Ícone do site Almanaque dos Pais

7 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 7 semanas de gestação

Nesta sétima semana você chegou à metade do primeiro trimestre da gestação. Ainda é difícil perceberem que você está grávida, porém internamente muitas mudanças estão acontecendo em seu corpo.
Para que você possa visualizar o tamanho do seu bebê ou mesmo de seu útero, é muito comum utilizarmos alguns alimentos como referência, pode parecer estranho, mas certamente lhe ajudará a ter uma ideia mais real do quanto seu filhote cresce semana a semana. Com sete semanas o seu bebê está do tamanho de um grão de milho ou mesmo de um mirtilo (Blue Berry). O seu útero também está crescendo bastante para aconchegar o bebê, esta semana ele já está do tamanho de uma laranja média. Com esses exemplos acredito que você tenha entendido e gostado desta ideia da comparação com alimentos.
O crescimento e desenvolvimento do seu bebê estão a mil, mas ainda é cedo para o ultrassom, então é hora de controlar a ansiedade e saber um pouco mais sobre as novidades desta semana.

Assista ao conteúdo da 7ª Semana de Gravidez no YouTube

 

Você e seu corpo

É comum ainda sentir enjoos e sonolência esta semana.

Como o volume de sangue em seu corpo aumentou, os seus rins estão trabalhando dobrado, além de serem pressionados pelo crescimento constante do útero. Sim, isso significa mais vezes ao banheiro, mas nem pense em diminuir o consumo de água! Leite também é uma ótima opção para garantir o suprimento de cálcio para os ossos e dentes do seu bebê.

Também é hora de consultar um dentista. Sim mamãe, na gravidez é comum incidência de cáries e gengivite devido a uma alteração na saliva causada pelos hormônios da gravidez. Como sua gengiva está mais sensível, uma dica é usar escovas de cerdas macias. O que ajuda a diminuir os enjoos é escovar os dentes pela manhã após se alimentar e não em jejum.

É muito comum a diminuição da libido masculina e feminina – principalmente no primeiro trimestre – durante a gestação, porém o sexo é perfeitamente saudável e seguro para o casal e o bebê. Converse com seu parceiro e exponha o que está sentido, somente vocês poderão chegar a um acordo sobre a vida sexual do casal durante este período. Independente da decisão, os carinhos são sempre bem vindos!

O cansaço pode estar incomodando mesmo com você dormindo algumas horas a mais. É um sintoma muito comum no início das gestações e tende a melhorar no final do primeiro trimestre.

Alguns exames podem ser indicados de acordo com histórico de saúde dos pais e familiares e idade dos pais. São exames para verificar se há risco do bebê nascer com algum problema congênito ou genético.

Talvez alguns de seus amigos estejam tentando engravidar sem ainda ter obtido sucesso. Seja sensível aos sentimentos deles, porém não diminua a sua felicidade e excitação.

 

Seu Bebê

Seu filhote está passando por mudanças incríveis! Ele já mede entre 6mm e 9mm, podendo chegar a 13mm no final da semana. Ele pesa em torno de 8g. É o carocinho de feijão mais fofo do mundo, não é mesmo? Acredita que seu bebe já está 10 mil vezes maior do que quando foi concebido?

Seu coração bate 150 vezes por minuto, bem mais rápido do que o da mamãe.

Os ossos e as feições começam a se formar: olhos (ainda sem a íris que é parte colorida), aquele nariz característico da família, boca, língua e até orelhas.

Alguns médicos acreditam que a capacidade auditiva começou a afinar, ou seja, pode começar a cantar e ler historinhas! A parte de trás da cabeça começa a crescer mais do que a fronte.

Os bracinhos e pernas continuam se desenvolvendo, e seu cérebro já produz cerca de 100 células por minuto.

As gônolas (testículos ou ovários) começam a se formar e até o final desta semana apresentará o tubérculo genital, que formará os órgãos genitais externos.

Alimentação da mamãe…

Para diminuir as náuseas quem faz mais sucesso é o limão – limonada, suco de limão, picolé de limão (o preferido da maioria das gestantes porque o gelado também alivia a sensação de enjoo) e usar a fruta como tempero em saladas – e chá de gengibre natural.
Beber muito líquido, preferencialmente água. Porém bebida alcoólica é expressamente proibida!

 

 

Dicas da semana:

Provavelmente você está preocupada com a ideia de se tornar mãe, notar que todo o seu desenvolvimento de criança até a vida adulta está completo. Tente viver um dia de cada vez e confie em suas habilidades. Ao conversar com sua mãe ou outras mulheres que já possuem filhos, você notará que este sentimento é mais comum do que você imagina.

Comece a cantarolar e ler historinhas para seu bebê e estimule seu parceiro a fazer o mesmo. O papai ainda não pode sentir o bebê, porém é uma forma dele poder participar ainda mais desse momento tão especial.

Se você possui gato como animal de estimação, peça para outra pessoa limpar a caixinha de areia. As fezes dos gatos podem conter Toxoplasmose que podem causar problemas de visão, fígado e atrofia cerebral no bebê.
Já cães, gatos, tartarugas e aves podem transmitir a Salmonela e E.coli, que são doenças que não fazem mal diretamente ao bebê, mas seus sintomas – febre alta, diarreia, vômitos – podem causar abortos ou partos prematuro.
Antes que você saia correndo para doar seu bichinho de estimação, vale lembrar que animais tratados e vacinados raramente apresentam riscos para a saúde de sua família, porém a higiene deve ser redobrada! Cuidado ao brincar com animais de estimação de outras pessoas.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40
Sair da versão mobile