Sua Gravidez: 1 semana de gestação
Apesar de parecer muito excitante sua “1ª semana de gestação”, na verdade não é tão encantadora assim. Considera-se a primeira semana de gravidez, o primeiro dia da sua última menstruação, ou seja, esta pode ser sua última menstruação por um bom tempo. Nesta fase o seu bebê ainda não foi concebido (o que deve acontecer em 2 semanas), porém seu corpo já está trabalhando para que isso ocorra. Isso tudo não significa que você não deva dar importância a este início, pelo contrário, é hora de planejar a gravidez!
Assista ao conteúdo da 1ª Semana de Gravidez no YouTube
Você e seu corpo
A ovulação ocorre em média entre 12 e 14 dias antes da próxima menstruação e a temperatura do corpo poderá ser elevada em 1°C.
Depois de se soltar, o óvulo move-se para a Trompa de Falópio em direção ao útero, podendo sobreviver por até 24 horas. A sobrevivência do esperma normalmente varia de 3 a 5 dias. É nesta fase que um espermatozoide veloz, forte e sortudo poderá fecundar o óvulo.
Após a ovulação, o folículo começa a produção de progesterona para engrossar o revestimento interno do útero, preparando-o para um óvulo fertilizado.
…Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem porque estes hormônios deixam de ser necessários. Sem os elevados níveis hormonais o espesso revestimento interior do útero começa a subdividir-se e o organismo o libera. Este é o início do seu período menstrual e também do seu próximo ciclo.
…Se o óvulo foi fertilizado e implantar-se com sucesso no revestimento interior do útero, o que ocorre normalmente cerca de 1 semana após a fecundação, você está grávida!
Saiba mais em: Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar
Planejando engravidar
Como o planejado é engravidar, a primeira ação é parar de utilizar contraceptivos. No caso de pílulas ou DIU você precisará de algum tempo para que seu corpo se reajuste e esteja pronto para uma gravidez.
Outra dica é começar a ingestão de ácido fólico (ideal que se inicie 3 meses antes de engravidar e continue no primeiro trimestre da gestação), cerca de 400mg ao dia. Além de prevenir contra a anemia macrocítica, o ácido fólico auxilia no fechamento do tubo neural. Quando este não é fechado completamente, pode haver defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão e peixe, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da futura grávida. Apenas seu médico poderá lhe indicar a dose certa e se será necessário ingerir algum suplemento.
Evite o álcool, drogas e produtos com tabaco. Essas substâncias podem causar defeitos de nascimento como, por exemplo, a síndrome alcoólica fetal, problemas respiratórios, entre outros problemas de saúde.
Converse com o seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja tomando. Você deve tomar precauções especiais com medicamentos, pois muitos deles podem afetar negativamente a saúde do bebê, mas não pare de tomar medicamentos sem antes consultar o seu médico, só ele saberá informar para você sobre os riscos.
E nada de automedicação!
Seu Bebê
Esta semana é considerada a primeira semana da sua gravidez, porém seu bebê é apenas um óvulo em seu ovário. O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora a concepção só ocorra em 14 dias ou mais.
Alimentação da mamãe…
Aproveite para consumir frutas, verduras, peixes e outros alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B.
Leia mais em: Alimentos que favorecem a fertilidade da mulher
Dica da semana:
Aumente suas chances de ficar grávida controlando seu ciclo menstrual. A tabelinha (imagem abaixo) serve como referência somente para quem possui ciclo de 28 a 30 dias e regular. De uma forma geral, os dias inférteis são os três dias após o 5º dia de menstruação, os outros 13 dias são férteis e os 7 restantes são inférteis novamente.
Acesse nossa Calculadora da ovulação e período fértil e saiba quais os seus dias mais férteis.