A melhor notícia desta semana é que a partir de agora seu filhote já tem entre 70 e 80% de chance de sobreviver em caso de parto prematuro.

Assista ao conteúdo da 26ª Semana de Gravidez

 

Você e seu corpo

Seu útero já está 7cm acima da linha do umbigo e continuará crescendo 1 cm por semana até o nascimento do bebê.

O volume sanguíneo de seu corpo já aumentou 25% desde o início da gestação, porém todo suprimento extra de sangue acaba se acumulando nos pés, dedos, tornozelos. Esse acúmulo pode ser sentido principalmente no final do dia, então tente sempre que possível colocar os pés em um suporte e evite ficar muito tempo em pé.

É comum a gestante estar com incontinência urinária temporária, que se deve à pressão do útero sobre a bexiga e é sentida principalmente quando espirra, tosse ou mesmo com um susto a urina pode escapar. Com a bexiga pressionada as idas ao banheiro voltam a ficar constantes como no começo da gestação e se torna cada vez mais difícil segurar, ou seja, se sentir vontade já tem que sair correndo, mesmo que seja de madrugada. Esta rotina vai te seguir até o parto.

Suas noites de sono podem ser prejudicadas com uma série de interrupções causadas pelas idas ao banheiro e até por um ataque noturno à geladeira. As idas ao banheiro realmente não temos como evitar, principalmente porque você não pode, em hipótese alguma, diminuir a ingestão de líquidos, mesmo que seja antes de dormir. Porém para aquela fome de leão durante a madrugada temos umas dicas que pode ajudar. Prepare um lanche com pão integral e queijo branco para comer cerca de 30 minutos antes de se deitar. Quando estiver pronta para ir para a cama tome um copo de leite morno que além de alimentá-la também trará benefícios nutricionais para você e o filhote. Lembre-se de que massas, chocolates e biscoitos são de digestão rápida e logo depois você ficará com fome novamente, além de não serem nada nutritivos: evite-os.

As Braxton Hicks – contrações involuntárias – continuam cada vez mais perceptíveis, principalmente se for uma gestação de múltiplos (gêmeos), nas quais as contrações são também mais frequentes. Lembre-se de procurar um médico sempre que sentir dor, desconforto, quando forem regulares e se senti-las em intervalos menores ou iguais a 10 minutos. Os momentos em que elas são sentidas mais intensas são: após relação sexual, ao subir escadas, ao se levantar e ao realizar algum outro esforço físico.

Tenha um cuidado especial com movimentos rápidos para se levantar, pois você poderá sentir tontura e até desmaios. Se estiver deitada, sente-se por 1 ou 2 minutos na cama antes de se levantar e sempre que estiver sentada levante-se devagar. Ao menor sinal de tontura sente-se novamente e tente ficar com a cabeça próxima aos joelhos.

Foto: Rotorhead

Se as tonturas forem frequentes fale com seu médico e sempre que possível peça para alguém lhe ajudar a levantar ou fique ao seu lado. Você não será nem a primeira nem a última gestante a precisar de ajuda para se levantar, seja por tonturas, seja por dores nas costas.

Cerca de 3 a 7% das gestantes sofrem de diabetes gestacional que é diagnosticada no início da gestação através de exame de sangue quando a gestante está em jejum ou em teste de tolerância à glicose após a 25ª semana de gravidez.
Saiba mais sobre diabetes gestacional.

Seu Bebê

Seu bebê já está medindo cerca de 23 cm (da cabeça até o bumbum – ou 31 a 34cm da cabeça aos pés) e pesa cerca de 900g, podendo chegar a 1kg até o final desta semana.
A pele, antes translúcida que era até possível ver suas veias, está se tornando mais rosada, porém ainda enrugada para que seu filhote possa crescer e engordar bastante.

Os olhos começam a se abrir e suas retinas estão formadas. Logo ele aprenderá a abrir e fechar os olhos, piscar e focar.

Já é possível detectar ondas cerebrais nas áreas de visão e audição, apesar da visão ser realmente estimulada fora do útero, a audição já é estimulada faz algumas semanas. Isso também significa que o seu filho reconhecerá sua voz e até das pessoas com que convive, além de latidos, campainha e demais sons que fazem parte da sua rotina. Agora você já consegue entender porque alguns bebezinhos não se assustam quando o cãozinho da família ou do vizinho começa a latir, ou quando o telefone toca.

Os alvéolos pulmonares, pequenas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas do ar que respiramos e nosso corpo – através do sangue – está formado, porém o surfactante pulmonar, um líquido que atua nos alvéolos e que é imprescindível para que possamos respirar, ainda não foi produzido completamente. Preparando para o nascimento o seu filhote já pratica alguns movimentos respiratórios primitivos.

Os movimentos do bebê serão sentidos cada vez mais fortes até a trigésima semana, como o bebê está cada vez maior e a proporção de líquido amniótico diminuiu, há menor resistências nos socos e chutes, ou seja, você consegue sentir com mais facilidade os toques do seu bebê. Geralmente é só deitar para relaxar que o filhote começa a dar piruetas, especialmente se você comer um chocolate uns 30 minutos antes de se deitar. Os movimentos podem até mesmo acordar você durante a madrugada.

Alimentação da mamãe…

A qualidade é sempre mais importante que a quantidade de alimentos que você ingere.

Procure consumir carne vermelha, ovos, cereais e brócolis para manter o suprimento de ferro adequado. A anemia durante a gestação é comum, porém você deverá tomar algum medicamento para suprir a necessidade do ferro em seu organismo e esse medicamento poderá piorar a prisão de ventre.

Ingerir pelo menos 2 litros de líquido (preferencialmente água) por dia é muito importante para manter o bebê e você hidratados, o seu intestino funcionando e a pele bonita. Evite ao máximo consumir refrigerante (que não entra na conta dos 2 litros) e fuja das bebidas alcoólicas. Sucos, apesar de serem uma ótima opção, devem ser tomados sem açúcar e sem exageros por serem muito calóricos.

Dicas da semana:

Com a barriga a cada dia maior talvez você não esteja mais conseguindo ver seus joelhos quando fica em pé. Algumas mulheres ficam encantadas com essa mudança corporal, porém é a minoria. A maior parte das gestantes não sentem que estão em sua melhor fase, e para ajudar nem as roupas vestem bem, afinal não dá para investir rios de dinheiro em roupas para gestante para logo ter que se desfazer delas. Para se sentir mais bonita e melhorar a autoestima, invista em acessórios que você também poderá usar após a gestação. Lenços e cintos podem mudar completamente o visual da sua roupa. E uma maquiagem bem feita também pode fazer milagres. Não basta passar cremes para não ficar com estrias, invista um pouco do seu tempo para se produzir e se sentir ainda mais bonita.

Você já está com aquele desejo enorme de comer a macarronada da sua avó e de sobremesa um sorvete de chocolate com calda de azeite de dendê? Opa, como assim? Pois é, algumas gestantes começam a ter desejos completamente estranhos e ainda não sabemos exatamente o motivo, mas há suspeita que seja falta de alguns nutrientes. Então foque em uma alimentação saudável e balanceada para não precisar comer essas misturas malucas de alimentos. E se o seu desejo for por coisas mais absurdas como comer tijolos, nem pense em experimentar, troque por um lanche, uma bolacha, chocolate ou mesmo o sorvete que por ser geladinho traz uma sensação de bem estar às futuras mamães que estão com elevação da temperatura corporal.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40
Sair da versão mobile